segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Senado Federal celebra cinco anos da Lei Maria da Penha

O Senado Federal vai comemorar na próxima quinta-feira (4) os cinco anos de vigência da Lei Maria da Penha, que tornou mais rigorosa a punição para agressões contra mulheres.
O evento, solicitado pela senadora Gleisi Hoffmann, licenciada e hoje ministra da Casa Civil, será realizado no horário do expediente da sessão plenária, a partir das 14 horas.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. O primeiro caso de prisão com base nas novas normas – a de um homem que tentou estrangular sua mulher – ocorreu no Rio de Janeiro.
O nome da lei é uma homenagem a Maria da Penha Maia (foto), que foi agredida pelo marido durante seis anos até se tornar paraplégica, depois de sofrer atentado com arma de fogo, em 1983. O marido de Maria da Penha ainda tentou matá-la por meio de afogamento e eletrocução e só foi punido depois de 19 anos de julgamento, ficando apenas dois anos em regime fechado.
A Lei Maria da Penha altera o Código Penal e possibilita que agressores de mulheres no âmbito doméstico e familiar sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada.
Com essa medida, os agressores deixaram de ser punidos com penas alternativas, como o pagamento de cestas básicas, por exemplo, como era usual.
A lei também aumentou o tempo máximo de detenção de um para três anos, estabelecendo ainda medidas como a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua proximidade com a mulher agredida e os filhos.
Saúde pública
A violência de gênero contra a mulher é entendida como problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujos estudos apontam índices entre 20% e 75% desse tipo de agressão em diferentes sociedades.
O Brasil foi o 18º país da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres. A Lei Maria da Penha cumpre determinações estabelecidas por uma convenção específica da Organização dos Estados Americanos (OEA), intitulada "Convenção para punir, prevenir e erradicar a violência contra a mulher", realizada em Belém (PA) e ratificada pelo Brasil.
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres posta, em seu site, uma relação de serviços de atendimento específicos para a mulher, que incluem delegacias, apoio às vítimas de agressão, casas de abrigo e atendimento jurídico. (Helena Daltro Pontual / Agência Senado)

Nenhum comentário: