Representantes do Conselho Municipal de
Juventude (Comjup) e da Coordenadoria da Juventude (CMJ) apresentaram na tarde
da última sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Parauapebas, proposta do
Programa Rede Cultural Juventude Viva, que objetiva realizar várias ações de
inserção dos jovens em áreas socioculturais.
Participaram da plenária representantes
do Conselho de Cultura, os vereadores Charles Segundo e Bruno Soares; o
secretário municipal de Cultura, Chico Brito; estudantes, índios Xikrins e a
imprensa local. O evento discutiu e deliberou questões sobre as políticas
culturais do município no âmbito juvenil.
Após o encerramento da plenária, os
participantes puderam prestigiar uma diversidade de apresentações culturais,
realizadas pelos jovens integrantes da Rede Arca, de grupos de hip hop, skate,
Pastoral da Juventude e Banda Legionários, no Centro de Desenvolvimento
Cultural (CDC).
Juventude
Viva
O programa objetiva promover a
participação da juventude e dos segmentos juvenis do município em palestras e
oficinas educativas na área sociocultural, estruturado em polos culturais que
desenvolvam atividades educativas, contemplando as características culturais
dos distritos do município. Todas as atividades serão normatizadas por um comitê
gestor a ser formado por órgãos e entidades municipais, como Secult, CMJ e Comjup.
O Juventude Viva se fundamenta no Art.
9º da Constituição Federal, que diz ser de “competência administrativa comum do
Município, do Estado e da União, observada a Lei Complementar Federal, o
exercício das seguintes medidas: XIV - proteger a juventude contra toda
exploração, bem como contra os fatores que possam conduzi-la ao abandono
físico, moral, social e intelectual”.
Apresentado pelo assistente social
Francisco Clayton Oliveira de Sousa, membro da CMJ, o programa promete oferecer
oficinas de hip hop, caratê, ginástica aeróbica, capoeira, teatro, danças
regionais e/ou religiosas, música, artesanato, fotografia e comunicação
popular; elaboração de projetos culturais e de políticas públicas para a
juventude.
O público alvo deve se enquadrar na
faixa etária de 15 a 29 anos, tendo como meta atender até 1.000 jovens por um
período de 10 meses.
Confira as fotos aqui.
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