quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Terra do Meio ganhará nova reserva extrativista

O Plano para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia será reforçado com a criação da Reserva Extrativista (Resex) do rio Xingu, na Terra do Meio, no município de Altamira no Pará, cobrindo área de 303.841,00 hectares.
A proposta está em fase final de tramitação no Ministério do Meio Ambiente e beneficiará comunidades tradicionais que trabalham com recursos florestais e pesqueiros.
Resex é uma categoria de unidade de conservação que tem como objetivos principais assegurar o uso sustentável dos recursos naturais, a manutenção da cultura e a melhoria da qualidade de vida de populações tradicionais. A Resex do rio Xingu é a última unidade de conservação que estava prevista para ser criada na Terra do Meio, localizada entre os rios Iriri e Xingu.
A nova área regularizará a permanência das populações tradicionais na região, uma vez que as Resex permitem que as comunidades continuem residindo na unidade de conservação. Os moradores da área vêm sofrendo uma grande pressão por parte de latifundiários que se intitulam proprietários da área.
Além da Resex do Xingu, já foram criadas as reservas do Riozinho do Anfrísio, do Parque Nacional da Serra do Pardo, do Rio Iriri e da Estação Ecológica da Terra do Meio.
Com a criação dessas unidades de conservação, o governo brasileiro atende os anseios das comunidades tradicionais residentes no local, da comunidade científica e dos ambientalistas.
O Projeto Resex teve início em 1996 para testar um modelo de gerenciamento econômico, social e ambiental. Ele foi implementado nas Resex Chico Mendes e Alto Juruá, no Acre; rio Ouro Preto, em Rondônia; e rio Cajari, no Amapá.
Com o êxito alcançado na melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais, o projeto foi expandido para as demais reservas. Leia mais.

Nenhum comentário: