terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudantes criam sacola ecológica com sacos de cimento descartados

Fotos: Waldyr Silva
Um grupo de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sob orientação do professor Adailson Teixeira, acaba de lançar em Parauapebas um projeto de produção de sacolas ecológicas com aproveitamento de sacos de cimento vazios colhidos em construções de obras.

De acordo com o orientador da turma, professor Adailson Teixeira, a ideia de se criar as sacolas com aproveitamento de sacos vazios de cimento que seriam jogados fora surgiu a partir da participação dos alunos dele num concurso de meio ambiente promovido recentemente pela Prefeitura de Parauapebas.

No concurso, com o tema “reciclagem de resíduos”, a turma de alunos foi classificada em primeiro lugar com a apresentação do projeto de produção de sacolas ecologicamente corretas a partir de sacas de cimento descartadas.

A partir daí, professor e alunos saíram à procura de patrocinadores para aquisição de máquinas e equipamentos para produção da denominada “sacola amazon ecopaper” e comercialização do artefato na cidade e região.

Com os primeiros patrocínios selados, a aquisição das primeiras máquinas e a criação da Cooperativa Amazon Ecopaper (Rua Olga Prestes nº 134, Bairro da Paz), o grupo fechou semana passada um contrato com a direção do Unique Shopping Parauapebas para produção das primeiras 50 mil sacolas para serem utilizadas naquele centro de lojas.

“Hoje contamos com apenas nove pessoas filiadas à cooperativa, para produção das sacolas, mas outras onze estão com documentação preparadas para se integrar à entidade nos próximos dias”, explica Adailson Teixeira.

O professor admite que já comece a se preocupar com a falta de maquinário e de pessoal qualificado para a produção em grande escala das sacolas ecológicas, em virtude dos primeiros pedidos que já começam a surgir na recém-fundada cooperativa.

Os primeiros lotes de sacolas, com capacidade para suportar até 10 quilos cada uma, estão sendo decoradas com imagens da onça pintada e posteriormente com outros que bichos que estejam ameaçados de extinção, como tucano, arara, gavião e tartaruga marinha.

PLANTE ESTA IDEIA
Na manhã do último sábado (13), alguns dos idealizadores do projeto de produção de sacolas ecológicas foram aprovados, também, no concurso cultural “Vamos plantar essa ideia”, promovido pela Associação do Unique Shopping Parauapebas, e homenageados com o plantio de árvores de oiti no estacionamento do shopping e a colocação de placa com o nome do plantador da muda.

Os homenageados com os nomes nas placas ao lado da muda de oiti plantada são Jhônatas de Souza dos Santos, Pablo Henrique Lourenço Rodrigues, Hugo Salis, Dhatilane Merlyn Alves Mergulhão, Ítalo de Souza, Geydson Garreto Brandão e Rafael Batista Mergulhão Filho.

Um comentário:

bruna oliveira disse...

ideia incrivel d+++++
esses alunos do senac eatao de parabens.