quinta-feira, 25 de agosto de 2011

STF: plebiscito ouvirá todo estado

O relator do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro José Antonio Dias Toffoli, deu parecer a favor de que toda a população do Pará seja consultada no plebiscito sobre a divisão do estado.

“Não há como simplesmente excluir da consulta plebiscitária os interesses da população remanescente que também será afetada”, justificou Toffoli em seu voto, que foi seguido por todos os demais ministros, redundando em placar unânime de 9 x 0.

O STF decidiu indiretamente se apenas a população da área que será desmembrada deveria ser ouvida ou se todo o estado tem de ser consultado. “Então, quer dizer que a retirada da parte de um todo não interessa diretamente à parte remanescente?”, questionou Toffoli.

“O desmembramento de um estado da federação afeta uma multiplicidade de interesses que não podem ser exclusivamente atribuídos à população da área que vai desmembrar-se”, completou o ministro relator do processo.

O plebiscito está marcado para 11 de dezembro e vai decidir sobre a separação do território paraense em três estados: Carajás, Tapajós e Pará.

Nenhum comentário: