terça-feira, 3 de abril de 2007

Deputada agradece título de 'Cidadã Parauapebense' em plenário

Recebi da assessoria da deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA), o seguinte discurso:
Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados:
No dia 23 de março, recebi uma honrosa homenagem concedida pela Câmara Municipal de Parauapebas em nome do seu povo. Hoje sou cidadã honorária do meu município.
Fico emocionada e enaltecida com a condecoração porque, para ser cidadã de Parauapebas, foi preciso construir a cidade, foi preciso muito suor e trabalho de um povo que acredita que é possível fazer a diferença.
Quando cheguei naquela região, 23 anos atrás, Parauapebas era um lugarejo no meio da mata. Era apenas um povoado, uma idéia de cidade.
Três mil pessoas moravam naquele povoado que surgia às margens do projeto Carajás, próximo à Serra Pelada. Hoje mais de 130 mil pessoas habitam o município, que se tornou um dos mais importantes do Sul e Sudeste do Pará.
Posso dizer, com muito orgulho, que ajudei a construir Parauapebas ao lado de mulheres e homens vigorosos, que empenharam suas vidas à edificação de um sonho de felicidade e prosperidade.
Essa condecoração me engrandece e me orgulha não só por receber um título, não só por ter participado da construção de uma cidade. Mas porque essa cidade deu um novo sentido à minha vida, me fez nascer para a vida pública.
Nascida em Jundiaí, no estado de São Paulo, escolhi Parauapebas para viver e, desde então, tenho vivido, todos os dias, para fazer daquele lugar uma cidade gostosa de viver.
Tenho orgulho de ter sido prefeita de Parauapebas por dois mandatos e poder contribuir para a sua transformação econômica, social e cultural.
Na homenagem realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, 17 outras mulheres receberam medalhas de honra ao mérito em reconhecimento às suas lutas para assegurar um presente e um futuro melhor para as gerações vindouras.
Aqui faço questão de deixar registrado nos anais dessa Casa os seus nomes, pois toda a história de nosso município é formada pelos elos da história de cada um de nós, homens e mulheres.
São elas: Heloísa Salgado; Nilcélia Farias; Yuri Namura; Antônia Arruda Lopes; Dona Camila; Irenildes Barata; Ivonete Pereira Silva; Carmelita Félix de Souza; Dona Maria do Peixinho; Rosimeire Vaz; Irismar Vieira Rocha; Maria José Marciel Sousa Leite; Lúcia Margarida Campos; e as saudosas companheiras que já nos deixaram mas cujas histórias estão gravadas para sempre em nossos corações: Maria Luíza de Souza, Maria Olindina dos Santos, Eunice Moreira dos Santos e Leide Maria Torres Ferreira.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Agradeço a oportunidade e solicito a divulgação nos órgãos de comunicação da Casa e na Voz do Brasil.

Nenhum comentário: