segunda-feira, 20 de maio de 2013

Plenária apresenta programa Rede Cultural Juventude Viva

Representantes do Conselho Municipal de Juventude (Comjup) e da Coordenadoria da Juventude (CMJ) apresentaram na tarde da última sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Parauapebas, proposta do Programa Rede Cultural Juventude Viva, que objetiva realizar várias ações de inserção dos jovens em áreas socioculturais.
Participaram da plenária representantes do Conselho de Cultura, os vereadores Charles Segundo e Bruno Soares; o secretário municipal de Cultura, Chico Brito; estudantes, índios Xikrins e a imprensa local. O evento discutiu e deliberou questões sobre as políticas culturais do município no âmbito juvenil.
Após o encerramento da plenária, os participantes puderam prestigiar uma diversidade de apresentações culturais, realizadas pelos jovens integrantes da Rede Arca, de grupos de hip hop, skate, Pastoral da Juventude e Banda Legionários, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).
Juventude Viva
O programa objetiva promover a participação da juventude e dos segmentos juvenis do município em palestras e oficinas educativas na área sociocultural, estruturado em polos culturais que desenvolvam atividades educativas, contemplando as características culturais dos distritos do município. Todas as atividades serão normatizadas por um comitê gestor a ser formado por órgãos e entidades municipais, como Secult, CMJ e Comjup.
O Juventude Viva se fundamenta no Art. 9º da Constituição Federal, que diz ser de “competência administrativa comum do Município, do Estado e da União, observada a Lei Complementar Federal, o exercício das seguintes medidas: XIV - proteger a juventude contra toda exploração, bem como contra os fatores que possam conduzi-la ao abandono físico, moral, social e intelectual”.
Apresentado pelo assistente social Francisco Clayton Oliveira de Sousa, membro da CMJ, o programa promete oferecer oficinas de hip hop, caratê, ginástica aeróbica, capoeira, teatro, danças regionais e/ou religiosas, música, artesanato, fotografia e comunicação popular; elaboração de projetos culturais e de políticas públicas para a juventude.
O público alvo deve se enquadrar na faixa etária de 15 a 29 anos, tendo como meta atender até 1.000 jovens por um período de 10 meses.
Confira as fotos aqui.

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