terça-feira, 10 de junho de 2008

Política em Parauapebas

Inicia nesta terça-feira (10), e vai até o dia 30, o período para a realização de convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Acordos e mais acordos têm-se amarrado e desatado entre partidos em Parauapebas. Entre essas eventuais coalizões, a que mais tem havido mexida é entre o PMDB e o PSC. A priori, o partido do pastor Fenelon Lima Sobrinho (PSC) negociou com a pré-candidata a prefeita pelo PMDB, Bel Mesquita, a vaga de vice na chapa majoritária, em troca da Secretaria Municipal de Saúde, numa eventual vitória de Bel.

Nessa primeira negociação, chegou-se até a escolher o pré-candidato a vice-prefeito do PSC, na pessoa do ex-secretário de Finanças, Francisco Júnior Romão, no então governo Chico das Cortinas.

No último domingo (8), representantes do grupo PMDB/PSC resolveram descartar Júnior Romão e oferecer a vaga de vice ao pré-candidato a prefeito Valmir Mariano de Queiroz (Valmir da Integral) e a Secretaria de Urbanismo ao PSC, mas Valmir da Integral não teria aceitado a proposta.

Diante da recusa, o grupo agora tenta arrastar o ex-deputado estadual Faisal Salmen para si, não como pré-candidato a vice-prefeito, mas como candidato a vereador, oferecendo a ele a Secretaria de Saúde.

A tentativa de levar Faisal para perto de Bel é que PSC e PMDB temem pela língua ferina do ex-deputado, que já teria ameaçado dizer na campanha cobras e lagartos contra a ex-mulher Bel Mesquita.

O PSC já bateu o martelo: só abriria mão do candidato a vice se fosse para o empresário Valmir da Integral. Como este não aceitara a proposta, e Júnior Romão já foi descartado, Fenelon pode apresentar outro pré-candidato a vice-prefeito oriundo do partido.

Enquanto isso, muita gente já começa a apostar neste ou naquele candidato na corrida eleitoral.

Mas quem está mesmo correndo para tentar reverter a situação na Justiça Eleitoral são os candidatos que concorreram para vereador nas eleições de 2004 e não prestaram contas da campanha na data certa, e por isso correm o risco de serem inelegíveis.

Entre estes estão Antonio Fábio Medeiros Sacramento, Avenir Carlos Freitas, Dagmá Rodrigues Trevisan, Francisco Canindé Dantas, Janeclea Alves de Souza, José de Oliveira Dantas, José Wilson da Silva, Milton Alves Martins e outros.

Daqui até o dia 30 do corrente, quando encerram as convenções, muita água ainda vai rolar no meio político. Vamos conferir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pô Waldir vamos atualizar o blog mano.....

Anônimo disse...

Pô Waldir vamos atualizar o blog mano.....