quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo vai até 16/09

Tem início nesta quarta-feira (10), e vai até o dia 16 de setembro, a campanha de vacinação contra pólio e sarampo em Parauapebas. O dia D é no próximo sábado (13).

Pais e responsáveis devem levar as crianças de 0 a 5 anos aos postos de vacinação para receberem a segunda dose contra a poliomielite, paralisia infantil. Paralelamente, é iniciada também a primeira etapa da vacinação contra o sarampo, para crianças de 1 a 7 anos de idade.

Esse tipo de ação de combate ao sarampo costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a intenção é imunizar 20.142 crianças.

Pólio
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.

O objetivo da segunda fase é imunizar 17.542 crianças de 0 a 5 anos de idade. Na primeira fase da campanha, de acordo com dados do Sistema Nacional de Imunização (PNI), Parauapebas foi o município da 11ª Regional de Saúde que mais vacinou crianças contra a paralisia infantil, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo a contagem do setor de imunização da Semsa, foi alcançado o índice de 100,6% da meta.

Esse número é resultado do empenho da equipe envolvida na campanha, que trouxe inovações como troca de ingressos para cinema e circo, com o acompanhamento feito por meio da carteira de vacina, atestando a imunização.

Nesta campanha, a Semsa promete realizar a Caravana Amigos do Zé Gotinha, composta por diversas ações, entre elas a “Repórter Mirim da Caravana do Zé Gotinha” e “Promoção Vacinou Ganhou um Cupom”.

O dia D da campanha (sábado), terá a abertura oficial na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 8h30. Duzentas crianças da Creche Municipal Vovó Ana e da escola particular Evolução participarão de palestras, vacinação, entretenimento com palhaços, pula-pula e ida ao cinema com ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nenhum comentário: