terça-feira, 24 de abril de 2007

Documentos de terrenos no distrito industrial serão entregues a empresários

Prefeito Darci cumprimenta trabalhador
Como parte da programação de aniversário dos 19 anos de emancipação político-administrativo do município de Parauapebas, que culmina no dia 10 de maio, nesta data, às 17 horas, o prefeito Darci José Lermen vai entregar os documentos dos lotes onde estão sendo instaladas as empresas no Distrito Industrial de Parauapebas (Dip).
Semana passada, o gestor municipal, acompanhado do chefe de gabinete João Eduardo Fontana e do empresário João Paulo de Fraga, do Garimpo das Pedras, visitou o Dip, quando na oportunidade tomou conhecimento do estágio das obras de infra-estrutura que estão sendo implantadas na área pela prefeitura e conversou com trabalhadores da Metso, primeira empresa a se instalar no distrito.
Para Darci Lermen, a instalação da Metso no Distrito Industrial marca o início de um processo há muito esperado pelos empresários para verticalização da produção da região.
“A vinda da Metso para o distrito dá mostra de credibilidade que ela tem com o governo municipal”, enfatiza o chefe do Executivo municipal, acrescentando que a prefeitura continua trabalhando na implantação de toda infra-estrutura no distrito industrial, como abertura e drenagem das ruas, escavação de poço artesiano, energia elétrica e rede de telefone.
Conforme explicou o prefeito, os terrenos para instalação de indústrias no distrito industrial são doados pela prefeitura para as empresas. Os beneficiários não vão poder comercializar os lotes ou destinar para outra atividade. O tamanho dos lotes varia de 1.500 metros quadrados a 30 mil metros quadrados.
Fracav será a próxima
“Depois da Metso, a segunda empresa a se instalar no Distrito Industrial de Parauapebas será a Fracav Indústria, Comércio, Exportação e Importação, com sede no Rio Grande do Sul, de nossa propriedade, especialista na verticalização do pólo joalheiro”, garantiu o empresário João Paulo.
Segundo ele, a construção da fábrica da Fracav deve ser iniciada tão logo cesse o período chuvoso no município. Ele garante que virão técnicos do Rio Grande do Sul para qualificar a mão-de-obra local para trabalhar na lapidação de pedras preciosas e semipreciosas.
Empresário do ramo de exploração e beneficiamento de pedras preciosas no garimpo de Alto Bonito (Garimpo das Pedras) há 22 anos dos 26 de funcionamento do garimpo, João Paulo calcula que ainda haja produção nas minas para mais uns 50 anos.
Cem empresas
A prefeitura espera instalar no distrito industrial uma média de 100 empresas de diferentes segmentos. Sessenta delas já se cadastraram. “Algumas dessas empresas estão só aguardando a conclusão dos serviços de infra-estrutura do distrito para se instalar, principalmente os serviços de energia elétrica, que devem ser efetivados o mais rápido possível”, informa José Ribamar Chaves (Dedé), coordenador de Desenvolvimento do Governo Cidadão.
Quanto à disponibilização de água para a área, “Dedé” explica que a prefeitura iniciou a escavação de poço artesiano que deve ficar com profundidade de cerca de 120 metros.
Acrescenta que a Sectam já concedeu licença ambiental para exploração da área do distrito industrial, mas cada empresa, individualmente, deve solicitar licença para executar as atividades, tanto a nível estadual como municipal.

Nenhum comentário: