quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Chuvas começam preocupar Defesa Civil de Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva

Residências em local desapropriado


Aterros irregulares



Deuzimar Branco

O período chuvoso que se aproxima nesta época do ano vem preocupando a Coordenadoria de Defesa Civil de Parauapebas. As primeiras chuvas que vêm caindo na cidade desde as festas de final de ano já começam a desalojar algumas famílias que moram nos bairros mais baixos.

Na avaliação de Deuzimar Pereira da Silva, o “Branco”, coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, os primeiros transtornos sofridos por moradores de áreas baixas ainda não são provocados por cheias do rio Parauapebas e do igarapé Ilha do Coco, que cortam a cidade.

Segundo Deuzimar “Branco”, essas enchentes esporádicas são resultados de esgotos e valas entupidos, aterramento desordenado às margens dos rios e igarapés que passam dentro da cidade e a construção de casas em local desapropriado para moradia.

Mesmo assim, o coordenador da Defesa Civil garante que o órgão está preparado para enfrentar mais um período de cheia, arregimentando pessoal de apoio para atender eventuais vítimas de enchente e providenciando alojamentos para abrigar famílias flageladas.

Indagado sobre o atual nível de água do rio Parauapebas, “Branco” informou que até o início da semana a marca chegava a 1,74 cm da régua acima do normal. “Mas esse nível tende a baixar, porque são chuvas ocasionais, sem preocupação, pelo menos neste início de ano, com enchente”, prevê.

Com relação aos constantes aterramentos para construção de imóveis às margens de rios e igarapés que cortam a cidade, o coordenador da Defesa Civil explicou que a repartição, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem fazendo levantamento desta situação e, inclusive, embargando algumas obras que estariam sendo construídas irregularmente.

Perguntado sobre a reclamação de algumas famílias que teriam ligado no final de semana para a Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, pedindo socorro em virtude de terem sido atingidas por enxurradas, mas não foram atendidas, “Branco” respondeu que pode ter havido um desencontro: “Quando essas famílias ligaram, a equipe deveria estar em campo, atendendo outras pessoas, mas estamos sempre a postos”.

Deuzimar “Branco” coloca à disposição da população o telefone de plantão da Defesa Civil, 3356-2597, e o de emergência do Corpo de Bombeiros, 193, para eventual denúncia de aterro irregular e pedido de socorro, em caso de enchente ou outro problema relacionado às chuvas. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: