terça-feira, 14 de junho de 2011

Eldorado sai na frente em carreata e ato público em prol de Carajás

Fotos: Waldyr Silva




O município de Eldorado do Carajás saiu na frente em manifestação pública em prol da criação do Estado de Carajás, realizando carreata pelas ruas da cidade, ato público e participando de sessão itinerante da Câmara de Vereadores em palanque armado na Rua São Geraldo, núcleo do Km 100.

As manifestações de apoio à criação da nova unidade federativa do país ocorreram no último sábado (11), com a participação de membros da Comissão Brandão Pró-Emancipação do Estado de Carajás, deputados federais Asdrúbal Bentes (licenciado) e Geraldo Azevedo; deputado estadual João Salame; prefeito de Eldorado, Genival Diniz Gonçalves; vereadores do município, entre outras autoridades e convidados, e cerca de sete mil pessoas.

As atividades relativas ao Estado de Carajás constaram de carreata às 9 horas da manhã no percurso do setor do Km 2 para o Km 100, percorrendo as principais ruas dos dois bairros de Eldorado do Carajás; sessão solene da Câmara de Vereadores em palanque instalado na Rua São Geraldo e ato público no mesmo palanque, com as autoridades e políticos explicando ao público presente a importância de se votar pelo “sim” no dia do plebiscito, previsto para ser realizado no final deste ano.

CAPITAL
Por ocasião da sessão itinerante da Câmara Municipal, o prefeito Genival Diniz sugeriu requerimento verbal aos vereadores para que Eldorado do Carajás se candidate para ser a capital do futuro Estado de Carajás, “um desafio aos demais municípios que também pleiteiam esta situação”.

O gestor municipal ratificou ser preciso que a população da região esteja consciente sobre a luta pela criação do Estado de Carajás, votando pelo ‘sim’ no dia do plebiscito.

Além de todos os vereadores presentes ao ato, usaram da palavra os deputados Asdrúbal Bentes, Zé Geraldo e João Salame; José Soares Silva, presidente da Comissão Brandão Pró-Emancipação do Estado de Carajás; Jair da Campo, presidente da Comissão Municipal Brandão Pró-Emancipação do Estado de Carajás; e o prefeito Genival Diniz, todos eles mostrando alguns dados de viabilidade técnica do projeto de emancipação do Estado de Carajás, concitando a população a votar pelo “sim” e admitindo que a luta não será fácil para que o plebiscito ocorra apenas na região diretamente interessada na criação do novo estado.

“Agora, depois que o Congresso Nacional aprovou a realização do plebiscito visando a criação do novo estado, vamos levar o movimento a todos os cantos de Eldorado, propagando, incentivando e fazendo com que toda a população do município vote ‘sim’ no plebiscito”, declarou Jair da Campo, na esperança de que a Justiça decida logo quanto à situação de quem pode votar no plebiscito, se só a parte interessada, no caso, Carajás, ou todo o estado.

Jair da Campo exemplificou que, para se ter uma ideia do tamanho do Estado do Pará, a área territorial do município do São Félix do Xingu é maior que o Estado de Santa Catarina, que conta com 320 municípios e é hoje a federação mais desenvolvida do país.

À reportagem do CORREIO, o empresário de comunicação Raimundo “Cabeludo” Nonato Vieira, primeiro vice-presidente da Comissão Brandão Municipal de Parauapebas, lembrou que na região sul do Pará há município que fica a cerca de mil quilômetros da capital do estado, enquanto que na região do Tapajós o município mais distante se localiza a dois mil quilômetros de Belém.

TUCURUÍ
De acordo com José Soares Silva, no próximo sábado (18) a Comissão Brandão vai realizar ato público na cidade de Tucuruí, com a participação do prefeito Sancler Ferreira, da Câmara de Vereadores e apoio da Associação Comercial, numa grande passeata.

“Vamos fazer na região um grande movimento, incentivando aos jovens que ainda não têm título eleitoral que procurem um cartório e tire o documento, para votar pelo ‘sim’ no dia do plebiscito”, conclama José Soares. (Waldyr Silva/Correio do Tocantins)

Um comentário:

Roberto C. Limeira de Castro disse...

O Povo Unido jamais será vencido! Vamos encher o You Tube com videos das mulltidões nas ruas de todos os municípios de Carajás e Tapajós.
Não estamos mais em postura de esperança, mas, em clima de História do Brasil.