sexta-feira, 10 de maio de 2013

Jubileu de Prata de Parauapebas: números na dimensão do município

Parauapebas é a 33ª cidade mais rica do Brasil, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB), que, no último levantamento realizado pelo IBGE, chegou a mais de 15 milhões de reais, alcançando o segundo maior do Pará e superando o de estados como Roraima, Acre e Amapá.
Além disso, foi o município que registrou o maior superávit na balança comercial brasileira no primeiro trimestre de 2013, com US$ 2,107 bilhões e seu PIB per capita, em 2010, chegou a R$ 103.404,00, superando o de cidades como São Paulo e Brasília.
A forte migração é uma das principais características da cidade, cuja taxa de crescimento populacional anual é quatro vezes maior que a do Brasil. O número de habitantes quase que triplicou em menos de vinte anos, passando de 53.335 em 1991 para 153.918 em 2010, conforme o último Censo realizado. Segundo estimativas do IBGE, Parauapebas ultrapassou o número de 160 mil habitantes em 2012 e poderá chegar à marca de meio milhão de pessoas até 2026.
Esse crescimento populacional, aliado à dinâmica econômica da cidade, gera um mercado consumidor com considerável poder aquisitivo, o que levou Parauapebas a ser apontada como a 4ª cidade do interior do Brasil com maior potencial de consumo, pela consultoria americana McKinsey e Geomarketing Escopo.
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) demonstram essa força do mercado consumidor na economia do município, afirmando que em 2011 a cidade contava com uma massa salarial de R$ 78,5 milhões. Outro número que reforça esse potencial econômico é o de veículos da cidade, segundo dados do Denatran. Em abril deste ano, a frota passou de 49 mil veículos, estimulando o mercado de vendas e prestação de serviços desse segmento.
O mercado imobiliário cresceu vertiginosamente nos últimos anos. De 2000 a 2010, sugiram 10 novos bairros planejados e outros mais oriundos de invasões ou ocupações irregulares. Como exemplo, um dos loteamentos comercializados nesses últimos anos vendeu mais de 22 mil lotes.
Além do mercado imobiliário, o comércio se apresenta como um dos pilares econômicos do município. A instalação do primeiro shopping no interior do Pará demonstra que Parauapebas é uma vitrine nacional, atraindo grandes investidores. Na próxima matéria vamos falar sobre os empreendedores da cidade, números de empresas abertas e principais segmentos de atuação.
E na sequência da série, falaremos de que forma a prefeitura atua como agente do desenvolvimento local, aproveitando esta janela de oportunidades para potencializar matrizes econômicas e minimizar a dependência da indústria de extração de ferro.
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