sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo recebe inscrições

José Fernando, Sheila Faro e família de Hamilton Pinheiro
Seguem abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o I Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, uma realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA). Podem concorrer ao prêmio matérias publicadas ou veiculadas no período de 1º de dezembro de 2012 a 30 de setembro de 2013.
A iniciativa premiará os melhores trabalhos jornalísticos inscritos que valorizem o desenvolvimento do Estado do Pará por meio da mineração e atendam ao tema “Minérios da nossa terra. Riquezas para nossa gente”, o mesmo da segunda edição do Anuário Mineral do Pará, lançado em março pelo Simineral. Serão contempladas as categorias jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo e destaque acadêmico.
Estão credenciados a participar do concurso profissionais com diploma de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo ou diploma de Jornalismo e registro profissional anteriores à decisão do Supremo Tribunal Federal (11 de julho de 2009), exceto aqueles profissionais que dispensam o diploma, como repórter fotográfico e repórter cinematográfico.
“Temos muito orgulho, junto com o Sinjor, de lançarmos de forma pioneira esse prêmio para o setor da mineração. Com isso, objetivamos estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa brasileira que abordem assuntos da atividade mineradora, com foco no crescimento econômico, produção, sustentabilidade, projetos sociais, geração de emprego e renda, exportação e filantropia”, ressalta José Fernando Gomes Júnior, diretor do Simineral.
“É nossa missão promover ações que sirvam de estímulo à produção jornalística no estado e sobre a riqueza e o desenvolvimento do Pará. E o casamento com o Simineral para a promoção dessas ações foi perfeita. Espero que seja duradouro e que o prêmio entre para o calendário das duas instituições", complementa a jornalista Sheila Faro, presidente do Sinjor-PA.
A viúva do jornalista Hamilton Pinheiro, Raimunda Gama da Costa, diz que a família está se sentindo honrada com a homenagem, considerada pelos colegas de profissão mais do que justa. “Hamilton respirava o jornalismo. Além de competente, era o profissional que se entregava por amor à profissão. Estamos muitos felizes e gratos por esse reconhecimento”, afirma Raimunda Gama.
Julgamento e premiação
Para o concurso será formada uma comissão julgadora, composta por especialistas de cada categoria, que avaliará os trabalhos e indicará os finalistas da categoria. O julgamento será realizado em duas etapas. A primeira acontecerá no dia 19 de outubro, momento em que serão indicados os três finalistas de cada categoria.
Já a segunda etapa será realizada no dia 26 de outubro, quando dentre os três finalistas de cada categoria serão escolhidos os vencedores. O valor total da premiação será de R$ 18 mil, distribuídos, de forma igual, entre os vencedores de cada categoria.
A entrega dos prêmios está prevista para o dia 28 de novembro, em cerimônia a ser realizada pelo Simineral e Sinjor, às 19 horas, no Resto do Parque da Residência, em Belém. Mais informações, incluindo o regulamento, estão disponíveis no site www.simineral.org.br. (Fabiana Gomes)

Nenhum comentário: