quinta-feira, 10 de junho de 2010

Prefeito de Marabá é recebido na área do 'Contestado' sob protesto

Fotos: Waldyr Silva












Acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Educação, Agricultura e de Obras; dois vereadores e assessores, o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima (PR), foi recebido nesta quarta-feira (9) por produtores rurais na vila Alto Bonito (a 70 quilômetros de Parauapebas), localizada na região conhecida como "Contestado", sob momentos de protesto.

A primeira manifestação ocorreu pouco mais de meio-dia, quando o prefeito e comitiva almoçavam na casa de um evangélico, a cerca de 600 metros do centro da vila.

Na casa do "irmão", os manifestantes disseram que estavam desde as primeiras horas da manhã esperando o prefeito na vila para a reunião, "mas ele passou de fininho sem nos dar nenhuma satisfação sobre o horário da reunião e vem pra cá comer do bom e do melhor, enquanto a gente esperava ele, comendo apenas mandioca cozida", reclamou um dos colonos, bastante irritado.

Foi preciso a intervenção do ex-deputado estadual Cláudio Almeida e do próprio prefeito Maurino Magalhães para acalmar os ânimos dos agricultores zangados.

Poucas horas depois, surgiu a segunda confusão, por causa do local da reunião, marcada para o interior do templo central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão. Boa parte dos colonos não aceitava que o encontro ocorresse dentro de uma igreja, "porque poderia sair palavrões nas discussões e aí o pastor não ia gostar", e sugeria que fosse transferido para uma escola próximo dali.

Mesmo com o protesto do lado de fora, a reunião ocorreu normalmente na igreja, com o prefeito de Marabá ouvindo as reivindicações de lideranças de vilas e assentamentos do "Contestado" e prometendo estudar os pleitos e priorizar as necessidades mais urgentes.

Por volta das 15 horas, Maurino Magalhães foi avisado no ouvido por um de seus assessores que alguns agricultores haviam interditado a estrada na saída da vila com uma camioneta tipo "pau-de-arara", impedindo a passagem de veículo. Nesse momento, o prefeito fez uma oração e pediu que todos ali no interior da igreja também orassem para abrandar os corações dos manifestantes.

Depois que a reunião encerrou, às 16 horas, os motoristas da comitiva do prefeito e de outros veículos deram um jeitinho e conseguiram furar o bloqueio, passando apertados num pequeno espaço na frente da camioneta. Quando a maioria da frota acabava de passar, o motorista do veículo retirou o mesmo da posição em que estava na estrada.

Resultado da reunião

Durante a reunião, Maurino Magalhães informou que nos últimos 20 anos era a primeira vez que um prefeito de Marabá visitava oficialmente a região do "Contestado", uma faixa de terra pertencente ao município de Marabá localizada na margem direita do rio Itacaiúnas, onde se localizam 17 projetos de assentamentos.

Por se localizar geograficamente mais próxima da sede administrativa de Parauapebas, com difícil acesso para Marabá, a região vem sendo administrada em sua maior parte pela Prefeitura de Parauapebas.

Ao longo dos últimos anos, os agricultores da área vêm pressionando a Prefeitura de Marabá, mas alegam que a maioria de seus pleitos, como políticas públicas para agricultura, saúde e educação, não vem sendo atendida pela administração marabaense.

Há cerca de duas semanas, mais de 100 colonos foram até o prefeito de Marabá e também à Câmara Municipal, quando mais uma vez exigiram que a região recebesse benefícios. Na oportunidade, o prefeito prometeu aos manifestantes que visitaria a área no dia 5 de junho, fato que ocorreu somente nesta quarta-feira (9).

Na reunião de Alto Bonito, Maurino Magalhães informou aos colonos que estava nomeando uma pessoa de sua confiança que mora naquela vila (não revelou nome) para ser seu representante legal apto a receber os pleitos dos agricultores e levar ao prefeito, que prometeu avaliar um a um e fazer planejamento para atender os mais urgentes.
____________________________

Atualização às 9h05, de 11/06

Convênio
No mês de maio de 2009, as prefeituras de Parauapebas e de Marabá celebraram convênio de cooperação técnica para realização de diversos serviços e execução de obras na região do “Contestado”.

No convênio, competia ao município de Marabá fornecer dois micro-ônibus para a escola Novo Brasil, na Vila Brasil; um micro-ônibus para a escola Heberte de Sousa, na Vila Albany; duas kombis para a escola Márcia Lacerda, na vila Garimpo das Pedras; uma kombi para a escola Maria Catarina, na vila Cachoeira Preta; um micro-ônibus para escola Maria Montessore, na vila Alto Bonito; e uma kombi para escola Pedro Valle, na vila Carimã.

Na área de agricultura, a prefeitura marabaense se comprometeu em fornecer dois tratores de pneu com grade e um trator de esteira; duas patrulhas mecanizadas, composta de patrol, trator de esteira, carregadeira, retro-escavadeira e quatro caçambas; e trator de esteira para atender o Programa Luz para Todos.

O município de Parauapebas se comprometeu em fornecer duas kombis para a escola Arco-Íris, na vila Rio Branco; um micro-ônibus para a escola Nova Esperança, no assentamento Mandiocal; um micro-ônibus para a escola Pedro Valle, na Vila Carimã; duas kombis para a escola Coração de Mãe, na vila Valentim Serra; e duas kombis para a escola União do Povo, na vila Terra Roxa.

Para pavimentação de estradas, o compromisso de Parauapebas era fornecer dois tratores de pneu e um de esteira; duas patrulhas mecanizadas composta de patrol, trator de esteira, carregadeira, retro-escavadeira e quatro caçambas, além de um trator de esteira para atender o Programa Luz para Todos.

Nenhum comentário: