quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Brasil ganha primeiro portal profissional de blogs

Estréia nesta quinta-feira (22) o InterNey Blogs (www.internet.net/blogs), portal de weblogs brasileiros hospedado no InterNey.Net. O InterNey Blogs (IB) abrigará, em sua estréia, 23 blogs de autores de diferentes regiões do Brasil. Trata-se do primeiro portal brasileiro de blogs profissional, que oferecerá aos seus autores a possibilidade de remuneração.
A iniciativa do InterNey Blogs é do empresário e analista de sistemas Edney Souza, que desenvolveu para o InterNey.Net um inovador sistema de otimização para mecanismos de buscas: “Minha primeira preocupação com o InterNey Blogs foi permitir que todos tivessem liberdade para fazer seu blog da maneira que bem entendessem. Escrever sobre o que quiser, quando quiser, como quiser, no layout que quiser”, explica Edney, acrescentando que a segunda foi organizar esse material coletivo de forma que ele pudesse ser divulgado e monetizado, agregando valor e audiência para todos.
Segundo Edney, o IB deverá repetir os conceitos que deram certo em seu próprio blog, o InterNey. “Já conheço os anunciantes que pagam bem, que tipo de anúncio as pessoas mais clicam, as melhores posições para se colocar esses anúncios, as palavras e assuntos que geram audiência e cliques”, afirma.
O sistema de anúncios criado pelo empresário analisa o texto da página e identifica palavras com potencial comercial. Com base nessas palavras, ele gera anúncios automaticamente. “A idéia é converter audiência em remuneração. O lucro do portal será repartido em proporção à audiência que cada blog gerar”, garante.
Para formar o time inicial de blogueiros, Edney Souza convidou o jornalista, publicitário e blogueiro Alexandre Inagaki, criador e editor do conhecido blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso (www.pensarenlouquece.com), finalista do Prêmio iBest (www.premioibest.com.br) por três anos consecutivos e eleito um dos três melhores weblogs em português pelo prêmio internacional The BOBs (www.thebobs.com) em 2006.
“Para a seleção dos participantes, reuni alguns dos blogueiros mais conhecidos do país e jornalistas de vários veículos e lugares do Brasil, a fim de dar ao portal a credibilidade que ainda não é devidamente creditada à ferramenta blog. O resultado é uma seleção bem plural. Tem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Paraná”.
Para Inagaki, o “jornalismo de blog” ganha em relação ao “jornalismo de web” praticado na maioria dos portais porque tem mais “agilidade, linguagem mais informal, interação maior com os leitores. E, principalmente, a liberdade que blogueiros possuem de emitir suas próprias opiniões, fugindo ao caráter impessoal que os textos de portais têm”.
“Os ‘blogs’ de portais não conversam efetivamente com outros blogs, uma vez que só ‘linkam’ ou ‘trackbackam’ notícias do portal no qual estão hospedados. Não interagem efetivamente com a blogosfera, assemelham-se mais a colunas tradicionais emulados de blogs”, diz o blogueiro, acrescentando que no InterNey Blogs os autores terão total liberdade de criação – do conteúdo, à forma até a periodicidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Considerado, não consegui acessar o link.
E folgo em vê-lo postando após o Carnaval.Com aquelas meninas bonitas pensei que voce ia precisar de uns dias para se restabelecer da folia.
Abs.

Waldyr Silva disse...

Caro Juvêncio:
Também não consegui acessar o link, infelizmente. Postei tal como recebi da fonte.
O carnaval por aqui foi nota 10, com muita mulher bonita dando energia pra gente.
Abraços:
WS