terça-feira, 28 de junho de 2011

Aicop debate ética e valorização de profissionais de imprensa

Fotos: Luiz Bezerra
Público atento às palestras

Lourivan Gomes

Marcos Moura

Weberth Costa

Presidente Waldyr Silva entrega presente para Marcyne

Parte dos participantes do seminário
Profissionais de imprensa da região participaram no último sábado (25), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), do I Seminário de Comunicadores de Parauapebas, com o tema geral “Valorizando o profissional da comunicação para o crescimento social”, abordando ética, valorização da profissão e outros.

Organizado pela Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), o seminário reuniu cerca de 80 profissionais ligados a veículos de comunicação da cidade e de municípios vizinhos, além da presença de representantes de outros segmentos fora da comunicação, com o objetivo de obter certificado para contar com horas de participação em especialização.

A mesa que comandou os trabalhos foi composta pelo presidente da Aicop, jornalista Waldyr Silva, pelo deputado estadual Milton Zimmer e por outros membros da entidade.

PALESTRANTES
O evento teve como palestrantes Lourivan Gomes, editor do jornal A Notícia, de Redenção, que abordou o tema “Valorização do profissional da comunicação e sua importância social”; jornalista Adriany Santos, da TV Liberal Parauapebas, com o tema “Ética na comunicação”; apresentador Marcos Moura, da TV Norte Carajás (Record), discorrendo sobre “Valores do jornalismo na comunicação”; e o fonoaudiólogo Weberth Costa, abordando “Voz e comunicação”.

Além dos palestrantes presenciais, foi exibido no evento um depoimento sobre ética da jornalista Laise Santos, da TV Liberal Belém, gravado na última sexta-feira (24) no aeroporto que Carajás especialmente para o seminário.

O seminário da Aicop teve como público-alvo os comunicadores de rádio, televisão, jornal impresso, revista, assessorias de imprensa e website, além da comunidade em geral, principalmente estudantes acadêmicos.

Os organizadores do evento de comunicação prestaram uma homenagem póstuma ao jornalista e cronista Pedro Cláudio de Moura Reis, 69 anos, o popular “PC”, que faleceu no último dia 14, em Parauapebas, vítima de consequência de AVC sofrido há cerca de um ano.

PC era membro da atual diretoria da Aicop, como suplente da Comissão de Ética e Liberdade de Imprensa, e da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá; cronista de jornais locais, de blogs e autor livro de crônicas.

Após a apresentação das palestras, os apresentadores dos temas discutidos atenderam a perguntas de algumas pessoas presentes, esclarecendo eventuais dúvidas sobre os temas apresentados.

Como entretenimento e recreação, um grupo de atores de cultura se apresentou com cenas humorísticas envolvendo o público e fazendo a todos caíram na risada, com suas apresentações lúdicas.

Houve também sorteio de brindes e lembranças às pessoas presentes ao seminário e de certificado aos participantes do encontro, além de pasta contendo histórico das atividades desenvolvidas pela entidade e metas a serem cumpridas.

No final das atividades, Waldyr Silva considerou que o seminário superou as expectativas dos organizadores, agradeceu a presença dos participantes e convidou a todos a se servirem num coquetel, que ocorreu com muita descontração. (Bariloche Silva/CT)

Nenhum comentário: