Entre o intervalo do gole de café e a mordida no pão com manteiga, algumas folheadas no jornal. Nada melhor que acordar com uma boa notícia logo nos primeiros minutos do dia. Aquela matéria de quatro páginas sobre turismo de negócios, que gerava expectativa do cliente e do assessor, finalmente foi publicada em uma grande revista mensal. Mando um rápido torpedo informando o cliente, mas vejo que não há muito tempo para mais comemorações.
São quase 8 horas e faltam apenas duas horas para a coletiva de imprensa de outro cliente, que vai anunciar o lançamento de um produto inovador no mercado de gases industriais. Em meio ao trânsito, volto a checar a lista de veículos confirmados e verificar se o kit de imprensa está realmente em ordem. Simultaneamente, descubro no programa de rádio mais um bom espaço para levar outro cliente.
Já no local do evento com a imprensa, vem a satisfação – e o alívio também – diante da chegada de cada jornalista previsto. Todos os repórteres confirmados estavam presentes – fato raro, motivo de satisfação e gostinho de missão cumprida. Cerimonial, perguntas, elogios ao kit de imprensa e certeza de boas notícias em espaços nobres da mídia nas próximas horas.
Tempo de voltar para a agência, pois ainda temos a tarde toda pela frente e muitas pendências a cumprir. Reunião de pauta interna, retorno a telefonemas, respostas a vários e-mails recebidos, produção de textos, contatos com os jornalistas e novos agendamentos de entrevista.
Para tudo isto, é fundamental que o assessor de imprensa domine suas funções e a área de atuação de cada cliente. É muito comum trabalhar com áreas diferentes, de locação de veículos a setor farmacêutico, passando por hotelaria e ensino de idiomas. Diante de tantas demandas, é preciso ter foco.
Ao fim do expediente (que raramente acaba às 18 horas), momento de checar mais e-mails e se programar para as atividades programadas para o dia seguinte. Será que a rotina será diferente? (Diogo Cruz)
São quase 8 horas e faltam apenas duas horas para a coletiva de imprensa de outro cliente, que vai anunciar o lançamento de um produto inovador no mercado de gases industriais. Em meio ao trânsito, volto a checar a lista de veículos confirmados e verificar se o kit de imprensa está realmente em ordem. Simultaneamente, descubro no programa de rádio mais um bom espaço para levar outro cliente.
Já no local do evento com a imprensa, vem a satisfação – e o alívio também – diante da chegada de cada jornalista previsto. Todos os repórteres confirmados estavam presentes – fato raro, motivo de satisfação e gostinho de missão cumprida. Cerimonial, perguntas, elogios ao kit de imprensa e certeza de boas notícias em espaços nobres da mídia nas próximas horas.
Tempo de voltar para a agência, pois ainda temos a tarde toda pela frente e muitas pendências a cumprir. Reunião de pauta interna, retorno a telefonemas, respostas a vários e-mails recebidos, produção de textos, contatos com os jornalistas e novos agendamentos de entrevista.
Para tudo isto, é fundamental que o assessor de imprensa domine suas funções e a área de atuação de cada cliente. É muito comum trabalhar com áreas diferentes, de locação de veículos a setor farmacêutico, passando por hotelaria e ensino de idiomas. Diante de tantas demandas, é preciso ter foco.
Ao fim do expediente (que raramente acaba às 18 horas), momento de checar mais e-mails e se programar para as atividades programadas para o dia seguinte. Será que a rotina será diferente? (Diogo Cruz)
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