terça-feira, 10 de abril de 2007

Professores da região visitam aterro sanitário em Carajás

Professores conduzidos pelo gerente Cássio Braga

Vinte e sete professores dos municípios de Marabá e São João do Araguaia visitaram no último final de semana o aterro sanitário da Cia. Vale do Rio Doce (CVRD), em Carajás, município de Parauapebas, e ficaram surpresos com a situação em plena Floresta Nacional (Flona).
Os professores, que estavam acompanhados do professor José Pedro de Azevedo, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, com sede em Marabá, e de coordenadores do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), lamentaram que área da Flona fosse devastada para dar lugar a aterro sanitário.
Por sua vez, o gerente ambiental Cássio Braga, da empresa Jones Lang Lasalle, contratada pela Vale para fazer a reciclagem de lixo produzido no núcleo urbano de Carajás e nas indústrias da mineradora, garantiu que, comparado com a grande área da floresta nacional, o espaço destinado ao aterro sanitário é muito pequeno e não representa nenhum risco para a Flona.
A visita dos estudantes a Parauapebas, ocorrida no período de 2 a 7 do corrente, fez parte da prática de um curso de educação ambiental ministrado para professores de ensino fundamental, médio e infantil da rede pública pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Ceap, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Ibama, com apoio da CVRD.
Programação
A programação das aulas práticas da turma constou ainda de palestras ministradas por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ibama e CVRD; caminhadas nas savanas de Carajás e nas estradas das Águas Claras; observação de cavernas e lateritas; visita à mata ciliar do rio Itacaiúnas, às minas, ao Parque Zoobotânico, à barragem do Gelado, à unidade de compostagem, à área de produção e embarque de minério, além de visita às estações de tratamento de água e esgoto de Parauapebas.
O Ceap vem oferecendo cursos de educação ambiental para professores de ensino fundamental, médio e infantil da rede pública nos meses de janeiro e julho, nos períodos de férias, com oferta de 150 horas.
Após a participação nos cursos, os professores se habilitam a levar estudantes à Flona de Carajás, através de outro programa do Ceap, o “Escola vai à Flona”. Dentro ainda do Ceap há outro projeto, o “Jovem ambientalista”, no qual os estudantes de ensino médio se apresentam voluntariamente na escola onde estudam para desenvolverem trabalho de conscientização na floresta, acompanhados pelo Centro.
Segundo Ricardo Matos, um dos coordenadores do Ceap, o principal objetivo da entidade é despertar a consciência de professores, estudantes e a população em geral quanto à defesa do meio ambiente na região, de modo que contribuam decisivamente para minimizar os impactos ambientais e sociais urbanos e rurais.

Nenhum comentário: