sexta-feira, 10 de maio de 2013

Relatório da Unaids vê avanço no combate ao HIV

Um relatório do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, concluiu que 39 países avançaram com o processo de educação global para combater o vírus que causa a doença.
Apesar do resultado, o documento alerta que, em algumas regiões, foi detectado um grau preocupante de estagnação nos esforços de conscientização das pessoas para prevenir a contaminação com HIV. Segundo os especialistas, muito ainda precisa ser feito para solucionar o problema.
Geração
O relatório do Unaids 2011-2012, divulgado agora, é sequência de outro feito em 2004. Um dos objetivos é saber se está ocorrendo uma progressão, regressão ou estagnação dos trabalhos educativos.
Os especialistas que prepararam o documento enfatizaram que uma geração livre da aids está ao alcance de todos. Para eles, as metas de zero novas infecções, zero discriminação e zero mortes relacionadas à aids são possíveis e começam pela educação.
Sistema
Eles sugeriram a criação de um sistema de manejo nos países em desenvolvimento para coordenar e implementar as políticas de combate à doença.
Outras medidas devem ser o apoio ao treinamento de professores, escolha de material de ensino apropriado para a idade escolar e engajar os pais e as comunidades na implementação do programa de educação.
Política
O estudo mostrou que atualmente quase todos os países têm uma política educacional em relação ao HIV, como também um número maior de professores treinados para compartilhar informações sobre a epidemia.
Mas o Unaids diz que as políticas de desenvolvimento, em teoria, não se traduzem em implementação, necessariamente, na prática. Segundo o documento, apesar dos avanços, o alcance da educação sobre o HIV ainda é muito pequeno.
O relatório afirma que o conhecimento sobre o vírus continua muito baixo e mais professores precisam ser treinados.
Jovens
Pesquisas feitas em vários países mostraram que menos da metade dos jovens tem conhecimento correto a respeito do HIV. Para a agência da ONU, isso é fundamental porque a educação é a base para o sucesso do programa de conscientização sobre o vírus.
Segundo a coordenadora global para a Aids da Unesco, Soo-Hyang Choi, a educação é um fator de proteção para a infecção com HIV, contribui para uma cidadania global e lida com o problema do estigma e da discriminação.

Nenhum comentário: