terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bombeiros civis recebem treinamentos sobre escalada e acidentes de trânsito









Dezenove bombeiros civis concluíram na última sexta-feira (14), em Parauapebas, o treinamento de escaladas e descidas de obstáculos que teve início no começo da semana.
O treinamento foi iniciado na segunda-feira (10) da semana passada em cachoeiras localizadas na Floresta Nacional (Flona) de Carajás, num prédio de dez andares no centro da cidade e em serras localizadas nas proximidades das vilas Palmares Sul e Palmares II, zona rural do município.
O curso foi ministrado pelo capitão QOBM Helton Morais, primeiro-tenente QOBM Cezar Alberto e pelo cabo BM Pimentel, especialistas em treinamento de tropas em altura e em acidente de veículos.
De acordo com o bombeiro militar Manoel Santis, que participou do treinamento, além das práticas recebidas para escalar prédio, serra e cachoeira, a turma de bombeiros civis recebeu também instrução sobre salvamento de pessoas envolvidas em acidentes de veículos.
Manoel Santis explica que é muito grande o índice de acidentes de trânsito em Parauapebas, e por isso a necessidade do treinamento de bombeiros visando salvar vidas humanas.
O bombeiro civil lembra que o salvamento de ocorrência em acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens é muito complexo, exigindo muita técnica da guarnição, que deve sempre trabalhar em equipe.
Ele explica que nessas horas é necessário muito controle emocional dos bombeiros para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas com o acidente, diante de riscos, quando o fator tempo é primordial.
Segundo ainda Manoel Santis, os bombeiros aprenderam nas instruções que essas situações de alto estresse não podem negligenciar os riscos existentes que exigem cuidados a serem tomados em relação à segurança da guarnição, do local e da vítima.
O instrutor cabo BM Pimentel acrescenta que na cobertura de acidentes os bombeiros devem seguir funções específicas, somando-se a experiências adquiridas anteriormente, usando ferramentas em conjunto e trabalhando de comum acordo com a doutrina de salvamento, em que todos trabalham da mesma forma, empenho e dedicação.
Com relação aos treinamentos em altura, os bombeiros civis aprenderam técnicas de rapel (escaladas e descidas), engate de cordas em lugar seguro, apoio do corpo nas hastes de segurança, entre outras instruções. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Um comentário:

Anônimo disse...

sou estudante de administração e temos uma trabalho sobre locais co potencial turístico na região, me interessei sobre a cachoeira dos bombeiros. Preciso de mais informações. france_fig@yahoo.com.br, aguardo seu contato