segunda-feira, 27 de maio de 2013

SAC disponibiliza serviço de documentos perdidos e achados

Desde a última sexta-feira (24), a coordenação do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) disponibiliza mais um serviço à comunidade parauapebense, desta vez, o setor de Documentos Perdidos e Achados.

Por meio desse novo serviço oferecido pela Prefeitura de Parauapebas, o SAC passa a receber documentos que tenham sido perdidos e posteriormente encontrados e fará o cadastramento e arquivamento dos mesmos. Quando o dono do documento procurá-lo, será entregue com agilidade.

De acordo com Carmem Ruth Carume, coordenadora do SAC, é grande o número de pessoas que perdem documentos e outras que encontram e procuram o órgão para informar a perda ou entregar documentos que estavam perdidos e foram encontrados.

Como o SAC não tinha, até então, um setor organizado para receber esses documentos perdidos e encontrados, cadastrá-los e entregá-los para seus verdadeiros donos, a coordenação da repartição pública resolveu disponibilizar sala e servidor para cuidar de mais um serviço oferecido pela prefeitura, implantando, a partir desta sexta-feira (24), o setor Documentos Perdidos e Achados.

No primeiro dia de instalação do serviço, o órgão já contava com mais de dez documentos encontrados e deixados no SAC, e que agora ficam à disposição de seus respectivos donos, que, doravante, devem procurar o documento perdido no Serviço de Atendimento ao Cidadão, localizado na Praça da Cidadania, Bairro Rio Verde, em Parauapebas.

Os primeiros documentos encontrados por terceiros e deixados no SAC são carteiras de identidades, CPF, cartão de crédito e de conta bancária, entre outros, e até uma carteira porta-cédula com documentos.

Serviços de praxe
Os demais serviços prestados pelo SAC são emissão de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), currículo, boleto bancário; alistamento militar e outros, numa média de 550 pessoas atendidas diariamente, em processo de agendamento prévio. São 40 carteiras de identidade e 100 carteiras de trabalho emitidas por dia.
“Dentro de poucos meses vamos trabalhar com 33 órgãos públicos, num serviço denominado Pra já, em local ainda a ser definido pelo prefeito Valmir Mariano”, revela Carmem Carume, acrescentando que por ocasião da realização da Ação Global, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, há duas semanas, foram emitidas 350 RGs e 750 carteiras de trabalho.
Hoje a carteira de idade é entregue num prazo de até 15 dias, mas a prefeitura está celebrando convênio com o Governo do Estado para que, dentro de 30 a 40 dias, o documento seja entregue ao portador no mesmo dia da emissão.
Na sexta-feira, 350 jovens e adultos prestaram juramento à Bandeira, na Praça de Cidadania, para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação do serviço militar. A cerimônia de juramento ocorre na Junta de Serviço Militar uma vez por mês em Parauapebas.

Nenhum comentário: