sábado, 22 de janeiro de 2011

Bandidos sequestram funcionário do Banco do Brasil e são presos

Fotos: Ronaldo Modesto

Billy Jonny Bonfim


Veículo da vítima


Arma e munição apreendidas com acusado

A Polícia Militar prendeu por volta das 5 horas da manhã da última quinta-feira (20), em Curionópolis, os indivíduos Billy Jonny Ferraz Bonfim, 25 anos, residente na Rua Beira Rio nº 165, Bairro Beira Rio I, Parauapebas; e W.L.S., que seria menor de idade, de 17 anos, residente na Folha 34, Nova Marabá, Marabá, acusados de sequestrar o caixa executivo da agência do Banco do Brasil em Parauapebas, Osvaldo Pinhelle, e os primos deste, Marcos Aurélio Lima e Izaque dos Santos Carneiro.

Em declarações prestadas à reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, o major PM Juniso Honorato, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, explicou que as vítimas foram sequestradas pelos dois elementos por volta das 4 horas da madrugada da última quinta-feira (20), feriado municipal em Parauapebas, no próprio carro do funcionário do banco, uma camioneta S-10, de placa HQC 2439-Imperatriz-MA, quando elas chegavam à porta de casa, na Rua São Paulo nº 294, Bairro Primavera, Parauapebas.

Após perceberem quando o funcionário do banco e os dois parentes foram abordados na frente da casa pelos dois homens desconhecidos e levados no carro do próprio servidor público para local ignorado, populares vizinhos da vítima ligaram para a polícia, pelo telefone 190.

“Recebemos a denúncia por volta das 4h30 da madrugada, e imediatamente acionamos nossas equipes da PM para fazer barreira nos municípios de Curionópolis, Eldorado e Canaã dos Carajás. Uma hora depois, os acusados foram detidos e presos em Curionópolis pela guarnição composta pelo sargento Odaildo Vicente, cabo Francisco Meneses e cabo Evaldo Rodrigues, e as vítimas liberadas”, revela o comandante da PM. Ele acrescenta que a intenção dos sequestradores era levar as vítimas para Marabá, de onde passariam a exigir dinheiro como resgate.

Em Curionópolis, o delegado Tiago Carneiro Rodrigo respondeu para a reportagem que no momento da abordagem e detenção dos acusados Billy Jonny portava um revólver de marca Taurus calibre 38, com seis cartuchos intactos. Na delegacia, o principal acusado disse à polícia que não sabia que Osvaldo Pinhelle era funcionário do Banco do Brasil, em Parauapebas.

Segundo a polícia, este tipo de delito é denominado “sapatinho”, quando criminosos sequestram vítimas que trabalham em instituição financeira, com parentes, levam para outro município e passam a subornar a vítima, na tentativa de subtrair dinheiro como resgate.

CASO PARECIDO
No dia 17 de setembro do ano passado, três homens foram presos acusados de tentar sequestrar a gerente da agência do Banco do Brasil de Curionópolis, Cláudia Márcia Marques Santana, de 43 anos. Os presos foram Magno Rodrigues de Oliveira, Rafael Correia da Silva e Valdomiro Costa Pereira. O caso foi amplamente noticiado na edição 2110 do CORREIO DO TOCANTINS. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: