sábado, 17 de fevereiro de 2007

Situação de Serra Pelada começa a ser discutida na Casa Civil

O chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado, Charles Alcântara, recebeu, na manhã de quinta-feira (15), lideranças do garimpo de Serra Pelada com o objetivo de destravar a pauta de negociações iniciadas com o governo anterior.
Os garimpeiros - representados pelos líderes sindicais Fernando Marculino Guimarães e Etevaldo Arantes - elogiaram a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministério das Minas e Energia, por conta do tratamento atencioso que vêm recebendo do governo federal.
De acordo com Charles Alcântara, a tendência é que as políticas passem por um amplo processo de agilização por haver uma convergência de interesses entre os governos do estado e federal. Alcântara destacou que o governo do Estado tem um compromisso com os garimpeiros e que eles não serão esquecidos, nem menosprezados.
O sindicalista Fernando Marculino, presidente da Cooperativa Mista Agromineral Rio Sereno (Comanse), informou que houve uma mudança de tratamento com os garimpeiros a partir da chegada de Lula à presidência, citando acontecimentos como a realização de audiências públicas e seminários com a finalidade de fortalecer e organizar a categoria.
O diretor de Meio Ambiente da Sectam, Manoel Imbiriba, que também participou da reunião com os garimpeiros, garantiu que os técnicos da secretaria estarão em Serra Pelada até o final deste mês. Imbiriba esclareceu que, por conta do feriado do carnaval, os trabalhos de vistoria técnica e de levantamento geoquímico ambiental não serão feitos na próxima semana.
Após esta etapa, serão avaliados os planos ambientais dos garimpeiros organizados em cooperativas, principalmente aqueles que estão sujeitos aos licenciamentos ambientais.
O sindicalista Etevaldo Arantes, presidente da Cooperativa de Serra Pelada (Cooperserra), sugeriu que o governo do Estado adotasse o ritmo do governo federal, que tem sido rápido e objetivo, levando-se em conta os cuidados necessários com o meio ambiente.
Na avaliação de Charles Alcântara, é provável que as negociações com os garimpeiros se desenvolvam no sentido de alargá-las. "Estamos iniciando um trabalho voltado para atender às demandas de nossa sociedade. Os garimpeiros receberão tratamento digno do governo do Estado. Vamos estreitar essas relações e, por isso mesmo, a Sectam já estará enviando técnicos até o final do mês a Serra Pelada com a finalidade de agilizar o que já vinha sendo feito em ritmo lento, acelerar este ritmo e iniciar novas ações, cujo resultado final seja o trabalho no garimpo feito com responsabilidade", enfatizou Charles Alcântara.

Um comentário:

adjar disse...

Waldir, eu fui garimpeiro/administrador.
Eu dirigi o hospital particular em serra pelada por cinco anos, de 81 a 85, sou sócio da comigaspe e do sindicato, e sempre vem as noticias de uma aposentadoria e beneficios oriundos da escavação mecánica por empresas particulares, das quais eu sou sócio de três delas, mas informações sãso muitas desencontradas.
Você, por estar em contato constante, poderia me dar uma resposta a respeito.
Lhe ficaria muito grato
Um abraço do agora amigo.
Jose Adjar de Almeida
email; joseadjar@hotmail.com.br