Estão abertas as inscrições para a seleção do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que inicia a primeira turma em agosto de 2010.
O curso foi aprovado no dia 29 de março pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ofertará oito vagas, distribuídas igualmente entre duas linhas de pesquisa: Mídia e Cultura na Amazônia e Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia.
Primeiro mestrado em Comunicação do Pará e segundo da região Norte, o curso tem como proposta o enfoque de questões amazônicas e sua relação com o campo da Comunicação, abordagem apontada como ponto forte do projeto pela comissão de avaliadores da Capes no processo de aprovação.
Na linha de pesquisa Mídia e Cultura na Amazônia, a finalidade é estudar os processos interpretativos da mídia em sua relação com as identidades culturais, as redes sociais, a memória e o imaginário no contexto da realidade regional.
Já a linha de pesquisa Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia busca observar os processos midiáticos como constituição de sentido, em suas diversas instâncias e formas, na região.
Segundo prevê o edital – a partir das normas da Capes –, o curso deve ser realizado em um mínimo de 12 meses e um máximo de 24 meses. Para isso, o aluno deve cursar duas disciplinas obrigatórias e três optativas e elaborar a dissertação em tema pertinente à linha de pesquisa para a qual foi aprovado. Fazem parte do corpo docente oito professores doutores pertencentes à Faculdade de Comunicação (Facom) da UFPA.
Até 23 de junho
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de junho na secretaria do programa, no prédio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), em frente ao ginásio de esportes no campus básico da UFPA. O horário de inscrição é de 9 às 13 h e das 14h30 às 18 h e o telefone para informações é 3201-7526.
O edital 2010 está disponível em dois endereços no Portal da UFPA: na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em http://www.propesp.ufpa.br/editais/EDITAL_DE_SELECAO_COMUNICACAO_UFPA_2010.pdf e também na página do ILC, em http://www.ilc.ufpa.br/downloads/edital_de_selecao_comunicacao_ufpa_2010.pdf
Texto: Divulgação Facom
sábado, 5 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E o que mai acontece ... o movimento estudantil petista quando soube que o ex-reitor da UFPA Alex tinha recebido uma verba extra polpuda e que iria fazer alojamento estudantil no campus do guamá, invadiram o seu gabinete e exigiram que fosse auditório de luxo, como de fato aconteceu, posto que, alojamento serviria mais para acoitar vagabundo. Ainda essa semana na UFPA encontrei um bando de petista fazendo campanha para que uma professora doutora pela França fosse eleita para um cargo, porquanto, se eleita, não ministraria mais aula. Ao indagá-los esses disseram que o bom é ter professor o mais imprestável possível e seria um luxo gastar gente tão bem qualificada com um bando de imprestáveis. Além disso, o docente que não fizer isso vai morrer de fome.
Postar um comentário