segunda-feira, 16 de junho de 2008

Líderes de movimento sem-teto fogem com arrecadação de taxas

Fotos: Caetano Silva




Cerca de 4 mil famílias sem-teto que contribuíram com taxas de R$ 20,00 e R$ 30,00 no último final de semana para adquirir terreno urbano em Parauapebas ficaram a “ver navios”, ao tomar conhecimento nesta segunda-feira (16) que os organizadores do movimento que prometia lotes às margens da rodovia PA-160, nas proximidades do motel Absinto, escafederam-se com a renda arrecadada.

De acordo com algumas famílias que se disseram ludibriadas, o movimento seria liderado por pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Movimento Pró-Moradia (MPM) e União Municipal de Estudantes Secundaristas de Parauapebas (Umespa).

A área foi ocupada na última sexta-feira (13) pelos líderes do movimento e famílias cadastradas, que começaram a demarcar os lotes e iniciar a construção de pequenos casebres de madeira e cobertos de palha ou lona.

O local ocupado seria de propriedade da cartorária Elvina Santis, do pecuarista Gabriel Saldanha e de um grupo de pecuarista residente no sul do Pará, os quais já teriam entrado na justiça com pedido de reintegração de posse da área invadida.

Segundo ainda algumas pessoas que se inscreveram junto à coordenação do movimento para adquirir lotes, a promessa era que a área pertencia ao poder público, que estaria se comprometendo em implantar toda infra-estrutura para a formação do novo bairro.

Nenhum comentário: