quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estado do Pará tem déficit de 89% no setor penitenciário

Fotos: Waldyr Silva


Ten-cel. André Luiz
Na solenidade de entrega de uma viatura marca Fiat, modelo Ducato Cargo, adaptada para transporte de presos, doada pela Vale à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), na manhã desta quarta-feira (9), em Parauapebas, o titular da Susipe, ten-cel. André Luiz de Almeida e Cunha, revelou que o Estado do Pará conta hoje com um déficit de 89% na área penitenciária.

Segundo o superintendente, o Brasil conta hoje com um total de 510 mil presos amontoados em espaços que disponibilizam apenas 306 mil vagas. No Estado do Pará, o governo aprisiona hoje 12.586 detentos em 39 unidades que disponibilizam apenas 6.712 vagas. Disse ainda que Marabá oferece 180 vagas, mas faz a custódia de 630 presidiários.

“Para você ter uma ideia da situação caótica pela qual passa o sistema penitenciário no estado, nos quatro anos do governo anterior foram construídas apenas 410 vagas para presos, mas a atual administração estadual está desenvolvendo a construção de 12 unidades em vários municípios, com a oferta de 5.044 vagas”, informa o ten-cel. André Luiz.

O superintendente da Susipe adiantou também que uma das unidades carcerárias que o Governo do Estado está ou pretende construir será no município de Parauapebas, a 17 quilômetros do centro da cidade, no sentido de Canaã dos Carajás, com oferta de 306 vagas.

De acordo com o titular da Susipe, dentro de 60 dias o Governo do Estado deverá publicar edital para contratação de empresa que vai construir a unidade carcerária de Parauapebas...

ENTREGA DE VIATURA
Além do superintendente da Susipe, a solenidade de entrega da viatura contou com as presenças de Antonio Padovezi, diretor da Vale em Carajás; juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Criminal; delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional de Urbana de Polícia Civil; além dos juízes de Justiça Everaldo Pantoja, Eline Vieira Salgado e outras autoridades e convidados.

Ao usar a palavra, Antonio Padovezi fez questão de afirmar que a mineradora Vale continua sempre cumprindo com seu papel social junto à comunidade, colaborando dentro do possível com o bem-estar da sociedade onde a empresa atua.

Por sua vez, o juiz Líbio Moura revelou que muitas vezes deixou de fazer audiências, ou até mesmo julgamento, por falta de viaturas apropriadas para conduzir os réus ao Fórum com segurança tanto para eles como para os agentes prisionais.

O ten-cel. André Luiz agradeceu penhoradamente a doação do veículo para a Susipe, afirmando que aos poucos o órgão vai se instalando em Parauapebas, com a responsabilidade de proporcionar segurança os presidiários, aos agentes que lidam com eles e também à sociedade, em casos de eventuais fugas de presos.

Nenhum comentário: