terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Diferença entre fonte e porta-voz

Na comunicação das organizações, as palavras “fontes” e “porta-vozes”, geralmente, são usadas como sinônimos. Mas são conceitos diferentes.

Porta-voz é uma pessoa qualificada e autorizada a dar informações que reflitam o pensamento oficial de quem representa, normalmente uma autoridade, executivo ou celebridade.

Comumente, chama-se de fonte, “autorizada” ou “não autorizada”, quem substitui o porta-voz ou a própria fonte quando esta não pode – ou não deseja, ou ainda, desconhece, no caso da “não autorizada” – formalizar a informação ou a sua opinião, pessoalmente.

Então, porta-voz é quem transmite as palavras ou as opiniões de outra pessoa, e não de uma organização ou grupo social.

Já as fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos sociais ou referências envolvidas direta ou indiretamente a fatos e eventos, de quem os jornalistas obtêm informações para transmitir ao público, por meio de uma mídia.

Logo, um presidente, diretor, gerente, governador, ministro, secretário ou qualquer pessoa investida de um cargo não é porta-voz, e sim a própria fonte, mesmo quando representa um grupo social ou uma organização.

Enfim, a fonte fala por ela ou pelo que (e não quem) representa e assume pessoalmente o que diz, sendo reconhecida pelo público pela sua notoriedade, testemunha ou especialização.

Portanto, embora sutis, são conceitos diferentes. (Aldo Antonio Schmitz)

Nenhum comentário: