quarta-feira, 30 de junho de 2010

Faisal sai a deputado estadual

Depois de muita especulação em torno do assunto, o atual vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Parauapebas, Faisal Salmen, sai mesmo como candidato a uma das vagas da Assembleia Legislativa.

Algumas pessoas ligadas ao mundo político da cidade apostavam (literalmente) que Faisal (foto) concorresse como deputado federal, numa estratégia para não bater de frente com a ex-mulher, a atual deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA), que é candidata a deputada estadual.

Entre tantos outros candidatos a deputado estadual em Parauapebas, quatro deles são considerados de grande peso nestas eleições, que são: Bel Mesquita, Milton Zimmer (PT), Cláudio Almeida (PR) e Faisal Salmen (PSDB), não necessariamente nesta ordem.

Elano não joga contra Holanda

AFP


Randburgo - O volante brasileiro Elano (foto), autor de dois gols nesta Copa do Mundo, foi descartado da partida contra a Holanda na sexta-feira (2) pelas quartas de final, em Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, devido a uma lesão sofrida na partida contra a Costa do Marfim, informou nesta quarta-feira (30) o médico José Luiz Runco.

O médico da seleção brasileira informou que o jogador do Galatasaray da Turquia continuará "descansando até o final de semana", o que o deixa fora do jogo contra os holandeses, mas não previu quanto tempo sua recuperação levará.

"Pode durar alguns dias, algumas semanas ou alguns meses", explicou Runco, acrescentando que ainda não sabe se Felipe Melo e Julio Baptista estarão à disposição de Dunga para a partida contra a Holanda.

"É cedo demais para saber", disse o médico, que concedeu entrevista coletiva à imprensa ao lado de Elano e Juan, autor do primeiro gol da vitória de 3 a 0 sobre o Chile, na sede da concentração brasileira no clube de golfe RandPark, em Randburgo, próximo a Johannesburgo.

Elano sofreu uma lesão no astrágalo, um dos ossos do tarso, que está articulado com a tíbia e o perôneo, explicou Runco. Embora Elano tenha admitido que está triste, disse que mantém a "esperança" de se recuperar logo.

"Estou trabalhando todo dia com o doutor, muito otimista, já que passei tantas dificuldades em minha vida", acrescentou o jogador, que marcou um gol na vitória de 2 a 1 sobre a Coreia do Norte e outro no triunfo de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, pelo grupo G do Mundial.

Felipe Melo e Julio Baptista, que não treinaram na terça-feira, se contundiram no empate em 0 a 0 com Portugal, que garantiu ao Brasil o primeiro lugar do grupo G. (AFP)

Vi...nho


terça-feira, 29 de junho de 2010

Quartas de final na sexta-feira

Após a conclusão das partidas das oitavas de final da Copa do Mundo, nesta terça-feira (29), a Fifa faz uma parada de dois dias e retorna na próxima sexta-feira (2), com os jogos das quartas de final.

Sexta-feira (2)
Às 11 horas, em Port Elizabeth: Holanda x Brasil
Às 15h30, em Johanesburgo: Uruguai x Gana

Sábado (3)
Às 11 horas, em Cidade do Cabo: Argentina x Alemanha
Às 15h30, em Johanesburgo: Paraguai x Espanha

Rede Globo notifica UOL por uso de imagens da Copa do Mundo

São Paulo - A Rede Globo e a Fifa notificaram o UOL, do grupo Folha, pelo que consideram utilização irregular de vídeos da Copa do Mundo de 2010. Desde a abertura do Mundial, no dia 11, o UOL exibe gols e melhores momentos dos jogos.

A emissora, detentora dos direitos da competição para TV e internet no país, defende que a manutenção por mais de 48 horas dos vídeos no banco de imagens do portal caracteriza perda do "caráter jornalístico" de seu uso.

A argumentação dos advogados que defendem o portal é fundamentada na Lei Pelé, que garante a utilização de imagens de eventos públicos para fins jornalísticos, desde que a exibição se restrinja a 3% da duração dos eventos.

Lembram que o UOL dá os créditos às imagens da Rede Globo quando as utiliza em suas reportagens, respeitando a lei de direitos autorais.

O UOL sustenta que matérias jornalísticas devem continuar disponíveis ao público por prazo indeterminado e ressalta que não existe na lei nenhuma limitação à disponibilidade das imagens.

Em nota, a Globo diz que o UOL usa imagens de forma não autorizada e que a Lei Pelé "não dá a qualquer veículo o direito de utilizar imagens captadas por terceiros e exibidas em canal de TV aberta, cujo sinal é protegido pela lei de direitos autorais".

Para a defesa do UOL, se a Lei Pelé regula a negociação de direitos entre entidades esportivas e veículos de comunicação, ela é suficiente para definir a utilização desses direitos por terceiros, desde que o uso seja estritamente jornalístico. (Fonte: Folha de S.Paulo)

Campanha para continuar buscas do corpo de Anna Karina


A família de Anna Karina faz campanha de arrecadação de dinheiro para dar continuidade nas buscas do corpo da jovem assassinada. Colabore.

Coletiva com delegado André


O delegado de Polícia Civil André Luís Albuquerque (foto) concede entrevista coletiva à imprensa na próxima quinta-feira (1º), no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, às 8 horas da manhã, para informar sobre a situação em que se encontram as investigações do caso Anna Karina, que foi assassinada grávida de 9 meses em 10 de maio último. Presenças confirmadas de membros da CPI da Câmara de Vereadores e de promotores de Justiça do Estado.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Declarações de Dunga

“Hoje (Brasil 3 x 0 Chile) foi uma partida bonita, porque a equipe do Chile também joga para a frente, um adversário muito difícil de marcar, com jogadores que se movimentam o tempo todo. Mas o Brasil soube se defender e ter equilíbrio na partida. Agora, vamos enfrentar a Holanda".

Termina na quarta-feira prazo para sacar abono do PIS-Pasep

Brasília - Trabalhadores cadastrados no PIS e no Pasep há pelo menos cinco anos têm até a próxima quarta-feira (30) para sacar o abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho, Carlos Lupi, cerca de 693.595 trabalhadores ainda não sacaram o abono no valor de R$ 510. O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

De acordo com Lupi, foram identificados 16,9 milhões de trabalhares com direito a receber o benefício. Até a última sexta-feira (25), foram pagos 16,2 milhões de abonos, o que representa R$ 7,44 bilhões. O ministro disse ainda que o número de pessoas que já sacaram o abono representa 95,9% de cobertura, o maior dos últimos anos.

Lupi ligou para alguns trabalhadores que ainda não foram sacar o abono. A maioria disse que não sabia que tinha direito a receber. "Há uma falha, pois cerca de 690 mil ainda não foram receber. Temos mandado cartas, mas muitos mudam de endereço e não atualizam na empresa".

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS e no Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido em média até dois salários mínimos mensais no ano anterior e tenham realizado atividade remunerada por no mínimo 30 dias. (Agência Brasil)

Número de internautas brasileiros cresceu 20% em 2009, diz estudo

O Brasil foi o país que acrescentou mais usuários à internet em termos absolutos: foram 6 milhões de novos internautas no ano passado, número que representa um percentual de 20% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da empresa de estatísticas comScore, divulgada no final da semana passada.

Em 2008, o Brasil registrava 28,6 milhões de internautas. De acordo com os dados, 34,4 milhões de usuários únicos foram identificados no ano passado.

No total, a América Latina teve um crescimento de 23% no ano passado - e representa uma fatia de 8% da audiência da internet mundial.

Embora o Brasil represente 34% dos usuários da América Latina, 61% das compras via internet são feitas no país.

Os dados indicam ainda que usuários brasileiros também são os que passam a maior parte do tempo on-line, em uma média de 26,4 horas durante o mês de fevereiro deste ano. O tempo é superior à média mundial, cujo número é 22,6 horas, e à média latino-americana (24,3 horas mensais).

Redes sociais
A penetração das redes sociais no Brasil é muito forte, segundo os números: elas têm 77,5% de alcance no país. A média da América Latina, contudo, é mais alta: 81,9%.

O Facebook apresenta um baixo, mas crescente, índice de penetração no país: apenas 15% dos internautas aderiram à plataforma.

Embora não forneça números, a pesquisa sublinha a forte presença do Orkut como site de relacionamentos principal do país.

Já o Twitter aparece com quase 18 milhões de usuários no país, segundo os dados.

Na região latino-americana, o uso de redes sociais já ultrapassou o de e-mail, de acordo com o estudo: 81,9% dos internautas acessaram sites como Twitter e Facebook, em detrimento do e-mail, cujo acesso foi de 78,9% dos internautas.

As líderes absolutas nas preferências dos usuários, contudo, ainda residem nas clássicas ferramentas de busca, que lideram com 85,5% de adesão na internet. (Fonte: Folha de S.Paulo)

domingo, 27 de junho de 2010

Resignado, Priante vai disputar vaga na Câmara dos Deputados

Belém - “A contragosto”, como ele próprio se encarrega de sublinhar, o ex-deputado federal José Priante (foto) arquivou a pretensão de sair candidato ao governo pelo PMDB, cujo pré-candidato é o deputado estadual Domingos Juvenil, o jurássico presidente da Assembleia Legislativa, em franca decadência eleitoral.

Indagado pelo Blog do Barata, Priante revelou que deverá sair candidato à Câmara dos Deputados, o que reforça as suspeitas de que Domingos Juvenil é, na verdade, um laranja, útil para não tornar tão repulsivo o apoio à reeleição da governadora petista Ana Júlia Carepa, que mantém uma relação ambivalente, entre a solidariedade e a hostilidade, com o PMDB.

Ao postular a candidatura ao governo pelo PMDB, Priante foi estimulado pelo seu bom desempenho nas pesquisas de intenção de voto encomendadas pelo ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do partido no Pará, do qual o hoje deputado federal é presidente regional e líder inconteste.

O bom desempenho de Priante nas pesquisas de intenção de voto é tanto mais expressivo porque ele submergiu no limbo político, após sair candidato a governador em 2006, para atender conveniências partidárias, em detrimento de uma reeleição líquida e certa para a Câmara dos Deputados. (Fonte: Blog do Barata)

Dunga deixa retrospecto de lado

AFP


Johanesburgo - O Brasil já enfrentou o Chile 65 vezes, vencendo 46 dos confrontos, empatando 12 e perdendo apenas sete. Sob o comando do técnico Dunga (foto), o aproveitamento é de 100%: foram cinco confrontos e cinco vitórias da Seleção Brasileira. Mas o treinador quer esquecer os números do passado e se concentrar no presente. Ou seja, na partida das oitavas de final da Copa do Mundo da Fifa na África do Sul 2010, que acontece nesta segunda-feira (28) em Johanesburgo.

"Para mim é só estatística, pois os números são feitos para isso. Mas o que vale é a próxima; a cobrança é para este jogo", declarou Dunga em entrevista coletiva no estádio Ellis Park, local da partida.

Dunga comandou o Brasil nas vitórias sobre o Chile por 4 a 0 em jogo amistoso no dia 24 de março de 2007. No mesmo ano, outros dois confrontos, pela Copa América, na Venezuela: 3 a 0 na primeira fase e 6 a 1 nas quartas de final.

Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa 2010, mais duas vitórias brasileiras: 3 a 0 em Santiago em 2008 e 4 a 2 na Bahia em 2009.

"História faz parte do passado. Eles sabem que o que importa é o presente, o que passou, passou, fica nas estatísticas. É bom para conversar com os amigos e falar 'ganhei estes jogos', mas para nós que estamos aqui o importante é sempre o próximo".

Dunga retribuiu os elogios do argentino Marcelo Bielsa, técnico do Chile, que ressaltou a força da equipe brasileira e a qualidade individual dos jogadores. O treinador brasileiro disse que a seleção chilena evoluiu sob o comando o de Bielsa e elogiou a garra da equipe em campo.

"Sem dúvida, o Chile vem crescendo com o Bielsa. É um adversário sempre difícil, uma equipe rápida, muito competitiva, que adquiriu a mentalidade de seu treinador. É uma equipe que vem para o campo para jogar, joga no seu limite, deixa tudo que tem que deixar dentro de campo. Para superá-los, é preciso jogar da mesma forma", analisou Dunga.

Apontado como adversário "ideal" para o Brasil, em função de seu estilo de jogo, o Chile promete partir para o ataque na partida desta segunda-feira. Mas Dunga prefere se concentrar em sua própria tática.

"Ideais são as equipes que o Brasil já derrotou. Os outros são todos complicados e vamos ter que enfrentá-los. Cada um tem a sua forma de jogar e nós temos que achar a nossa maneira de surpreender o adversário", finalizou. (AFP)

Calendário eleitoral

30 de junho (quarta-feira)
Último dia para a realização de convenções para decidir sobre as coligações e escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal, estadual e distrital.

sábado, 26 de junho de 2010

Fichas...


O PPS será o PCdoB do PSDB?

* ISMAEL MORAES
Caso o PPS não efetive a postura anunciada por seu presidente, o deputado estadual Arnaldo Jordy, de que lhe cabe a indicação de vice-governador ou uma vaga de senador na composição com o PSDB, esse partido entrará no processo metamórfico que constitui a indagação que intitula este.

O PCdoB é emblemático pelo fisiologismo nas suas relações no espectro político considerado de esquerda, sempre comensal de pequenas sobras de cargos do PT, e nunca titular de posição determinante.

O PPS tornou-se depositário da confiança de grande parte do eleitorado esclarecido dos centros urbanos, após o PT mostrar a verdadeira cara e avançar sofregamente nas práticas de corrupção, deixando para trás todo o ideário que pregara no país nos últimos 30 anos.

Quem está inteirado dos bastidores da política paraense sabe que Jatene está controlando as pretensões do PPS de lançar candidato ao Senado de acordo com a receita que Jader lhe determina, ameaçado de não receber o apoio do cacique do PMDB num eventual 2º turno.

Ao aceitar essa posição de dominação, o PPS desce àquela captis diminutio conhecida a que foi reduzido o PCdoB, há muito tempo. E assim, corre o risco de perder o patrimônio eleitoral que angariou junto à parcela esclarecida, hoje seu grande cabedal político. Porque os mais esclarecidos saberão que além de ser mero acessório do PSDB será mais uma ramificação das extensões tentaculares de Jader Barbalho.

Assim, o PPS fica numa encruzilhada que talvez decidirá para sempre seu futuro como partido: ou será reduzido a uma inane agremiação providencial às voluntariedades de uma sigla matriz ou de um cacique tradicional, ou poderá marcar posição como entidade política autêntica e referencial a uma parcela da sociedade carente de representação. Esperar pra ver.

* Autor é advogado

Oi Novos Brasis 2010

Uma nova etapa e um desafio ainda maior, do tamanho deste país: contribuir para transformar a realidade de milhares de pessoas em centenas de comunidades. Da grande cidade ao pequeno município da última fronteira.

Seu projeto pode fazer toda a diferença, inédito ou em novo estágio, buscamos ideias criativas, com a marca da singularidade e a intenção solidária e cidadã.

Oi Novos Brasis 2010. Inscreva seu projeto ainda hoje. Juntos, vamos demarcar novas fronteiras no espaço de cidadania.

Inscrições até 26 de julho. Os projetos deverão ser inscritos exclusivamente pelo site
www.oifuturo.org.br/oinovosbrasis2010. Para qualquer outro esclarecimento, entre em contato conosco através do e-mail: projetonovosbrasis@oi.com.br.

Interaja com o Oi Novos Brasis em nossas redes: Orkut - http://bit.ly/brasisorkut; Twitter - http://bit.ly/brasistwitter; Facebook- http://bit.ly/brasisfacebook; e Youtube - http://bit.ly/brasisyoutube.

Botas para recarregar celular

A Orange está presente todos os anos no Festival de Glastonbury trazendo seus produtos em estágio beta e desta vez um carregador ecológico – bem ecológico eu diria – chamou a atenção.

O protótipo consiste em 1 par de botas, literalmente. O carregador se chama Orange Power Wellies, que funciona com a diferença de temperatura que emitimos de nossos pés. Com essa temperatura é possível gerar energia elétrica suficiente para carregar um celular, acredite.

A fabricante avisa: é preciso caminhar cerca de 12 horas para conseguir energia o suficiente para carregar 1 hora. Quanto mais calor seu pé produzir, mais energia terás.

Impunidade que envergonha a Justiça do Pará

Por causa da morosidade e gravíssimos erros da Justiça do Pará, fazendeiros mandantes de assassinatos de trabalhadores rurais no sul do Pará não serão julgados, beneficiando-se da prescrição dos crimes.
1-Fazendeiro Valter Valente: prescrição depois de 28 anos
O lavrador Belchior Martins da Costa foi assassinado no dia 02.03.1982, por disputa de terra, quando colhia sua roça de arroz. Conforme declarações da época, o corpo foi perfurado por 140 tiros, mas a polícia não fez nenhuma perícia.
28 anos depois do crime, o juiz da Comarca de Rio Maria, dr. Roberto Cezar Oliveira Monteiro, designou o dia 24.06.2010 para o julgamento pelo Tribunal do Júri, de José Herzog, um dos acusados pelo assassinato. Trata-se de apenas mais um crime do campo que ficará na mais absoluta impunidade, pois a Justiça paraense deixou transcorrer 28 anos para finalmente realizar o julgamento, quando é pouquíssimo provável se obter uma condenação.
O principal acusado, fazendeiro Valter Valente, contra o qual há provas fortes, hoje tem cerca de 80 anos de idade e não será submetido a julgamento. Contra Jose Herzog, é notória a inconsistência das provas diante da frágil investigação criminal da época. Isso mostra que este julgamento consiste num jogo de cartas marcadas, cujo resultado certo será a impunidade.
Assim, o Comitê Rio Maria e a Comissão Pastoral da Terra - que com imensas dificuldades e obstáculos conseguiram levar o processo até a pronúncia e, ao longo dessas 3 décadas, denunciaram e exigiram providências das autoridades – não serão coniventes com essa farsa e decidiram que os advogados da CPT não participarão desse julgamento como assistentes de acusação.
2-Fazendeiro Geraldo de Oliveira Braga: prescrição depois de 20 anos
Braz Antônio de Oliveira, diretor do STR de Rio Maria, e seu companheiro Ronan Rafael Ventura foram mortos em abril de 1990 por uma máfia a serviço de fazendeiros. Após 19 anos de tramitação e morosidade da Justiça, finalmente em 16.02.2009 o Supremo Tribunal Federal declarou a prescrição do crime com relação ao mandante Geraldo de Oliveira Braga, fazendeiro de Minas Gerais, hoje com 74 anos de idade.
Por sua vez, o processo que tramita na Comarca de Rio Maria com relação aos executores do crime teve o andamento e o curso da prescrição suspensos em 05.05.2010, até a captura ou o comparecimento espontâneo dos acusados, o que obviamente nunca acontecerá.
3-Fazendeiro Jerônimo Alves de Amorim
Como é de conhecimento público, Jerônimo já foi condenado a 19 anos e meio de prisão em regime fechado como mandante do assassinato do sindicalista Expedito Ribeiro de Souza, presidente do STR de Rio Maria, morto em 02.02.91, mas cumpriu só um ano e meio da sua pena.
O processo foi transferido ilegalmente para o Tribunal de Justiça de Goiás, onde Jerônimo tinha sua família, apesar de responder a outro processo criminal no Estado do Pará.
A partir de 2001, ele cumpriu sua pena em prisão domiciliar na sua luxuosa residência de Goiânia e em dezembro de 2001 beneficiou de um escandaloso indulto, por cumplicidade do Tribunal de Justiça de Goiânia.
O fazendeiro Jerônimo Alves de Amorim também responde a outro processo criminal, pelo assassinato de duas pessoas de Xinguara, em 1993. O Tribunal de Justiça do Pará omitiu o nome do assistente de acusação em publicação oficial, o que atrasou o feito.
Em 2004, ele recorreu da sentença de pronúncia ao Superior Tribunal de Justiça. O processo ficou parado, de 19.05.2005 até 30.04.2010, período em que retornou para o Tribunal de Justiça do Pará, para que intimasse o réu para a nomeação de novo advogado. Tudo indica que este crime também resultará em prescrição, consagrando mais uma vez a impunidade.
Lembramos ainda que os fazendeiros Adilson Laranjeira e Vantuir Gonçalves de Paula, mandantes condenados em 2003 a 19 anos e 10 meses de prisão pelo assassinato do sindicalista João Canuto de Oliveira, nunca foram capturados para cumprir a pena. Um deles morreu de morte natural em 2007 e o outro ainda está foragido.
Será que a Justiça do Pará mudou após a condenação de dois fazendeiros mandantes da morte da Irmã Dorothy? Obviamente que não. É importante destacar que todos esses casos recentes de impunidade são apenas a ponta do iceberg. Quantos processos de vítimas pobres ainda estão engavetados?
A responsabilidade do Tribunal de Justiça do Pará por tão graves impunidades continua sendo uma vergonha. E a violência continua.
“Se vossa justiça não supera a justiça dos doutores da lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu” (Mt 5,20). Como é atual esta palavra de Jesus!

Xinguara-PA, 22 de junho de 2010

Antonia Macedo Ribeiro
Secretária do Comitê Rio Maria
Frei Henri Burin des Roziers
Advogado da Comissão Pastoral da Terra
Jovandre Antonio de Melo
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria

Copa do Mundo 'só para os ricos'

Durban - Com um design futurista, um funicular e acabamentos de mármore, o estádio Moses Mabhida tornou-se numa das principais atracções turísticas de Durban, antes da realização do Campeonato do Mundo na África do Sul.O novo estádio de 450 milhões de dólares recebeu o nome de um activista anti-apartheid e herói da classe trabalhadora negra, mas alguns sul-africanos dizem que a sua memória não está a ser respeitada pelas pessoas que usam o estádio para mal tratar os pobres.

“Eles deviam ter chamado o estádio PW Botha, um opressor, não Moses Mabhida, o nosso pai. Isto é um gozo acerca do que ele representava”, diz Johannes Mzimela, um vendedor de gelados.

Mzimela está chateado com aquilo que chama de “raides hostis” da polícia municipal de Durban, contra os vendedores que operam perto do estádio ou qualquer um dos lugares reservados para o Mundial.

Os regulamentos da FIFA estipulam que ninguém para além dos seus parceiros oficiais está autorizado a comercializar ou promover os seus produtos nas zonas circundantes aos lugares da organização do Campeonato do Mundo.

Clement Zulu, que tem vendido gelados nos últimos 25 anos, acusa a polícia municipal e os gestores do estádio Moses Mabhida de promoveram as desigualdades entre ricos e pobres.

“As grandes empresas que nem sequer precisam do dinheiro como nós são aqueles que vão poder vender aqui – eles podem pagar aquilo que é necessário por uma licença”, referiu.

“Pobres mais pobres”

Todos aqueles que não são parceiros oficiais têm de se candidatar na câmara municipal a uma “licença para eventos”. As penas para os transgressores vão desde prisão até uma multa calculada pelos lucros da empresa.

As cidades sede da competição, a FIFA e os comités organizadores locais são obrigados a criar zonas comerciais restritas à volta dos estádios e áreas de importância durante o torneio.

Os gestores dos estádios recusaram-se a comentar as críticas dos vendedores de rua, mas a FIFA defende que tem de proteger os patrocinadores oficiais daqueles que querem lucrar do evento sem terem feito qualquer contribuição financeira. Mas muitos vendedores referem que nem sequer sabem como devem candidatar-se às licenças.

“Estão a obrigar-nos a saltar centenas de barreiras para que façamos num mês aquilo que aqui fazemos há anos, vender no estádio”, diz Nhanhla Mkhize, um vendedor de gelados. Ele diz que todas as esperanças que o Mundial possa melhorar a sua vida foram dissipadas.

“Agora eu sei que isto é apenas uma lembrança que os ricos vão ficar mais ricos e os pobres mais pobres”, referiu.

Criminosos

Milhares de milhões de dólares foram gastos na requalificação dos aeroportos, hotéis e na construção de novos estádios em algumas das novas cidades sede do torneio, tudo para acomodar os aguardados 450 mil adeptos estrangeiros.

A África do Sul espera receber a maior parte dos lucros durante o evento, mas os vendedores de rua dizem que sabem que não vão ver um cêntimo desse dinheiro.

Jabulane Ngubane é um vendedor de rua que diz que o Mundial está a ameaçar o sustento da sua família. “A polícia persegue-nos como se fossemos criminosos”, refere Ngubane, que vende bebidas e pacotes de batatas fritas.

“Se este é um modo de vida errado, então eles têm de nos mostrar o que é correcto, porque quando procuro um emprego não consigo arranjar nenhum e quando vendo nas ruas confiscam-me o meu trólei”, afirma.

Ele é de Pietermaritzburgo e trabalha em Durban, a cerca de 50 quilómetros de distância, viajando para casa uma vez por semana para ver a família. Ngubane sustenta 13 crianças da sua actividade de venda nas ruas.

Antes da pressão policial, Ngubane diz que fazia 54 dólares por dia e conseguia mandar pelo menos 161 dólares por semana para a família.

Quando os produtos são confiscados, os vendedores recebem multas que vão dos 13 aos 40 dólares, que em muitos casos equivale a um dia de ordenado. Os produtos perecíveis como os gelados ficam muitas vezes estragados durante os raides ou quando estão armazenados.

Devido a isto, Ngubane está a começar a ressentir o torneio. “Eu não quero ter nada a ver com o Campeonato do Mundo; já nos causou muita dor”, assegura.

“Ficarei feliz quando tudo isto terminar. Talvez a polícia nos deixe em paz para que possamos ganhar dinheiro para sustentar as nossas famílias”. (Pumza Fihlani, BBC News)

Agência Planet na revista Veja






A agência Planet Comunicação, com sede em Marabá, figura num suplemento especial da Vale de 8 páginas na edição da revista Veja desta semana. Destaque para o 'cap' da agência, Walmor Costa, e para a funcionária Antonia Lucineide Farias, responsável pela produção de clipping eletrônico de notícias sobre a mineradora.

Oitavas de final da Copa do Mundo

Dia 26/06 (sábado)
Às 11 horas, em Port Elizabeth: Uruguai x Coreia do Sul
Às 15h30, em Rustemburgo: EUA x Gana

Dia 27/06 (domingo)
Às 11 horas, em Bloemfontein: Alemanha x Inglaterra
Às 15h30, em Johanesburgo: Argentina x México

Dia 28/06 (segunda-feira)
Às 11 horas, em Durban: Holanda x Eslováquia
Às 15h30, em Johanesburgo: Brasil x Chile

Dia 29/06 (terça-feira)
Às 11 horas, em Pretória: Paraguai x Japão
Às 15h30, em Cidade do Cabo: Espanha x Portugal

_________________________________
Resultados
Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul
EUA 1 x 1 Gana (normal) e EUA 0 x 1 Gana (prorrogação)
Alemanha 4 x 1 Inglaterra
Argentina 3 x 1 México
Holanda 2 x 1 Eslováquia
Brasil 3 x 0 Chile
Paraguai 0 x 0 Japão (normal) e Paraguai 5 x 3 Japão (pênaltis)
Espanha 1 x 0 Portugal

Quartas de final
Sexta-feira (2)
Às 11 horas, em Port Elizabeth: Holanda x Brasil
Às 15h30, em Johanesburgo: Uruguai x Gana

Sábado (3)
Às 11 horas, em Cidade do Cabo: Argentina x Alemanha
Às 15h30, em Johanesburgo: Paraguai x Espanha

Comunidade da Apa recebe cabeças de gado da Estação Conhecimento

Fotos: Zinho Bento

Silvio Vaz, Darci Lermen e um dos colonos


Público presente na cerimônia

Os três produtores sorteados com as reses

Uma cerimônia na Estação Conhecimento da Apa do Igarapé Gelado, na última quarta-feira (23), em Parauapebas (PA), marcou o início da concretização de uma vocação econômica da comunidade local: a bovinocultura de leite.

Foram sorteados os três primeiros lotes de sete cabeças de gado da raça girolando, de um total de 350 adquiridas pela Estação, que serão entregues às 52 famílias de produtores da região atendidas pela Estação.

Morador da Apa do Gelado há 14 anos, o produtor Raimundo Belo foi um dos sorteados. Ele já possui 10 vacas cujo leite ajuda a sustentar a mulher e seus dois filhos. "Com esse incentivo, vou conseguir aumentar ainda mais meu rebanho e, futuramente, oferecer uma vida melhor para a minha família", acredita.

O prefeito Darci Lermen, presente no evento, disse considerar a entrega dos animais uma forma de contribuir para que a Apa do Gelado seja sustentável economicamente. "Nosso objetivo é de que daqui para frente esse projeto seja menos da Vale ou da prefeitura e passe a ser cada vez mais da comunidade".

A entrega do gado é apenas uma das etapas do projeto de bovinocultura da Estação Conhecimento, que dispõe também de uma estrutura com sala de ordenha e equipamentos para melhoramento genético dos rebanhos.

A Fundação Vale disponibiliza profissionais para ensinar as técnicas de manejo, cuidados com o pasto, manutenção das cercas elétricas e inseminação artificial. Os produtores receberam recentemente kits para montagem do pasto rotacionado (sistema de piquetes e cerca elétrica em que o gado precisa de um pequeno espaço para se alimentar) em suas propriedades. Além disso, um curso de bovinocultura está sendo ministrado para 50 filhos de produtores da comunidade.

Para o diretor-presidente da Fundação Vale, Sílvio Vaz, o maior legado que o projeto irá deixar para a comunidade é o conhecimento. "Com essa iniciativa, a escola deixa de ser uma caixa fechada e sai dos muros, levando, além de conhecimento, o desenvolvimento econômico às comunidades".

Com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano, a Estação Conhecimento da Apa do Igarapé Gelado é a segunda de uma série de 18 unidades que serão criadas no Brasil até 2012. A primeira foi construída em Tucumã (PA), na modalidade urbana.

A nova Estação está localizada na zona rural de Parauapebas, em uma área de proteção ambiental, e ocupa mais de 20 mil hectares. O espaço reunirá, em um único lugar, atividades de educação, esportes e, principalmente, iniciativas ligadas à produção rural, já que 120 famílias de agricultores moram na região.

São parceiros da Fundação Vale neste projeto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Prefeitura Municipal de Parauapebas, a Associação dos Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental (Aproapa) e a Associação da Mulheres Filhas da Terra. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

'Gente que brilha' na praça

Treze meses e 14 dias foi o tempo que durou para produzir o segundo filme da HD Produções “Gente que brilha”, sob a ótica dos cineastas Ivan Oliveira e Edinan Costa.

O filme retrata o dia-a-dia de pessoas simples do interior do Pará, que com muita determinação e ao som de ritmos caipiras dão vida ao Festival “Jeca Tatu”, uma disputa entre quadrilhas caipiras e quadrilhas de salão, em Parauapebas, sudeste do Estado.

Através das lentes do cinegrafista Gilson Mesquita (Salgadinho), é possível ver a garra, persistência e coragem dos “brincantes” juninos, que fazem do “Jeca Tatu” a apoteose caipira onde cada um dos brasileiros ali presentes ganha uma luz especial, saindo do anonimato e se tornando de fato “Gente que brilha”. Surpreendente! Vale a pena conferir.

Em tempo: esse é o segundo filme produzido e lançado por essa mesma equipe em 2010. O primeiro, "Mulheres de 20" (lançado em março passado), já foi assistido por mais de 3 mil pessoas e recentemente foi exibido em Porto Velho (RO) e Macapá (AM) pela mostra ABDeC.

Em maio/2010, em Belém, o "Mulheres de 20" participou da primeira Mostra de Cinema ABDeC. Nessa mostra, 6 produções paraenses foram escolhidas para representar o Pará no circuito nacional. Entre os escolhidos, o "Mulheres de 20", que já está em exibição em várias cidades do Brasil. Mesmo caminho que os cineastas pretendem percorrer com o "Gente que brilha", a partir de seu lançamento neste sábado (26), na Praça de Eventos, Parauapebas, durante o festival Jaca Tatu 2010. (Fonte: Assessoria de Imprensa / Abcom)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sessão itinerante da Câmara Municipal em Palmares Sul

A Câmara Municipal de Parauapebas convida a comunidade da zona rural para participar da sessão especial que realizará na vila Palmares Sul, no próximo domingo (27), às 9 horas, dando sequência ao projeto “Câmara Itinerante”, que pretende levar o Legislativo às diversas comunidades da zona rural e aos diversos bairros de Parauapebas.

Na oportunidade, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, o ônibus odontológico da Secretaria Municipal de Saúde estará atendendo à comunidade.

Presente também ao evento uma equipe do programa Bolsa Família, que efetuará novos cadastros e a atualização de dados dos cadastrados. Para tanto, é necessário que os interessados comparecerem com todos os documentos originais, como xerox da carteira de trabalho, título de eleitor, CPF, identidade, certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos, declaração de escolaridade, comprovante de residência, certidão de casamento e último contracheque (caso trabalhe de carteira assinada ou na prefeitura).

Vereador Adelson Fernandes
Presidente CMP

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Portais caem em boato sobre 'Cala boca Galvão' no Simpsons

Alguns dos maiores portais jornalísticos caíram em um boato sobre um episódio de "Os Simpsons" que citaria a campanha "Cala Boca Galvão", movimento que levou o narrador da Globo ao Trending Topics do Twitter.

O boato se espalhou depois que um blog publicou a imagem de Bart Simpson escrevendo em uma lousa, repetidas vezes, a frase "I Will not tweet more 'Cala Boca Galvão'" (Eu não vou mais twittar "Cala Boca Galvão").

De acordo com o blog, o criador da série, Matt Groening, teria caído na versão de que a campanha pretendia salvar pássaros em extinção e enviado um comunicado a Fox com a informação de que prestaria uma homenagem citando a campanha em um episódio do desenho.

O caso foi notícia primeiramente no Terra, depois no Vírgula, Jornal do Brasil, O Dia, A Tarde, UOL e no blog RD1. “Galvão Bueno será citado em episódio de O Simpsons” era o título comum a maioria das matérias.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Fox Brasil não confirmou que a empresa tenha a intenção de citar a campanha no desenho. A companhia também negou que o autor da série tenha se manifestado sobre o movimento “Cala boca Galvão”. (Comunique-se)

Ficha limpa


TSE cassa tempo de propaganda do Partido dos Trabalhadores em 2011

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (24), por unanimidade, cassar sete minutos e trinta segundos do tempo de inserções nacionais a que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem direito no primeiro semestre de 2011.

As penalidades são resultado de duas representações apresentadas pelo PSDB que questionam o uso irregular do espaço de propaganda partidária, exibida nos dias 6 e 8 de maio, para promoção da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. A legenda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na primeira inserção de 30 segundos, segundo a ação, o locutor teria feito menção à continuidade das ações do governo Lula.

“No Governo Lula, 24 milhões de brasileiros saíram da miséria e 31 milhões passaram para a classe média. Quem você acha que pode fazer com que cada vez mais gente saia da pobreza, passa para a classe média e prospere na vida? Uma pessoa que tem a mesma visão de Lula?", questionou o locutor, segundo trecho citado na representação.

A segunda inserção mostraria a candidata petista falando sobre a atuação do atual governo e sobre a manutenção.

“O Brasil tem com Lula um governo que sabe planejar e sabe fazer. Que apoia as empresas brasileiras, que promove o desenvolvimento de todas as regiões e o bem-estar de toda a população. É fundamental continuar nesse caminho", defendeu Dilma durante o programa.

Relator das ações, o corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho, confirmou a decisão liminar em que suspendeu conteúdo das inserções e defendeu a cassação do tempo de propaganda do partido.

“Deixa muito claro o propósito do aludido conjunto de propaganda: a campanha sucessória e a promoção da referida candidata, sra. Dilma Rousseff. O conteúdo não deixa dúvida quanto ao caráter ilícito da propaganda”, afirmou o relator.

Passarinho Junior ressaltou ainda que, depois da decisão de suspender a inserção do dia 6 de maio, o PT teria desconsiderado a orientação e veiculado no dia 8 de maio conteúdo considerado irregular.

“Entendo que houve aqui indício de crime eleitoral. Suspendi e disse que poderia substituir e me parece que isso não foi feito”, afirmou o ministro.

O TSE ainda decidiu encaminhar cópia dos autos do processo ao Ministério do Público Eleitoral para apurar se houve desobediência à decisão judicial.

Caso fique provada a irregularidade, a pena é de três meses a um ano de prisão ao responsável pela decisão de veicular a propaganda irregular. (Débora Santos, do G1)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil produz 2,9 milhões de toneladas de aço em maio

A produção brasileira de aço bruto em maio de 2010 foi de 2,9 milhões de toneladas, representando elevação de 5,5% em relação a abril e aumento de 50,8% quando comparada com o mesmo mês em 2009.

Em relação aos laminados, a produção de maio, de 2,3 milhões de toneladas, representou alta de 5,2 % na comparação com o mês anterior e elevação de 42,4% quando comparada com maio do ano passado.

Com esses resultados, a produção acumulada em 2010 totalizou 13,5 milhões de toneladas de aço bruto e 10,8 milhões de toneladas de laminados, o que significou aumento de 56,9% e 64,5%, respectivamente, sobre o mesmo período de 2009.

Quanto às vendas internas, o resultado de maio de 2010 foi 2,0 milhões de toneladas de produtos, elevação de 12,7% sobre o mês anterior. Quando comparado com igual período de 2009, registra-se alta de 55,3%. As vendas acumuladas em 2010, de 8,8 milhões de toneladas, mostram crescimento de 57,5% com relação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações de produtos siderúrgicos em maio de 2010 atingiram 654,8 mil toneladas no valor de 419,6 milhões de dólares. Com esse resultado, as exportações em 2010 totalizaram 3,5 milhões de toneladas e 2,0 bilhões de dólares, representando aumento de 28,9% em volume e de 21,5 % em valor quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

No que se refere às importações, registrou-se em maio volume de 494,5 mil toneladas (US$ 433 milhões) totalizando, desse modo, 2,3 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos importados no ano, 149,1% acima do mesmo período do ano anterior.

O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos em maio foi de 2,5 milhões de toneladas, totalizando 11,0 milhões de toneladas em 2010. Esses valores representaram elevação de 63,6% e 70,5%, respectivamente, em relação a igual período do ano anterior. (Fonte: Instituto Aço Brasil)

Vale inicia obras da Alpa

Marabá - A Vale inicia oficialmente nesta terça-feira, 22 de junho, as obras para a construção da Aços Laminados do Pará (Alpa), em Marabá. Antiga aspiração do povo paraense, a usina siderúrgica está localizada no Distrito Industrial de Marabá, no Pará, e terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de placas.

A Alpa recebeu a Licença Prévia (LP) em 31 de março deste ano. Já a Licença de Instalação (LI), que permite o início da primeira etapa da obra, a terraplenagem, foi liberada na última terça-feira, dia 15. A entrada em operação da usina (alto forno, aciaria e laminação) está prevista para o final de 2013.

A usina siderúrgica tem investimento estimado em R$ 5,8 bilhões e geração de 16 mil empregos na fase de implantação. Na operação deverão ser mais 5.300 empregos diretos e outros 16 mil indiretos.

A Alpa é um investimento 100% da Vale e promete trazer vantagens competitivas para o Estado do Pará, uma vez que agregará ainda mais valor ao minério de ferro extraído das minas de Carajás, no município de Parauapebas (PA).

Em novembro de 2009, a Vale e Aço Cearense assinaram memorando de entendimentos para implantação das linhas de laminação da Alpa: bobinas a quente (710 mil toneladas ano), bobinas a frio (450 mil toneladas ano) e galvanizados (150 mil toneladas ano).

Além da usina siderúrgica para produzir placas e aços laminados, o empreendimento compreende um sistema totalmente integrado: a construção de um acesso ferroviário para receber o minério de ferro de Carajás; e a construção de um terminal fluvial no rio Tocantins para receber o carvão mineral e fazer o escoamento da produção siderúrgica até o Terminal Portuário de Vila do Conde, em Barcarena (PA). Além de atender à produção da siderúrgica, a futura hidrovia deverá servir a outras atividades socioeconômicas da região. Matéria completa aqui.

Agenda do presidente Lula no Pará

Terça-feira (22 de junho)

8 horas: Partida para Altamira (PA) - Base Aérea de Brasília (DF)
10h10: Chegada a Altamira - Aeroporto de Altamira
10h20: Entrevista para a Rádio FM Vale do Xingu
11h30: Ato por Belo Monte e pelo desenvolvimento da região do Xingu - Estádio Bandeirão
13h35: Partida para Marabá (PA) - Aeroporto de Altamira
14h30: Chegada a Marabá - Aeroporto de Marabá
15h25: Cerimônia alusiva ao início da terraplanagem da usina siderúrgica Aços Laminados do Pará S/A (Alpa) - Rodovia BR-230, Km 7
17h10: Partida para Brasília - Aeroporto de Marabá
19h10: Chegada a Brasília - Base Aérea de Brasília

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Carro do Governo do Estado se envolve em acidente

Fotos: Edinaldo Sousa




Marabá - No final da manhã do último sábado (19) aconteceu um acidente envolvendo uma camionete Ranger, cor preta, placas JWB-4508, pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, dirigido por Welton Luz Sousa, e um Uno Mille cinza, placas MWQ-2319, Araguaina-TO, de propriedade de Deuselindo Gomes Carvalho.

Deuselindo Carvalho explicou que estava parado na BR-155, próximo à barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tendo em vista que havia uma grande fila de carros em função de outro acidente que aconteceu naquela madrugada, e a camionete Ranger bateu violentamente na traseira do Uno, causando um grande estrago.

O acidente foi registrado pela escrivã Pedrina Morhy Guedes durante o plantão de sábado na 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá. Ela requisitou perícia nos dois carros.

O curioso neste caso é que a Ranger, segundo o relato feito na ocorrência policial, está cedida à vice-prefeita de Conceição do Araguaia, Wanderlândia Maria de Oliveira Aquino (PSB), mas foi grafado na ocorrência que ela pertence ao PSDB.

O fato inusitado suscitou vários questionamentos por parte de policiais plantonistas naquela tarde. Entre eles o fato de o carro está sendo usado em final de semana e qual a missão que estava sendo cumprida com o veículo. Com a palavra as autoridades. (Edinaldo Sousa)

Viva Vôlei em Parauapebas

Fotos: Helder Messiahs




A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), lançou no último sábado (19), no ginásio esportivo do bairro Beira Rio, o programa Viva Vôlei, numa parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol e apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O lançamento do programa contou com a participação do secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Marcos Moratorio; de professores de educação física, desportistas, alunos e autoridades.

À frente do projeto em Parauapebas, Anderson Moratorio explicou que o município oferece 120 vagas para crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 7 a 14 anos, cujo período de inscrição já se encontra à disposição da comunidade, até o preenchimento de todas as vagas.

Segundo ainda o secretário, os treinamentos dos jovens inscritos ocorrem no ginásio poliesportivo nas segundas, quartas e sextas-feiras. Os instrutores do programa receberam treinamentos de professores de educação física da Confederação Brasileira de Voleibol.

“Nesse projeto, utilizamos a prática esportiva não só voltada para ao resultado, a performance, a seletividade. Oferecemos a oportunidade de escolha, de criação e de expressão durante as atividades”, destaca Anderson Moratorio.

O titular da Semel explica também que o processo de desenvolvimento do Viva Vôlei foi pautado na realização das ações de forma lúdica com atividades recreativas. “Assim, acreditamos que o esporte será inserido na vida da criança de forma prazerosa, e contribuirá na melhoria da qualidade de vida com conceitos e valores que promovem a inclusão social”.

O programa consiste em temas que irão abordar a aprendizagem motora, minivôlei, fundamentos e técnicas, planejamento, impacto social e atividades recreativas.

O Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol que visa aproximar cada vez mais as crianças de seus pais, diminuir a evasão escolar e afastar os jovens das drogas e da ociosidade. Para isso, os professores instrutores são peças fundamentais nesse processo.

Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol, o Viva Vôlei foi criado para satisfazer as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças brasileiras, visando ampliar, da esfera esportiva à social, os princípios fundamentais do esporte, através da contribuição no desenvolvimento integral e na construção de valores éticos e morais de seus praticantes.

domingo, 20 de junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

Coletiva sobre agenda presidencial

Marabá - A Secretaria de Imprensa da Presidência da República realiza na próxima segunda-feira (21) entrevista coletiva em Marabá para tratar da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado do Pará.

O presidente Lula estará no Pará na terça-feira (22) para ato por Belo Monte e o desenvolvimento da região Xingu (em Altamira) e a cerimônia de início de terraplanagem da usina siderúrgica Aços Laminados do Pará S/A (Alpa), em Marabá.

Participarão da coletiva o diretor de Relações Institucionais da Vale, José Carlos Soares; o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio de Abreu Monteiro; o secretário de Meio Ambiente, Aníbal Pessoa Picanço; e representante da Eletronorte.

Entrevista coletiva
Data: segunda-feira, dia 21 de junho
Horário: 11 horas
Local: auditório do Incra
Av. Amazônia, s/nº, Agrópolis, Marabá (PA)
Informações para a imprensa: Carol Carvalho - Tel: (61) 3411-1538
Credenciamento: para cobertura da agenda presidencial em Altamira e Marabá, no dia 22/06, é necessário fazer credenciamento. Informações no site: www.imprensa.planalto.gov.br
Informações sobre credenciamento: Fátima Amarante - Tel: (61) 3411-1249.

Prêmio Chico Mendes tem inscrições abertas até 31 de agosto

Brasília - Estão abertas as inscrições para a nona edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Até 31 de agosto, os interessados podem inscrever gratuitamente os trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia Legal.

Podem se candidatar os municípios da Amazônia Legal, pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, associações comunitárias devidamente constituídas, bem como instituições de pesquisa privadas.

O prêmio está dividido em seis categorias: liderança individual, organização da sociedade civil, negócios sustentáveis, educação ambiental, município, saúde e meio ambiente.

Os trabalhos serão apreciados por uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No processo de seleção e avaliação das propostas serão considerados critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social.

A inscrição pode ser feita pela internet www.mma.gov.br/premiochicomendes ou pelos Correios, via Sedex, e endereçada ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP 70306-970, Brasília (DF).

O primeiro colocado de cada categoria receberá diploma honorífico e, com exceção da modalidade município, o prêmio de R$ 28 mil.

Histórico - O Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente foi criado pelo MMA em 2002, com o objetivo de valorizar e incentivar o agente responsável pelo processo de melhoria da qualidade ambiental, reconhecendo e estimulando os indivíduos, as comunidades, as organizações não-governamentais, as empresas e os municípios que contribuem para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Além disso, tem o propósito de identificar e difundir práticas ambientais exitosas e experiências relevantes desenvolvidas na Amazônia Legal brasileira, voltadas para a área de conservação ambiental e saúde, que possam servir de referência a outros profissionais e instituições.

Mais informações pelos fones (61) 2028-2093 / 2028-2078 / 2028-2090 ou pelo e-mail premiochicomendes@mma.gov.br (Ascom MMA)

Lula e Ana Júlia participam de ato pelo desenvolvimento sustentável

Belém - Cerca de 20 mil pessoas devem participar do ato público em favor do desenvolvimento sustentável da região do Xingu, na próxima terça-feira (22), às 10 horas, no Estádio Bandeirão, em Altamira, município-pólo da região.

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da governadora Ana Júlia Carepa, de ministros, de secretários de Estado, prefeitos, lideranças comunitárias, entidades de classe e a população em geral, na pauta do encontro estão o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, a Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, o asfaltamento da Transamazônica (BR-230) e da Santarém-Cuiabá (BR-163), o Programa Luz para Todos e a discussão de questões que envolvem a regularização fundiária e ambiental.

Matéria completa aqui.

Diploma de jornalista contribui para liberdade de imprensa, afirmam especialistas

Brasília - A qualificação profissional do jornalista contribui para a liberdade de imprensa. A conclusão é de especialistas que participaram na última quinta-feira (17) de audiência pública promovida pela comissão especial que analisa a PEC 386/09, do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). A matéria estabelece a necessidade de curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão.

Participaram dos debates o secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Vinicius Furtado Coelho; e o advogado constitucionalista Ivo Dantas. Para Dantas, o decreto que regulamenta a profissão de jornalista não se contrapõe à Constituição.

“Ninguém está impedido de emitir opinião. Jornalista é um cargo técnico, e ser técnico não fere a Constituição. É preciso saber que existem questões que só os técnicos da profissão, que passaram por um banco escolar, sabem responder. Uma notícia mal formulada ou equivocada pode causar comoção popular ou danos irreparáveis”, alerta o advogado.

De acordo com o secretário-geral da OAB, a PEC 386/09, além de restabelecer a necessidade de curso superior para o exercício do Jornalismo, supera a inconstitucionalidade verificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A emenda vem com intuito de superar o impedimento imposto pela Corte. No entanto, é preciso construir um relatório que não permita que a retórica da inconstitucionalidade prevaleça”, declarou Marcos Vinicius.

O deputado Paulo Pimenta explicou que, desde o início da discussão do tema, os setores que defendem a não-regulamentação profissional dos jornalistas optaram pelo “silêncio”. “Eles são contra a exigência do diploma para jornalistas e não apresentam publicamente os argumentos. Nunca aqueles que aplaudem e acolhem a decisão do STF vieram publicamente defender a importância ou fundamentação política para o fim do diploma para jornalistas”, afirmou.

Pimenta lembra que a vontade dos constituintes expressa na Constituição de 1988 é contrária ao entendimento do STF. “A Constituição não diz que o diploma podia ser visto como embaraço ou restrição à liberdade de imprensa ou expressão. A decisão do STF reinterpreta a intenção do constituinte, uma decisão de 20 anos atrás. Jamais alguém entendeu dessa forma”, lamenta.

A decisão do STF que acaba com a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão completou um ano na última quinta-feira (17).