terça-feira, 10 de abril de 2007

Instalada primeira empresa no Distrito Industrial de Parauapebas

Início da obra de almoxarifado da Metso

Lançado oficialmente em maio do ano passado pelo prefeito Darci José Lermen, por ocasião do aniversário da cidade, o Distrito Industrial de Parauapebas (Dip) já conta com a primeira empresa instalada na área, dando assim o pontapé inicial no que diz respeito à instalação de indústrias no Dip.
Localizado no km 24 da PA-160, sentido Canaã dos Carajás, o distrito vem recebendo toda infra-estrutura na área, como abertura e encascalhamento das ruas que separam as quadras onde estão sendo instaladas as indústrias, escavação de poço artesiano para fornecimento de água às empresas e outros serviços. Quanto à instalação de energia elétrica, a prefeitura já fez solicitação junto à Rede Celpa, que brevemente deve implantar o serviço no distrito.
Pioneira
A primeira empresa a se instalar no Dip é a Metso Minerals, multinacional, com sede no Brasil em Sorocaba (SP), especialista em produção e manutenção de peneiras de britadores.
De acordo com Francisco Lourenço Brini, engenheiro civil da Metso, a empresa já se encontra há 4 anos trabalhando em Carajás, para a Cia. Vale do Rio Doce.
Indagado sobre o atual estágio de instalação da indústria no distrito, o engenheiro responsável pela obra informou que a empresa se encontra no Dip há cinco meses, desde os serviços de terraplanagem do terreno, e atualmente está construindo o primeiro galpão, que servirá como almoxarifado.
“Depois, vamos construir o galpão para manutenção de peneiras de britadores de minério e paralelamente o prédio para escritório da Metso”, revela Francisco Brini, acrescentando que a área adquirida pela Prefeitura de Parauapebas mede 9.800 metros quadrados, com o compromisso de preservar algumas árvores já existentes numa parte da área para estacionamento, inclusive reflorestamento.
Segundo ainda o engenheiro, a meta da empresa é começar a produzir no Dip dentro de 90 dias. Ele adianta que uma das intenções da presidência da Metso é manter contato com entidades como Senai e universidades para oferecer treinamentos a estudantes e aproveitar a mão-de-obra desse segmento, “pois a empresa não tem interesse em trazer profissionais de São Paulo para trabalhar em Parauapebas”, sustenta.
Motivação
Com a instalação da primeira indústria no Distrito Industrial, agora com mais infra-estrutura montada, a tendência é que dezenas de outras empresas previamente cadastradas na prefeitura se motivem e agilizem a implantação de suas indústrias e comecem a produzir.

Nenhum comentário: