sábado, 11 de maio de 2013

Jubileu de Prata de Parauapebas: uma cidade de empreendedores

O grande fluxo de pessoas e a intensa movimentação econômica da cidade sempre atraíram a atenção de muita gente, como, por exemplo, a família do empresário Evaldo Benevides, que chegou em 1984 e montou uma pequena loja de confecções. Hoje o grupo conta com seis empresas na cidade, incluindo uma franquia que funciona no shopping da cidade.
“Logo de início, sentimos que ia dá certo, pois as mercadorias saíam muito rápido. Durante todo esse tempo, somente em um ano nosso faturamento foi menor que no ano anterior, na época em que a Vale foi privatizada”, informou o empresário. Esse exemplo retrata a conquista de vários outros empreendedores que apostaram na cidade, que investiram e que já obtiveram retorno.
Esse lado empreendedor de Parauapebas se fortalece a cada dia. É o que afirma o gerente do Sebrae, Raimundo Nonato de Oliveira. “Vejo aqui um microclima de forte empreendedorismo e a sua dinâmica é envolvente”, cita Raimundo, referindo-se aos alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), polo de Parauapebas, vencedores do Desafio Sebrae internacional, em março deste ano.
Os números comprovam essa tendência. Até 24 de abril deste ano, 2.399 pessoas atuavam como Microempreendedores Individuais (MEI), o que representa 3% desse tipo de registro empresarial em todo o Pará, e a procura aumenta a cada dia, de acordo com o gerente do Sebrae.
O empreendedorismo é despertado pelas oportunidades que a cidade apresenta. A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, por exemplo, aponta Parauapebas como uma das melhores cidades brasileiras entre 100 e 200 mil habitantes para se abrir um negócio. Já a Revista Exame diz que o mercado é ávido por serviços nas áreas de educação, saúde e lazer.
Banco do Povo
De acordo com o diagnóstico sócio econômico produzido pela Fadesp, a pedido da prefeitura no ano de 2011, há um alto índice de formalização das empresas de pequeno porte na cidade.
Para aumentar ainda mais esse índice e fomentar o empreendedorismo, a prefeitura disponibiliza crédito para pessoas físicas ou jurídicas que se interessam em montar um negócio ou que já possuem, por meio do Banco do Povo. Até 2012, o banco disponibilizou, em média, 200 créditos por ano, e a meta da gestão atual é ampliar para 500.
Hoje são gerados 737 empregos diretos e 2.850 indiretos. Com a ampliação do atendimento, a previsão é que esses números dupliquem. Além do crédito, os empreendedores recebem orientação técnica quanto ao desenvolvimento do negócio e implantação de controles diversos. Toda a estrutura do órgão, assim como os valores financiados, vem de recursos próprios da prefeitura.
Acesse as fotos aqui

Nenhum comentário: