quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rede Celpa tem até novembro para melhorar serviços em Parauapebas

A pedido do Procon, a Procuradoria Geral do Município de Parauapebas entrou na Justiça com uma ação civil pública, sugerindo à Rede Celpa a adequar a operação de seus serviços na cidade até novembro deste ano.
Com a decisão, a população de Parauapebas será beneficiada com a diminuição de falta de energia.
Em audiência judicial realizada, a empresa se responsabilizou em ajustar a operação de seus serviços até o prazo proposto, para que a quantidade de interrupções e o tempo em que o consumidor fica sem energia sejam reduzidos.
Além de realizar atividades de manutenção que solucionem os problemas de falta de energia no município, a Rede Celpa se responsabilizou também em enviar mensalmente à procuradoria relatórios dessas atividades, apresentando os índices de continuidade referente aos serviços prestados.
A concessionária de energia elétrica também se responsabilizou em divulgar, em todos os meios de comunicação possíveis, os desligamentos programados do fornecimento de energia elétrica no município.
Na audiência também ficou determinado que a prefeitura enviasse à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a solicitação de encaminhamento dos índices de continuidades dos serviços prestados pela Rede Celpa na cidade.
Na avaliação do chefe da Procuradoria Judicial, advogado Jair Alves Rocha, a medida é uma vitória da população de Parauapebas, que há muito sofre com as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica.
RELATÓRIO
De acordo com o Relatório de Transgressões de Indicadores, emitido pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon), no ano passado Parauapebas contava com 38.572 consumidores.
O relatório aponta também altos desvios dos dois índices padrões: Duração Equivalente de Interrupção (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
O primeiro índice, o DEC, teve como meta o consumidor ficar 40 horas por ano sem energia. No entanto, em Parauapebas no ano passado esse tempo foi 130,01 horas, o que equivale a um desvio de 225,02% acima do especificado pelo índice. Já o FEC teve como meta 32 interrupções anuais, porém na cidade o relatório aponta um número de 47,03 interrupções. (Waldyr Silva, com informações da Ascom PMP)

Nenhum comentário: