terça-feira, 7 de junho de 2011

Parauapebas conta com novos veículos de comunicação

Waldyr Silva
Comunicador Wanderlei Mota, na Liderança FM

Parauapebas é considerada como a cidade onde há mais veículos de comunicação, como rádios, jornais, televisão, blogs, sites e outros tipos de canais de informações não tão convencionais.

A cidade já chegou a ter mais de 15 emissoras de rádio consideradas piratas, que funcionaram livremente na clandestinidade por muito tempo, uma vez que não havia na cidade nenhuma rádio legalizada.

Com relação a jornais, a população já contou com “A Tribuna de Parauapebas”, “Movimento Regional”, “O Carajás”, “Estrela do Pará”, “A Notícia”, “Boca no Trombone”, “Impacto”, “Jornal Imprensa” e “A Folha de Parauapebas”, que já não circulam mais.

Atualmente, circulam em Parauapebas os jornais “Correio do Tocantins” (trissemanal), Correio do Pará (bissemanal), O Regional (semanal), Hoje (semanal), Carajás, o Jornal (semanal), Jornal de Parauapebas (quinzenal), “O Guardião” (quinzenal), “O Tablóide” (quinzenal) e “Folha Verde” (mensal), todos com sede em Parauapebas, com exceção do CORREIO DO TOCANTINS, que tem sede em Marabá e Sucursal em Parauapebas.

Além dos veículos locais, circulam ainda na cidade os jornais O Liberal (diário, de Belém), Diário do Pará (diário, de Belém) e Opinião (trissemanal, de Marabá) e outros de menor expressão.

Em 2007, foi inaugurada a Rádio Arara Azul FM (96,9 MHz), a primeira emissora legalizada, com a proposta de ser uma rádio educativa. Hoje, as emissoras alternativas ainda não legalizadas chegam a apenas três.

Para somar com a Arara Azul, no final do ano passado entrou oficialmente no ar a segunda emissora de rádio legalizada no município, a rádio comunitária Fonte de Vida FM (87,9 MHz), pertencente à Associação Rádio Difusora Comunitária de Parauapebas (Arcop), vinculada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Missão.

Sobre emissoras de televisão, o telespectador tem à sua disposição programação da Rede Globo (TV Liberal), SBT (TV Amazônia), Record (Norte Carajás) e Cultura, todas, com exceção do SBT e Cultura, com programa local de jornalismo.

NOVAS EMISSORAS
Nos últimos dias, entraram no ar, em caráter experimental, as emissoras de TV Band, Rede TV! e Missões, além da rádio Liderança FM, a primeira emissora essencialmente comercial. A Rede TV! ficou de estrear às 19 horas desta segunda-feira (6) com programação local de jornalismo, com apresentação de Nilvan Oliveira.

A rádio Liderança e a emissora Rede TV!, mesmo pertencentes ao prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamonzinho, estão sediadas em Parauapebas, precisamente na Rua B nº 393, 3º andar, Bairro Cidade Nova. (Waldyr Silva/CT)

Nenhum comentário: