sábado, 29 de janeiro de 2011

Movimento se mobiliza para realização de mostra eternista

Waldyr Silva

Alguns artistas reunidos

Formado há cerca de três anos em Parauapebas, um grupo de artistas dos mais variados segmentos, denominado “Movimento Eternista”, vem se mobilizando na cidade para realizar dentro de poucos meses uma mostra de arte dos trabalhos produzidos por esses artistas.

O movimento integra compositores, cantores, ceramistas, escritores, pintores de tela, jornalistas, atores, artistas plástico, romancistas, cineastas, chargistas, poetas, entre outros segmentos artísticos.

De acordo com o artista plástico Civaldo Rodrigues, um dos líderes do grupo, o Movimento Eternista prima, ideologicamente, pela divulgação, essência e importância da transformação social. Noutras palavras, ele explica que o eternismo surge como um movimento artístico que objetiva libertar a ideia de arte em estética, transmutando-se em forma de vida pela eternidade.

Neste espaço de três anos de existência, os integrantes do movimento têm se reunido mensalmente em casas de amigos, quando debatem a arte, o meio ambiente e a vida, sempre com a ideologia de que tudo é eterno no planeta.

Atualmente, o grupo está envolvido no planejamento da mostra eternista que os artistas pretendem expor em praça pública de Parauapebas ainda neste semestre. Na mostra, o movimento anuncia que vai expor obras dos mais variados tipos com traços voltados para temas ligados à essência da existência da vida.

Paulo Poeta Reis, compositor e integrante do grupo, acrescenta que, além de defender a filosofia do eternismo, o movimento visa também reunir artistas até então considerados anônimos na cidade, para troca de experiências e busca de apoio junto à sociedade local.

A ceramista Alicia Noleto adiciona que outro objetivo do “Movimento Eternista” é trabalhar pela conscientização ambiental, através da arte, atingindo todas as camadas sociais e incutindo nelas a preservação da vida. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: