terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Paróquia inicia festejo de São Sebastião em Parauapebas

Waldyr Silva

Coordenador José Melo e padre Hudson Rodrigues

Teve início no último sábado (8) o período de realização das novenas que estão ocorrendo diariamente em bairros e vilas do município relativas ao 11º Festejo de São Sebastião, padroeiro de Parauapebas, com encerramento no próximo dia 20, feriado municipal.

As novenas estão sendo realizadas diariamente nas comunidades, sempre às 19h30, até o dia 20, quando se comemora o Dia de São Sebastião, com ampla programação alusiva aos festejos do santo padroeiro da cidade.

Nesta terça-feira (11), a novena será realizada na comunidade de Santa Rita, no Bairro Caetanópolis; na quarta-feira (12), na comunidade de São João Batista, no Bairro Jardim América; dia 13, na Igreja Espírito Santo, Bairro da Paz; dia 14, na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, na vila Cedere I; dia 15, na Igreja São Mateus, no Bairro Casas Populares II, acompanhada do Auto de São Sebastião, após a novena.

Ainda no dia 15 (sábado), a partir das 16 horas, será realizada uma movimentada carreata com a imagem de São Sebastião pelas principais ruas da cidade, com saída da portaria de acesso ao Núcleo Urbano de Carajás. Os veículos que participarem da carreata serão espargidos com água benta pelos padres.

As novenas prosseguem no dia 16, no Centro de Formação Paroquial, Rodovia PA-160; dia 17, na comunidade São Pedro, Bairro Liberdade II; dia 18, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Bairro Liberdade; e dia 19, na Igreja São Francisco, Bairro Rio Verde.

No dia 20, quando encerram os festejos, na Igreja de São Sebastião, Bairro Cidade Nova, haverá missa às 7h30 da manhã, procissão às 17 horas, com saída da Igreja São Francisco, Bairro Rio Verde, e missa de encerramento às 18 horas, com participação do bispo diocesano de Marabá, dom José Foralosso.

O feriado municipal alusivo ao padroeiro da cidade será marcado ainda com a tradicional Corrida de São Sebastião, pela parte da manhã, que oferecerá premiação em dinheiro e troféus aos campeões e melhores classificados na maratona. As inscrições vão até as 18 horas do dia 19, na secretaria da paróquia (Rua 11), mediante quatro quilos de alimentos não-perecíveis.

TEMA
Em declarações prestadas à reportagem, o padre Hudson Rodrigues da Silva, chefe da Paróquia de São Sebastião, explica que o festejo deste ano traz o tema “São Sebastião, defensor da vida: interceda pela criação”.

Segundo o pároco, além das missas celebradas diariamente nos bairros e vilas de Parauapebas, os fiéis ficam sabendo também de fatos interessantes sobre a vida de São Sebastião.

Diferentemente de outras paróquias da região que festejam os santos padroeiros de seus municípios, em Parauapebas não há as tradicionais barracas aos arredores da igreja com leilão e outras atividades consideradas profanas.

Sobre este assunto, padre Hudson explica que, como não há leilão que geralmente serve para manutenção dos festejos, a paróquia recebe doações dos próprios fiéis e também de empresas ou órgãos públicos parceiros da igreja. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: