segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Horário de verão termina com 5% de economia de energia

O horário de verão termina a zero hora do próximo domingo, dia 25, obrigando os moradores de 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a atrasarem seus relógios em uma hora.
Atualmente em sua 36a edição, o horário de verão começou no dia 5 de novembro. O início estava previsto para segunda quinzena de outubro, mas foi adiado por causa das eleições, porque a mudança da hora poderia provocar complicações no sistema de informática das urnas eletrônicas usadas na votação do segundo turno, que ocorreu no dia 29 de outubro.
O Ministério de Minas e Energia estimou uma redução de 4% a 5% na demanda no horário de pico, correspondente a 2 mil megawatts, capaz de abastecer cerca de 2 milhões de casas.
O horário especial tem como principal objetivo o melhor aproveitamento da luz natural que é mais intensa ao entardecer em algumas regiões do Brasil durante o verão, diminuindo o consumo de energia.
Além do Distrito Federal, a medida abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: