quinta-feira, 2 de junho de 2011

Câmara Municipal vai às escolas por meio do Projeto Câmara Mirim

Com a finalidade de proporcionar ao estudante conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo municipal dentro do contexto social em que vive, a Câmara Municipal de Parauapebas implantou o Projeto Câmara Mirim. O projeto possibilita aos jovens discutir e refletir sobre os problemas que mais afetam a população parauapebense.
Seis escolas públicas da cidade aderiram ao programa, que conta com a participação de alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), com idade entre 10 e 15 anos. Foram realizadas várias palestras e atividades de pesquisa dentro das escolas para, depois, serem feitas as eleições internas e então eleger os 11 vereadores mirins, que terão mandato de um ano.
Os partidos dos candidatos são temáticos, como, por exemplo, Partido do Esporte, da Saúde, do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos, da Educação e vários outros.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria do Livramento, a iniciativa inovadora conta com todo o processo de uma campanha eleitoral comum. “Cada escola escolhe seus candidatos, faz campanha e depois a eleição, obedecendo a um calendário previamente elaborado. Depois de realizadas todas essas etapas, os alunos criam um projeto de lei que, dependendo da sua importância, há possibilidade de se transformar em lei municipal”, explica a coordenadora, acrescentando que há também a posse dos vereadores mirins e, posteriormente, a realização da sessão plenária Câmara Mirim.

Para o presidente da Casa, vereador Euzébio Rodrigues (PT), a ação visa enriquecer ainda mais as atividades nas escolas e estimular o aprendizado dos alunos. “O projeto tem o objetivo de envolver nossas crianças com o Poder Legislativo e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e seus direitos e deveres”, justifica o vereador.

As eleições tiveram início na última terça-feira (31) e encerram nesta sexta-feira (3). Ao término da votação, as escolas enviarão o material para a Câmara, que fará a contagem geral dos votos e informará os nomes dos vereadores mirins eleitos. (Waldyr Silva/Assessoria de Imprensa da CMP/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: