terça-feira, 7 de junho de 2011

Máquina de camisinhas chega às escolas públicas ainda este ano

Em vez de balas, biscoitos e salgadinhos, máquinas em seis escolas públicas do ensino médio dos estados de Santa Catarina, Paraíba e Distrito Federal oferecerão dois tipos de preservativos, a partir deste ano. Os alunos dessas instituições poderão retirar, gratuitamente, por meio do código de matrícula e uma senha individual, camisinhas.

A inovação tecnológica – e na prática da educação sexual – faz parte do projeto piloto do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), realizado pelos ministérios da Saúde e Educação, para reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à infecção pelo HIV e à gravidez não-planejada. Serão fornecidos preservativos masculinos, com duas opções de largura.

A ideia, segundo a assessora técnica do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ellen Zita, é atender às necessidades dos adolescentes e fazer com que a escola seja um canal de enfrentamento aos problemas sociais vividos pelos jovens.

“O que for necessidade do adolescente deve ser atendido. A escola tem condições de abrigar e distribuir o preservativo”, reforça Ellen Zita. (Lívia Machado, iG São Paulo)

Nenhum comentário: