quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Plebiscito para desmembrar área do Contestado

Fotos: Waldyr Silva

Mesa da audiência pública


Vereador Leodato Marques foi vaiado


Público lotou auditório da Câmara Municipal

Dezenas de produtores rurais de mais de 40 comunidades localizadas na área do Contestado, conhecida também por Gleba Ampulheta, na margem direita do rio Itacaiúnas, se reuniram nesta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Parauapebas, para pedir que a área seja desmembrada de Marabá e anexada ao município de Parauapebas.
Os agricultores alegam que, talvez por se distanciar da sede administrativa do município, a área não recebe benefício da Prefeitura de Marabá, cabendo o ônus para Parauapebas, que executa obras de infra-estrutura em estradas vicinais, transporte, saúde e educação, através de com convênio celebrado com Marabá. Segundo o IBGE, mais de 20 mil pessoas moram na gleba Ampulheta.
A audiência pública foi coordenada pelo vereador Agnaldo Ávila de Brito (presidente da Câmara Municipal de Parauapebas) e contou com as presenças dos vereadores Creusa Vicente, Euzébio Rodrigues, Percilia Martins, Adelson Fernandes e Wanterlor Bandeira; prefeito em exercício, Moisés Gomes, e comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além dos colonos.
A coordenação da reunião convidou representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Marabá e Curionópolis, mas apenas o vereador Leodato Marques, de Marabá, compareceu ao evento.
Ao questionar a legitimidade dos pleitos dos agricultores, Leodato Marques declarou que a maioria dos reclamantes não votava no município de Marabá, quando recebeu uma sonora vaia do auditório.
Os debates a cerca do assunto foram intensos, com a palavra franqueada aos vereadores, prefeito em exercício e a alguns representantes das colônias localizadas na área do Contestado.
Embasado em parecer jurídico, o vereador Agnaldo Ávila explicou que o tema é bastante complexo e que em véspera e ano de eleição a legislação não permite a realização de plebiscito, fato que só poderia ocorrer em 2009.
Além do pedido de plebiscito, no final da reunião os produtores elencaram propostas solicitando investimentos nas áreas de pesca, infra-estrutura, saúde, transporte, educação, segurança pública, levantamento sócio-econômico da região e reunião com representantes do Incra, Iterpa e prefeituras de Marabá, Canaã dos Carajás e Curionópolis.

Nenhum comentário: