quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Parauapebas sedia projeto Biblioteca Viva

A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, por intermédio da DLI (Diretoria da Leitura e Informação), lança de 12 a 16 de fevereiro o projeto Biblioteca Viva, em Parauapebas.
O projeto constitui-se na doação de kits de livros, assessoramento técnico, instalação de software para automação de bibliotecas, curso de formação de auxiliares de bibliotecas e oficinas de dinamização cultural. A DLI vai atuar de forma estratégica de modo a atender, em 2007, municípios de todas as mesorregiões do Estado.
Este ano não há recursos suficientes para uma ação de maior impacto nos municípios, já que as atividades serão realizadas com orçamento previsto pelo governo anterior. Isso inviabiliza a idéia inicial da DLI, que era de se iniciar um processo de revitalização mais consistente com a compra de equipamentos e a reforma de espaços.
A responsabilidade pela execução do projeto é da Sesebp (Secretaria Executiva do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), que irá implantar o projeto nos municípios de Parauapebas, Moju, Tailândia, Goianésia do Pará, Eldorado do Carajás, Nova Ipixuna, Curionópolis, Jacundá e Canãa dos Carajás. Em Parauapebas, o evento ocorre no Ceup (Centro Universitário de Parauapebas).
A parceria estabelecida com os municípios foi fundamental para que o projeto ocorresse e esta é a primeira iniciativa da FCPTN/DLI neste ano, com o objetivo de democratizar o acesso ao livro e à leitura, cumprindo a promessa de ampliar suas ações às diversas regiões do Estado.

Nenhum comentário: