sábado, 26 de junho de 2010

Comunidade da Apa recebe cabeças de gado da Estação Conhecimento

Fotos: Zinho Bento

Silvio Vaz, Darci Lermen e um dos colonos


Público presente na cerimônia

Os três produtores sorteados com as reses

Uma cerimônia na Estação Conhecimento da Apa do Igarapé Gelado, na última quarta-feira (23), em Parauapebas (PA), marcou o início da concretização de uma vocação econômica da comunidade local: a bovinocultura de leite.

Foram sorteados os três primeiros lotes de sete cabeças de gado da raça girolando, de um total de 350 adquiridas pela Estação, que serão entregues às 52 famílias de produtores da região atendidas pela Estação.

Morador da Apa do Gelado há 14 anos, o produtor Raimundo Belo foi um dos sorteados. Ele já possui 10 vacas cujo leite ajuda a sustentar a mulher e seus dois filhos. "Com esse incentivo, vou conseguir aumentar ainda mais meu rebanho e, futuramente, oferecer uma vida melhor para a minha família", acredita.

O prefeito Darci Lermen, presente no evento, disse considerar a entrega dos animais uma forma de contribuir para que a Apa do Gelado seja sustentável economicamente. "Nosso objetivo é de que daqui para frente esse projeto seja menos da Vale ou da prefeitura e passe a ser cada vez mais da comunidade".

A entrega do gado é apenas uma das etapas do projeto de bovinocultura da Estação Conhecimento, que dispõe também de uma estrutura com sala de ordenha e equipamentos para melhoramento genético dos rebanhos.

A Fundação Vale disponibiliza profissionais para ensinar as técnicas de manejo, cuidados com o pasto, manutenção das cercas elétricas e inseminação artificial. Os produtores receberam recentemente kits para montagem do pasto rotacionado (sistema de piquetes e cerca elétrica em que o gado precisa de um pequeno espaço para se alimentar) em suas propriedades. Além disso, um curso de bovinocultura está sendo ministrado para 50 filhos de produtores da comunidade.

Para o diretor-presidente da Fundação Vale, Sílvio Vaz, o maior legado que o projeto irá deixar para a comunidade é o conhecimento. "Com essa iniciativa, a escola deixa de ser uma caixa fechada e sai dos muros, levando, além de conhecimento, o desenvolvimento econômico às comunidades".

Com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano, a Estação Conhecimento da Apa do Igarapé Gelado é a segunda de uma série de 18 unidades que serão criadas no Brasil até 2012. A primeira foi construída em Tucumã (PA), na modalidade urbana.

A nova Estação está localizada na zona rural de Parauapebas, em uma área de proteção ambiental, e ocupa mais de 20 mil hectares. O espaço reunirá, em um único lugar, atividades de educação, esportes e, principalmente, iniciativas ligadas à produção rural, já que 120 famílias de agricultores moram na região.

São parceiros da Fundação Vale neste projeto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Prefeitura Municipal de Parauapebas, a Associação dos Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental (Aproapa) e a Associação da Mulheres Filhas da Terra. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: