quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escola técnica leva curso de mineração a Serra Pelada

Fotos: Agência Bateia

Em decorrência da conclusão da primeira matéria dos cursos técnicos de mineração e eletromecânica, aconteceu no último sábado (4), na Casa do Professor, em Serra Pelada, a apresentação de um trabalho voltado para a ética e disciplina que abriu o curso.

O tema foi dividido nas áreas ética na família, respeito ao meio ambiente e respeito aos idosos. A apresentação aconteceu sob olhar atento de um público de aproximadamente cinquenta pessoas, além de representantes do governo municipal e dos setores de educação do estado e do município.

Pelo menos 70 alunos estão fazendo os cursos técnicos, idealizados pelo professor Nonato Cavalcante, em parceria com a empresária Roselita Silva, proprietária da Escola Incentivo, instituição de ensino que ministra os cursos desde o dia 31 de abril, quando aconteceu a aula inaugural.

Para o professor Nonato Cavalcante, essa é uma oportunidade única para o distrito que vai de encontro aos anseios da juventude que precisa se capacitar para ocupar bons postos de trabalhos nos projetos de mineração em implantação em Serra Pelada.

A primeira disciplina foi lecionada pelo bacharel em serviço social Francisco Cleiton, que se deslocava todos os finais de semana de Parauapebas até Serra Pelada para ministrar as aulas na Casa do Professor e posteriormente na escola Ângela Bezerra, dois espaços usados para realização dos cursos.

Deible Moreira, 26 anos, disse que mora em Serra Pelada desde os 6 meses de idade, mas por muitas vezes teve que deixar a vila para buscar oportunidades de trabalho fora da localidade.

“Hoje estou fazendo esse curso técnico pensando em ter uma oportunidade de trabalho perto da minha família e no lugar onde fui criado”, frisa Deible Moreira, acrescentando que essa é uma oportunidade única e que dever ser bem aproveitada.

Para ele, ter o curso na vila é de muita importância para a qualificação dos jovens, que poderão ter bons empregos no futuro sem precisar sair de perto das suas famílias.

O professor José Maria, educador há anos e diretor da escola Joaquina Diamantina, também comemorou a realização, reforçando a importância de uma boa formação acadêmica, principalmente se complementada com ensinos técnicos direcionados a áreas de atuação na região.

“Há anos trabalhando como educador ou gestor, vejo a educação como menor caminho entre os jovens e o sucesso profissional”, afirmou o professor. (Agência Bateia/Waldyr Silva/Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: