quarta-feira, 8 de maio de 2013

Oficina de elaboração de projetos culturais na Casa das Artes

Nos dias 18 e 19 de maio, na Casa das Artes, em Parauaoebas
Facilitadora: Laurenir Peniche
Produtora e professora na área de música do Instituto Federal do Pará, graduada pela Universidade do Estado do Pará (1995). Experiência em elaboração, coordenação e produção de projetos culturais e educacionais. Como produtora cultural, desenvolve trabalhos voltados para a música, artes visuais e áudio visual, destacados abaixo.
Em 2011, coordenou a produção da exposição do pesquisador da Universidade Federal do Pará, o fotógrafo Hilton Silva: “África - Olhares Curiosos”, através da Comissão da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pelo Ano Internacional dos Afrodescendentes. Essa exposição percorreu vários municípios do estado.
Coordenou e atuou como pesquisadora do Projeto Coleção Waldemar Henrique, pela Secretaria de Estado de Cultura em 2010, período que participou de vários projetos museais.
Na música, em 2008, executou a pesquisa e direção musical do projeto “Mestre Verequete e o Legitimo Carimbó do Pará”, lançado em programação oficial do Fórum Social Mundial. Em 2006, realizou também como pesquisadora e diretora musical o projeto “Verequete, O Rei dos Tambores”, com patrocínio da empresa Vale, e Prêmio de Valorização das Expressões Populares, do Ministério da Cultura. Neste mesmo ano, Mestre Verequete recebe a comenda da Ordem do Mérito Cultural.
Atualmente, Laurenir Peniche produz projetos audiovisuais de caráter educacional.
Vagas: 25 pessoas
Dias: 18 e 19 de maio de 2013
Local: Casa das Artes - Parauapebas
Carga horária: 30 horas. Das 9 às 12h30 e das 14 às 18h30 (16 horas/dia)
Prolongamento e consultoria em projetos por internet: 14 horas
Resumo da oficina
A oficina tem o objetivo de instruir e facilitar na elaboração de projetos culturais para atendimento de editais para lei estadual Semear, federal Rouanet e do FNC, com vistas nos aspectos relevantes como temática, objetivos, metas, orçamento e pontos a serem explorados nos projetos.
Conteúdo programático/unidades
-Como elaborar projetos culturais
-O mercado cultural
-A política de editais
-Principais pontos a serem abordados nos projetos
Metodologia
A oficina de Elaboração de Projetos Culturais será realizada por meio de aulas expositivas, empregando quadro negro, retroprojetor e PowerPoint; seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa; resolução intensiva de exercícios; problematização; etc.
Avaliação
A avaliação da oficina será feita de forma qualitativa e quantitativa, de forma averiguar o domínio do conteúdo das oficinas, por meio de formulário de avaliação e com a apresentação dos resultados finais.
Inscrições: Casa das Artes, Rua A nº 306, Cidade Nova, Parauapebas, ou pelo e-mail casadasartes@aliancacarajas.org.br 
Informações: (94) 9145-0077 / 8129-5125.

Nenhum comentário: