segunda-feira, 30 de abril de 2007

Biocombustível ou batata frita

Um novo estudo indica que fazer biocombustível a partir de óleo de canola não é vantagem para combater o efeito-estufa. Melhor usar o óleo para fazer batata frita.
O estudo, publicado na revista Chemistry & Industry, diz que o diesel feito a partir de canola pode lançar mais gases de efeito estufa do que o diesel convencional, feito a partir de petróleo.
O problema está na plantação de canola. Em princípio, usar um óleo vegetal seria vantajoso porque a planta, ao crescer, captura carbono da atmosfera, pela fotossíntese.
Mas os campos de canola emitem bastante dióxido de nitrogênio, um gás até 300 vezes mais potente do que o gás carbônico. Isso anularia a vantagem de usar um combustível de origem vegetal.
Segundo o estudo, dá para cortar em um terço as emissões de gases do efeito estufa plantando árvores na terra que seria usada para a canola. (Alexandre Mansur)

domingo, 29 de abril de 2007

Justiça cega


Parmalat quer instalar fábrica em Parauapebas

Prefeito Darci, Otiniel e Carlos Henrique
Acompanhado de Carlos Henrique, gerente de Desenvolvimento Sustentável da empresa, o vice-presidente da Parmalat do Brasil, Otiniel Rodrigues Lopes, esteve esta semana na região mantendo contato para instalação de uma fábrica para industrialização de leite in natura.
Na última quarta-feira (25), os executivos acompanharam o prefeito Darci José Lermen numa reunião com representantes da Cia. Vale do Rio Doce e produtores rurais, em Carajás, para tratar do asfaltamento de uma estrada que sairia do Projeto Salobo para as minas de ferro da Vale.
Após a reunião com o pessoal da CVRD, que decidiu que a estrada será desviada para sair na vila Palmares I, Otiniel Lopes e Carlos Henrique aproveitaram, a pedido do prefeito, para fazer uma palestra aos produtores rurais da Apa, colônia Paulo Fonteles e Vila Sanção sobre os benefícios que a fábrica da Parmalat trará para a região.
Na oportunidade, o vice-presidente da Parmalat explicou que, anteriormente, a relação da empresa com produtores era apenas comercial, mas hoje ela decidiu ajudar os fornecedores a transformar a produtividade, aplicando tecnologia nas fazendas adquirida na Embrapa, em universidades e outras instituições.
Questionado sobre os critérios que levaram a Parmalat a optar pela região para implantar uma fábrica de industrialização de leite, Otiniel Lopes respondeu que se trata de um novo desafio da empresa em trabalhar em assentamentos, transformando as famílias assentadas em potenciais produtores de leite de alta qualidade.
O projeto envolve a instalação de uma fazenda integradora dotada de laboratório de genética, veterinários e zootecnistas, e uma fábrica para industrialização do leite, num investimento que gira em torno de R$ 100 milhões.
“Há três meses, iniciamos conversações com a governadora do Estado, com o prefeito de Parauapebas, Embrapa, Emater e instituições financeiras, buscando informações para instalação do empreendimento”, informou o empresário, acrescentando que a empresa até o momento ainda não definiu o município onde serão implantadas a fábrica e a fazenda integradora, pois isso vai depender de negociação política com as administrações municipais da região.
300 empregos diretos
De acordo com o prefeito Darci Lermen, o projeto da Parmalat visa favorecer os produtores rurais, com a aquisição de tanques de resfriamento de leite e outros equipamentos, assistência técnica e a compra do leite.
“A iniciativa deve beneficiar, na sua plenitude, até 10 mil agricultores da microrregião, além de gerar em torno de 300 empregos diretos”, revela o prefeito, adicionando que a administração está oferecendo toda estrutura para que o empreendimento seja implantado no município.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Prefeito convence CVRD a desviar estrada do Salobo para Palmares I

Um dos trechos que receberão asfalto

Com a presença de produtores rurais da Apa, colônia Paulo Fonteles e Vila Sanção, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, conseguiu com representantes da Cia. Vale do Rio Doce, na última quarta-feira (25), o desvio do asfaltamento da estrada que sairia do Projeto Salobo em direção a Carajás, para a região da colônia Paulo Fonteles, Apa, Santa Cruz e saindo na vila Palmares I, numa extensão aproximada de 90 quilômetros.
A iniciativa do prefeito em convencer a Vale do Rio Doce a desviar a estrada vai beneficiar centenas de agricultores e valorizar as propriedades agrícolas da região por onde vai passar o asfalto.
De acordo com Darci Lermen, as obras de base, como topografia, corte de estradas, construção de pontes e colocação de bueiros, terão início ainda no final deste semestre, enquanto que a colocação da massa asfáltica ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano.
O prefeito lembra que a maior parte da região por onde vai passar o asfalto já é beneficiada com energia elétrica, através do programa Luz para Todos, do governo federal, e agora, com o asfaltamento da estrada, surge a oportunidade de a produção agrícola ser transportada com mais agilidade para o mercado consumidor de Parauapebas.
Após a reunião com o pessoal da Vale, na tarde da última quarta-feira, em Carajás, o prefeito se dirigiu até a vila Paulo Fonteles para dar as boas novas aos demais moradores da localidade, quando foi recebido com salva de fogos de artifícios.
Moradores da região estão planejando fazer uma grande festa neste final de semana, com abate de reses para churrasco, para comemorar e agradecer o empenho do prefeito Darci em conseguir que a estrada seja desviada para Palmares I, passando por várias colônias agrícolas.

Notícias


TSE: 83.785 eleitores tiveram título cancelado no Pará

Levantamento parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que dos 91.021 faltosos nas últimas três eleições – Referendo de 2005 e os dois turnos de 2006 – exatos 83.785 eleitores tiveram o documento cancelado no Pará. Apenas 7.236 eleitores buscaram a regularização do título em todo o Estado. Os dados finais estarão disponíveis a partir do dia 14 de maio.
Em Belém, dos 10.433 eleitores convocados, apenas 587 compareceram aos cartórios. Os eleitores que não sanaram a pendência, mas quiserem evitar o cancelamento, ainda podem procurar o cartório eleitoral. No entanto, terão de abrir processo e juntar documentação necessária ao requerimento, que será julgado pelo juiz eleitoral. Essa tramitação exige mais tempo do que o pedido efetuado no prazo regular. O cadastro será reaberto para futuras regularizações no próximo dia 14 de maio.
Com o título cancelado, o eleitor deixa de contar com alguns direitos essenciais à cidadania. Não pode tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em escola pública, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não recebe o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.
Segundo o TSE, 168.603 pessoas regularizaram o título, do total de 1.896.813 títulos canceláveis.

UFPA abre inscrições para vestibular em Parauapebas

As provas do processo seletivo seriado especial da Universidade Federal do Pará (UFPA) serão aplicadas somente nos municípios de Parauapebas e Oriximiná, que vão sediar os cursos de ciências biológicas, ciências contábeis, geografia e história.
O candidato a uma das 300 vagas deve escolher um dos dois locais de prova quando preencher a ficha de inscrição eletrônica no site do Departamento de Apoio ao Vestibular (Daves) www.daves.ufpa.br.
As inscrições só podem ser feitas pela internet, até o dia 7 de maio. A taxa é de R$ 88,00 e as provas serão realizadas nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio.

Mais dois vereadores cassados por infidelidade partidária

O presidente da Câmara Municipal de Quatiguá, a 320 quilômetros de Curitiba, Ariovaldo Robles (PMDB), determinou o afastamento dos vereadores Josué de Pádua Melo e Silvana Cândido, ambos do PMDB, por terem trocado de partido.
A cassação dos vereadores foi baseada na orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandado é do partido, e não do eleito. Os dois vereadores cassados disseram que vão entrar com mandado de segurança para retornar ao cargo.
Este é o segundo caso de perda de mandatos por infidelidade partidária no país registrado este ano. No final do mês passado, o presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, no Paraná, também do PMDB, cassou o mandato do vereador Osdival Gomes da Costa, com base na mesma orientação do TSE. No entanto, o vereador já retornou ao cargo por autorização da justiça paranaense.
A onda de cassação por infidelidade partidária foi criticada esta semana pelo deputado federal Rubens Otoni (PT-GO). De acordo com o parlamentar, a orientação dada pelo TSE é insuficiente para cassar um mandato.
"Sempre defendi, desde a fundação do PT, que o mandato é do partido, mas o parecer do TSE sobre esse caso é precário. Acho que uma decisão como esta deve partir do Supremo, e não do TSE. Defendo a fidelidade partidária, mas acho que essa questão precisa ser resolvida de uma vez por todas pela reforma política", defendeu o parlamentar.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Associação de Alto Bonito reivindica melhorias para a vila

Acompanhado do empresário João Paulo Fraga, da Fracav Indústria, Comércio, Exportação e Importação; e de Adilson Barbosa Machado, presidente da Cooperativa dos Produtores de Gemas do Sul do Pará (Coopergemas), o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do Garimpo Alto Bonito, Josemar Primo Rodrigues (foto), conhecido por "Mazinho", foi recebido pelo prefeito Darci Lermen, ao qual fez uma série de pedidos de benefícios para a vila.
“Reivindicamos ao prefeito de Parauapebas água tratada, iluminação pública, encascalhamento das ruas e posto de saúde para a vila”, declarou “Mazinho”, lembrando que a comunidade se localiza no município de Marabá, mas a maioria dos benefícios é fornecida pela Prefeitura de Parauapebas.
Eleito presidente da entidade em março deste ano para um mandato de dois anos, “Mazinho” revela que a vila do Garimpo das Pedras conta hoje com cerca de 4 mil habitantes.

Deputado Clodovil Hernandes apronta mais uma na Câmara

O deputado estilista Clodovil Hernandes (PTC-SP) discutiu nesta quinta-feira (25) com a deputada Cida Diogo (PT-RJ) enquanto tentava explicar na Câmara a declaração polêmica que fez sobre as mulheres.
Na semana passada, Clodovil afirmou que "as mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone e hoje em dia as mulheres trabalham deitadas e descansam em pé".
Na Câmara, deu explicações sobre o que havia declarado: "Eu cresci enfeitando as mulheres e, tenho consciência disso, foi só por isso que eu cheguei onde eu cheguei. Os meus votos são das mães de família, das pessoas que acreditam na televisão limpa que seu sempre fiz. Agora, é evidente: agradar a todos é impossível. Se Jesus não agradou, por que eu, um pobre mortal, agradaria a todos?" "Eu disse isso para defender as mulheres", justificou-se o deputado.
Clodovil foi interceptado por Cida Diogo: "E dizer que todas ficaram ordinárias?", questionou. "Em uma entrevista de televisão, se todos falarem ao mesmo tempo, ninguém se entende", respondeu Clodovil. "Se a senhora precisa do meu apoio, use-o, tanta gente usa", continuou. "Eu tenho o meu próprio apoio", respondeu a deputada. Os dois foram repreendidos pelo vice-presidente da Câmara, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), por conta da discussão.
Cida Diogo ganhou tempo na Câmara para responder ao deputado. Citou o trecho da entrevista em que o deputado critica as mulheres e falou que a bancada feminina - composta por 45 deputadas - luta pelos direitos das mulheres na Casa e disse que se sentiu ofendida pela declaração.
"Não podemos concordar com esse tipo de coisa. Não podemos concordar que uma pessoa que representa esse parlamento se refira às mulheres desse jeito", condenou.
A declaração de Clodovil sobre as mulheres foi feita minutos antes de se encontrar, no Palácio do Planalto, com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para entrevista de seu programa de TV. Ele esclareceu, no entanto, que as críticas não se dirigiam à ministra. (AE)

Acip e CDL levam reivindicações para governadora

Com o objetivo de discutir os problemas, propor soluções e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Parauapebas, a Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) entregaram uma pauta de reivindicações para a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa.
O documento solicita a presença da governadora em Parauapebas para conferir in loco as necessidades emergenciais da comunidade.
Na pauta, os empresários pedem a implantação de diversos órgãos estaduais no município, entre eles Iterpa, Delegacia da Receita da Fazenda Estadual, Banpará, Tribunal de Justiça de Pequenas Causas, Superintendência da Polícia Civil, Superintendência do Sistema Penitenciário, Comando Regional da Polícia Militar, Ouvidoria Agrária e Instituto Médico Legal.
“A população parauapebense cresceu assustadoramente e, conseqüentemente, veio a necessidade da implantação dessas instituições, já que é obrigada, na maioria das vezes, a se deslocar até Marabá, cerca de 170 quilômetros do município. A microrregião de Parauapebas é abrangida pelos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Água Azul do Norte, que somados correspondem a aproximadamente 300 mil habitantes, configurando, assim, uma demanda enorme de serviços públicos e de problemas sociais diversos”, ressalta José Rinaldo Carvalho, presidente da Acip.
Ainda no documento, os empresários pediram o apoio da governadora para a implantação de órgãos federais como a Delegacia da Receita Federal; INSS, uma vez que existe apenas um posto com reduzido quadro de servidores para atender toda a região; Delegacia de Polícia Federal e Vara da Justiça Federal, em razão do grande índice de crimes, de âmbito federal, ocorridos no município.
“Há muito tempo o povo vem sofrendo com a escassez dos serviços prestados, essenciais para o desenvolvimento de qualquer município. Acreditamos na sensibilização da governadora para ter essas conquistas para o município e assim melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu José Rinaldo. (Fabiana Gomes, do Departamento de Comunicação Social da Acip)

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Prefeitura de Parauapebas anuncia licitação para construção de hospital municipal

A Prefeitura de Parauapebas está convidando empresas de construção civil a participar de concorrência pública para construção do novo hospital municipal.
A data de abertura das propostas está marcada para o dia 29 de maio próximo, às 9 horas, na Secretaria Municipal de Fazenda.

Marabá sedia seminário sobre desenvolvimento sustentável

Acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), em Marabá, I Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Pólo Carajás. O prefeito de Parauapebas, petista Darci José Lermen, confirmou presença para o último dia do evento.
Inserido na programação como debatedor, o jornalista Lúcio Flávio Pinto declinou do convite, alegando não poder se ausentar de Belém por toda esta semana, período em que se encontra envolvido na defesa de dois processos dos alguns outros movidos contra ele pelas Organizações Romulo Maiorana.
O deputado João Salame (PPS) substituirá Lúcio Flávio nos debates em que a Vale do Rio Doce fará exposição do tema "Projetos de mineração e a verticalização da produção mineral no Pólo Carajás", dia 26, às 8h30, no auditório Eduardo Bezerra.

Nota de repúdio Fenaj e Sinjor-PA

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiam a atitude do policial federal, identificado pelas iniciais A.D.O., acusado de assassinato, que agiu de forma truculenta contra a equipe da TV Record, em Belém, formada pelos jornalistas Edílson Matos, repórter-cinematográfico, e Célia Pinho, repórter, além do motorista Marcelo Silva.
Em ato que se configura abuso de poder, o policial, que não estava em serviço, partiu para cima dos jornalistas, danificando o equipamento de reportagem e dando voz de prisão à equipe quando esta, em frente à escola Grão Pará, no bairro do Marco, em Belém, palco do assassinato, repercutia na manhã de hoje (25/04) a matéria sobre o crime, ocorrido ontem (24/04).
As entidades condenam o tratamento extremamente desrespeitoso dado aos profissionais que por várias vezes foram algemados e permaneceram detidos na sede da Polícia Federal.
O caso está sendo acompanhado de perto pela diretoria do Sinjor-PA como um dos graves exemplos de atentado ao livre exercício do jornalismo e, juntamente com a Fenaj, o sindicato está denunciando o caso aos órgãos competentes.
Fenaj e Sinjor-PA se solidarizam com os profissionais agredidos e mais uma vez manifestam sua defesa veemente à liberdade de imprensa.
Brasília e Belém, 25 de abril de 2007

Equipe da Record é agredida e presa em Belém

O cerceamento à liberdade de imprensa mais uma vez foi notícia. Na manhã de quarta-feira (25), o policial federal, identificado como Alessandro Dantas de Oliveira, agrediu e deu voz de prisão à equipe da TV Record em Belém, formada pelos jornalistas Edílson Matos, repórter-cinematográfico, e Célia Pinho, repórter, além do motorista Marcelo Silva.
O policial é acusado de ter assassinado um assaltante, na manhã da terça-feira (24), em frente ao colégio Grão Pará, no bairro do Marco, capital paraense, onde a equipe repercutia o caso quando foi presa e teve seu equipamento de reportagem danificado.
Em nota oficial, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiaram a atitude do policial, qualificando-a como abuso de poder e como um atentado à liberdade de imprensa.
As entidades também condenaram o tratamento desrespeitoso dado aos profissionais, que foram algemados e detidos na sede da Polícia Federal.
A presidente do Sinjor-PA, Carmen Silva, informa que o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, entrou em contato com o delegado-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, para pedir esclarecimentos sobre o fato e solicitar providências. Da mesma forma, a Fenaj também está entrando em contato com o ministro de Justiça, Tarso Genro, para denunciar o caso.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Documentos de terrenos no distrito industrial serão entregues a empresários

Prefeito Darci cumprimenta trabalhador
Como parte da programação de aniversário dos 19 anos de emancipação político-administrativo do município de Parauapebas, que culmina no dia 10 de maio, nesta data, às 17 horas, o prefeito Darci José Lermen vai entregar os documentos dos lotes onde estão sendo instaladas as empresas no Distrito Industrial de Parauapebas (Dip).
Semana passada, o gestor municipal, acompanhado do chefe de gabinete João Eduardo Fontana e do empresário João Paulo de Fraga, do Garimpo das Pedras, visitou o Dip, quando na oportunidade tomou conhecimento do estágio das obras de infra-estrutura que estão sendo implantadas na área pela prefeitura e conversou com trabalhadores da Metso, primeira empresa a se instalar no distrito.
Para Darci Lermen, a instalação da Metso no Distrito Industrial marca o início de um processo há muito esperado pelos empresários para verticalização da produção da região.
“A vinda da Metso para o distrito dá mostra de credibilidade que ela tem com o governo municipal”, enfatiza o chefe do Executivo municipal, acrescentando que a prefeitura continua trabalhando na implantação de toda infra-estrutura no distrito industrial, como abertura e drenagem das ruas, escavação de poço artesiano, energia elétrica e rede de telefone.
Conforme explicou o prefeito, os terrenos para instalação de indústrias no distrito industrial são doados pela prefeitura para as empresas. Os beneficiários não vão poder comercializar os lotes ou destinar para outra atividade. O tamanho dos lotes varia de 1.500 metros quadrados a 30 mil metros quadrados.
Fracav será a próxima
“Depois da Metso, a segunda empresa a se instalar no Distrito Industrial de Parauapebas será a Fracav Indústria, Comércio, Exportação e Importação, com sede no Rio Grande do Sul, de nossa propriedade, especialista na verticalização do pólo joalheiro”, garantiu o empresário João Paulo.
Segundo ele, a construção da fábrica da Fracav deve ser iniciada tão logo cesse o período chuvoso no município. Ele garante que virão técnicos do Rio Grande do Sul para qualificar a mão-de-obra local para trabalhar na lapidação de pedras preciosas e semipreciosas.
Empresário do ramo de exploração e beneficiamento de pedras preciosas no garimpo de Alto Bonito (Garimpo das Pedras) há 22 anos dos 26 de funcionamento do garimpo, João Paulo calcula que ainda haja produção nas minas para mais uns 50 anos.
Cem empresas
A prefeitura espera instalar no distrito industrial uma média de 100 empresas de diferentes segmentos. Sessenta delas já se cadastraram. “Algumas dessas empresas estão só aguardando a conclusão dos serviços de infra-estrutura do distrito para se instalar, principalmente os serviços de energia elétrica, que devem ser efetivados o mais rápido possível”, informa José Ribamar Chaves (Dedé), coordenador de Desenvolvimento do Governo Cidadão.
Quanto à disponibilização de água para a área, “Dedé” explica que a prefeitura iniciou a escavação de poço artesiano que deve ficar com profundidade de cerca de 120 metros.
Acrescenta que a Sectam já concedeu licença ambiental para exploração da área do distrito industrial, mas cada empresa, individualmente, deve solicitar licença para executar as atividades, tanto a nível estadual como municipal.

Liberdade


segunda-feira, 23 de abril de 2007

Redivisão territorial do Pará divide opinião de deputados

A Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) debateu na manhã desta segunda-feira (23) a redivisão territorial do estado, numa sessão especial requerida pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS).
A sessão teve a participação do vice-governador Odair Correia, dos deputados federais Giovanni Queiroz (PDT), Zenaldo Coutinho (PSDB), Asdrúbal Bentes (PMDB), Zequinha Marinho (PMDB) e Zé Geraldo (PT), e de 21 deputados estaduais, além do secretário executivo da Associação dos Municípios da Calha Norte, do Movimento (Amucan), Antônio de Figueiredo Neto, do coordenador do Movimento pelo Plebiscito de Criação do Estado do Tapajós, Edwaldo Bernardo, e do presidente da Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais da Amazônia (Sopren), Camilo Viana, e de dezenas de lideranças políticas das regiões oeste e sul do Pará.
O vice-governador, que já presidiu um movimento pelo Estado do Tapajós, defendeu a nova postura do governo do Estado de regionalizar a administração para atender toda a população, mas criticou o fato de 480 mil paraenses do oeste do Pará terem migrado para o Amazonas em busca de melhores condições de vida.
Divisão de opinião
Para o deputado Arnaldo Jordy, sem uma reordenação do pacto federativo que assegure um diferencial capaz de promover a superação de desigualdades entre as regiões, dividir seria fragmentar o subdesenvolvimento.
Segundo o parlamentar, é preciso superar desigualdades como as que se vê nos investimentos do BNDS que, de R$ 52,3 bilhões investidos no país, em 2006, destinou 60% dos recursos para o sudeste (R$ 31,414 bilhões) contra apenas R$ 1,318 bilhão destinado ao Norte. Ele criticou a visão maniqueísta com que o assunto é tratado e alertou: “Podemos estar mordendo a isca do processo de exclusão e marginalização do Pará”.
Os deputados das regiões sul e oeste do Pará declararam abertamente o seu voto na criação dos novos estados do Tapajós e de Carajás, a exemplo de Alexandre Von (PSDB), Josefina Carmo (PMDB), Júnior Ferrari (PTB) e Carlos Martins (PT).
Os deputados Parcifal Pontes (PMDB), João Salame (PPS) e outros se posicionaram pela criação do estado de Carajás. O assunto também divide os deputados federais. Zenaldo Coutinho defendeu a integridade do estado, opinião da qual não comungam Zequinha Marinho, Asdrúbal Bentes e Giovanni Queiroz, que defenderam a criação do estado de Carajás.
Dividida quanto à criação dos novos estados, a maioria dos deputados, entretanto, defende o direito da população de ser consultada sobre o assunto.
Carlos Bordalo (PT) disse que vai apresentar requerimento à Mesa para que a Assembléia Legislativa se manifeste a favor do plebiscito que foi defendido pela maioria dos presentes.
João Salame criticou o fato de o estado ter investido centenas de milhões de reais em obras como o Mangal das Garças, Estação das Docas e o Centro de Convenções, todas em Belém, enquanto em Marabá e Santarém, cidades cotadas para capital dos possíveis estados de Carajás e do Tapajós, não houve investimento algum nessa área.

Pará corre risco de sofrer boicote internacional

O Estado do Pará corre risco de sofrer boicote a nível internacional por conta dos compradores de ferro-gusa das indústrias de Marabá, sob a alegação de que as empresas estejam cometendo crime ambiental, no consumo de carvão vegetal de origem ilegal, e por isso vendendo produto mais barato para o mercado internacional.
Em defesa da indústria paraense, o governo do Estado deve firmar Termo de Ajuste de Conduta com as produtoras de ferro-gusa, para que estas se enquadrem na legislação ambiental e trabalhem na legalidade. O eventual boicote não prejudicaria apenas as empresas guseiras, mas o estado do Pará.

Declaração da governadora ainda repercute

Ainda repercute na região a declaração da governadora Ana Júlia Carepa, na Câmara Municipal de Eldorado do Carajás, por ocasião do recebimento de título de “Cidadã Eldoradense”, dia 17/04, na presença do prefeito João da Madecastro: “Sei que o prefeito deste município fez campanha contra mim, quando fui candidata a governadora, mas estou aqui celebrando parceria para a construção de uma escola e outros benefícios”.
Naquela oportunidade, Madecastro reivindicava de Ana Júlia 15 quilômetros de asfalto na zona urbana, recuperação de estradas vicinais, construção de uma escola na vila Abaeté e outra no assentamento 17 de Abril (este atendido pela governadora) e construção de uma creche e de um ginásio poliesportivo.

Congresso do Psol

O Psol está se organizando para realizar seu primeiro congresso nacional, marcado para o mês de junho. Uma das pautas é lutar pela permanência de membros que estariam ameaçando retornar ao Partido dos Trabalhadores.

Carreata de fazendeiros

Fazendeiros e pecuaristas ligados ao Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) ficaram de deslanchar na manhã desta segunda-feira (23) uma grande carreata de Curionópolis a Parauapebas, num percurso de 30 quilômetros, em protesto contra as invasões de terra na região.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Líder de sem-terra acusa fazendeiro de caloteiro de bancos

Por ocasião do ato público que marcou os 11 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, na terça-feira (17), o líder Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Eurival Martins Carvalho, o popular “Totô”, denunciou no palanque armado que o fazendeiro Diogo Naves é maior inimigo do MST e maior caloteiro de banco da região.
“O governo federal, o governo do Estado e gerentes de bancos sabem que isto é verdade. Aquele f...d...p... é nosso maior inimigo”, disparou “Totô” para a governadora Ana Júlia Carepa, secretários, prefeitos e cerca de 5 mil pessoas na Curva do S.
O coordenador do MST sugeriu que, ao invés de naquele momento estarem em momento festivo pelos 11 anos do massacre, os camponeses deveriam estar comemorando recorde de produção de agricultura na região.
“Totô” avisou que dentro de poucos dias algumas propriedades seriam ocupadas pelos trabalhadores sem-terra na região. Promessa cumprida, nesta quarta-feira (18) várias famílias de trabalhadores rurais ocuparam uma fazenda às margens da PA-275, entre os municípios de Parauapebas e Curionópolis, que seria de propriedade do pecuarista de prenome Donizete.
No final de sua fala, Eurival Martins entregou à governadora uma pauta de reivindicações para a classe de trabalhadores rurais da região.

Prefeito Darci exonera parentes

O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), em atendimento a recomendação do Ministério Público, exonerou semana passada (dia 9), entre outros servidores municipais, a esposa e primeira-dama Maria Odilza da Cruz Lermen, que exercia a função de secretária de Assistência Social, e o cunhado Jasson Iran Monteiro da Cruz (irmão de Odilza), coordenador de Educação Indígena.
Na mesma canetada, conforme ratificou o gestor municipal para este poster, foram exonerados também parentes não concursados de secretários municipais.
Para Darci Lermen, ele é um dos primeiros prefeitos da região que cumprem recomendação do Ministério Público, que quer acabar com o nepotismo nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Dados da CPT revelam que impunidade mantém violência no campo

Os dados dos conflitos e violências de 2006 reafirmam que permanecem intocados os alicerces da concentração da propriedade, sua defesa como valor quase absoluto, a truculência dos que dela se apropriaram e, sobretudo, a impunidade.
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais continuam sendo reprimidos e sofrendo violências. Em 2006 houve um aumento de 176,92% das tentativas de assassinato em relação a 2005. Em 2006 registraram-se 72, enquanto no ano anterior foram 26. O número de prisões também sofreu um significativo aumento, de 261 trabalhadores presos em 2005 para 917 em 2006. Um crescimento de 251,34%.
Houve também um crescimento de 2,63% no número de assassinatos. Em 2006, 39 pessoas foram assassinadas. Em 2005 foram 38. (Veja relatório completo aqui)

Monitoramento por satélite da Amazônia será ainda mais rigoroso

Em meados de maio próximo, o Ministério do Meio Ambiente porá em funcionamento uma nova arma contra o desmatamento ilegal da Amazônia Legal. Entrará em operação um novo sistema de monitoramento por satélite da região - o Detecção de Exploração Seletiva (Detex). Com ele, o governo federal passa a contar com três sistemas simultâneos de rastreamento da floresta amazônica, cada qual com uma função técnica.
A soma das imagens oferecidas por eles tornará ainda mais difícil ao infrator derrubar a floresta sem ser descoberto, tornando ainda mais ágil a intervenção em campo dos fiscais.
O Detex será operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também administra os outros dois sistemas usados pelo governo para vigiar a floresta amazônica, o Programa de Cálculo de Desflorestamento da Amazônia (Prodes) e o Detecção em Tempo Real (Deter).
Diferentemente do Prodes, que faz leituras abrangentes anuais de imagens esparsas, e do Deter, que identifica clareiras na imensidão da floresta, o Detex será pontual e detalhista. Ele foi concebido para monitorar exclusivamente os distritos florestais, identificando atividades madeireiras no meio da floresta, como abertura de picadas, pátios para armazenamento de toras e retirada de árvores individuais - o chamado corte seletivo.
Flona de Carajás
As primeiras áreas a serem rastreadas pelo Detex serão os distritos florestais da BR-163 e de Carajás, no Pará, e do Madeira-Purus, situado no entroncamento dos estados do Amazonas e de Rondônia, áreas passíveis de planos de manejo de particulares autorizados pelo governo.
O Detex coletará imagens de tamanho 20 x 20 metros, mais definidas que as fornecidas pelo Prodes (30 x 30 m) e pelo Deter (250 x 250 m). Elas serão captadas pelo satélite sino-brasileiro CBERS II e por radares aerotransportados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
A conjugação de todos os sistemas (Prodes, Deter, Detex e Sipam) permitirá captar imagens da floresta numa escala que vai do abrangente ao refinado, inclusive porque, em vôos baixos nos aviões do Sipam, pode-se colher imagens ainda mais próximas e precisas.
“Com o Detex, será possível identificar com clareza a ocorrência do corte seletivo, possibilitando uma maior avaliação da situação da mata, além da rápida intervenção da fiscalização do Ibama”, revela Cláudio Almeida, consultor do Inpe.
A concepção do Detex envolveu várias instituições que compartilham ações para identificar, fiscalizar e coibir as práticas ilegais e predatórias na exploração florestal.
Além do Serviço Florestal Brasileiro e do Inpe, fizeram parte das discussões do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ibama, do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), do Museu Emílio Goeldi e da ong paraense Imazon, ligada a pesquisas na Amazônia. (Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Meio Ambiente)

Programação em Eldorado do Carajás

A programação em Eldorado do Carajás, nesta terça-feira (17), quando a governadora Ana Júlia Carepa estará presente, tem início às 9 horas, na “Curva do S”, com culto ecumênico; às 11 horas, inicia o ato político, e às 15h30 a governadora recebe título de cidadã na Câmara Municipal de Eldorado do Carajás.
Estima-se que cerca de 10 mil pessoas participe do ato este ano, o dobro do número de participantes registrado em 2006, quando o massacre completou dez anos.
Massacre
Ocorrido em 17 de abril de 1996, o confronto ficou conhecido como o massacre de Eldorado do Carajás, no qual dezenove trabalhadores sem-terra foram mortos pela Polícia Militar.
Cerca de 1.500 trabalhadores rurais estavam acampados na região e decidiram fazer uma marcha em protesto pela demora da desapropriação de terras. Os sem-terra obstruíram a PA-150 e a Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local.
Os sem-terra revidaram com paus e pedras. A polícia, então, partiu para uma ação mais violenta e atirou, resultando na morte dos dezenove manifestantes.

_______________
Atualizada em 16h45

Na manhã desta segunda-feira (17), o Corpo de Bombeiros realizou vistoria técnica no palco onde ficarão as autoridades e os representantes de movimentos sociais. No posto de saúde montado no acampamento, houve atendimentos médicos e distribuição de vacinas contra a gripe, para idosos e crianças.
Uma vigília, que começa às 20 horas desta segunda-feira (16), abre oficialmente a programação. A partir das 8h30 da manhã de terça-feira (17), acontece a “Mística”, apresentação cultural reunindo integrantes de vários acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
Equipes do governo e integrantes da coordenação do MST no acampamento se reuniram para acertar os últimos detalhes da programação. “Até o final da tarde tudo deve estar pronto”, declarou Ivagno Brito, da coordenação do MST.

Maioridade penal


Biocombustíveis são um desastre ecológico?

A produção em larga escala de biocombustíveis, feitos por meio de soja, milho e alguns tipos de palmeiras, pode agravar a destruição de florestas tropicais. Além do receio de que a Amazônia seja tomada por plantações de milho e soja, países como a Malásia e Indonésia também começam a fazer projeções negativas sobre os biocombustíveis. Conservacionistas da Indonésia alertam para uma perda de 98% de suas florestas em quinze anos. A razão seria o plantio de uma palmeira utilizada na produção de biocombustível. O processo de destruição de importantes ecossistemas já pode ser notado no Borneo. Ambientalistas da região denunciam que uma área de 250 hectares (o equivalente a 250 campos de futebol) já foi destruída nos últimos anos pelo governo local para o plantio da palmeira. Caso as plantações continuem nesse ritmo estima-se que a Indonésia perca 2,8 hectares por ano de floresta. A organização não governamental Borneo Orang-utan Survival Foundation afirma que espécies ameaçadas como o tigre, o elefante e o orangotango serão os primeiros a sofrerem o impacto com a destruição das matas.
No Brasil, uma moratória conquistada por ambientalistas proíbe o plantio de soja em novas áreas desflorestadas da Amazônia. Mas pesquisadores da região já temem que culturas como a cana de açúcar e a soja gerem novos desmatamentos nas próximas décadas.
Os combustíveis verdes, ou biocombustíveis, são a nova vedete das discussões sobre o aquecimento global. E a esperança de alguns países para reduzir suas emissões de gases que esquentam o planeta. Mas será que vale a pena derrubar florestas para esse fim? (Juliana Arini)

sábado, 14 de abril de 2007

Deputado vai ao STF para usar chapéu na Câmara

O deputado federal Edigar “Mão Branca” (PV-BA) impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança preventivo contra a possibilidade de a mesa diretora da Câmara dos Deputados proibir o uso de chapéu no plenário.
O presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou que a decisão fora tomada esta semana, mas nada foi oficializado.
O parlamentar baiano esclarece, no mandado, que vem usando o chapéu de couro de vaqueiro desde o dia de sua posse. Segundo ele, não existe nenhuma objeção no regimento interno da Câmara ao uso do acessório nas dependências da Casa, só fazendo menção à obrigatoriedade do uso de "traje passeio completo".
Para “Mão Branca”, o chapéu é um acessório importante de vestimenta para caracterizar a personalidade de uma determinada pessoa por meio de suas diferentes formas, materiais e cores.
“O uso do chapéu de couro está diretamente relacionado com a bravura do vaqueiro nordestino que, para o seu trabalho, utiliza o chapéu como proteção do sol e dos golpes dos espinhos e dos galhos da caatinga e, às vezes, utiliza a sua copa para beber água ou comer", defende.
O deputado alega, no mandado, que a decisão da mesa desrespeitaria o direito de ir e vir, assim como de liberdade de expressão. O relator que vai analisar este mandado é o ministro Gilmar Mendes.
No sul do Pará, o prefeito de Floresta do Araguaia, Delvani Balbino dos Santos, conhecido por “Xis”, não abre mão do uso de um chapéu de massa.

Governador do Acre quer diminuir o próprio salário

Após ter seus rendimentos reajustados em 26,5% em dezembro do ano passado, o governador do Acre, Binho Marques (PT), anunciou nesta semana que pretende diminuir seu salário, do vice-governador e os dos secretários estaduais em 15%.
Os vencimentos mensais de Marques, que hoje são de R$ 22.111, serão reduzidos para R$ 18.794. No Acre, o subsídio do governador é equiparado aos vencimentos de um desembargador do Tribunal de Justiça e é superior, inclusive, ao salário do presidente da República - hoje fixado em R$ 8.885,48.
O projeto de redução salarial já foi encaminhado para a Assembléia Legislativa do Acre, informou nesta sexta-feira (13) a assessoria do governador. A proposta ainda deve ser votada pelos parlamentares para entrar em vigor.
Segundo a assessoria do petista, a redução nos vencimentos foi feita para "economizar", nos próximos quatro anos, cerca de R$ 10 milhões, que irão "custear convênios de projetos sociais a serem firmados com as 22 prefeituras do Estado".
Se aprovada a proposta, o salário do vice-governador do Estado, César Messias (PP), que hoje recebe R$ 19.890 - 90% do salário do governador -, passará a ganhar R$ 16.906. Os secretários do Acre, que hoje recebem R$ 17.680, terão os vencimentos reduzidos para R$ 15.028,00. (Agência Folha)

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Projeto aprovado torna crime consumir pornografia no Brasil

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) poderá ser alterado para criminalizar a aquisição de material pornográfico ou que contenha imagens de sexo explícito envolvendo criança e adolescente.
De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a proposta (PLS 109/04), aprovada em decisão terminativa na última quinta-feira (12) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), prevê pena de reclusão de dois a seis anos, mais multa, para quem adquire, recebe, ainda que gratuitamente, oculta ou tem em depósito, para proveito próprio ou alheio, fotografias, cenas ou imagens produzidas na internet envolvendo criança e adolescentes e comercializadas por meio de comunicação, inclusive na rede mundial de computadores.
O projeto também obriga o responsável pelo provedor do sítio virtual em que for adquirido o material pela internet a comunicar o fato ao Ministério Público. Na ocasião da votação da matéria, Crivella afirmou que a pedofilia é um crime cruel, "porque mata a inocência, assassina a infância, destrói sonhos e cria feridas dificilmente cicatrizáveis".
“Agora, o brasileiro que colocar o cartão de crédito para ver essas cenas será punido pela Polícia Federal, que, com essa lei, terá o direito de acessar o cartão de crédito daqueles que consumirem pedofilia pela internet”, justificou o senador.

Ajuda


quinta-feira, 12 de abril de 2007

Governadora promete despachar na ‘Curva do S’

A governadora Ana Júlia Carepa anunciou que vai despachar, no próximo dia 17, no local denominado “Curva do S”, município de Eldorado do Carajás, onde no dia 17 de abril de 1996, em confronto com policiais militares comandados pelo coronel Mário Pantoja e pelo major José Maria de Oliveira, foram fuzilados 19 trabalhadores rurais.
Sob tendas de lona, Ana Júlia deve assinar papéis e decretos, como a criação de pensões para as famílias das vítimas e para as pessoas que ainda guardam seqüelas do episódio. A governadora também deve participar de um ato religioso que acontece todos os anos na “Curva do S”.
A intenção de Ana Júlia é mostrar à sociedade paraense e ao país que o atual governo do Pará tem um novo foco no trato com as questões sociais. Até o ano passado, vários casos de vítimas seqüeladas pelo confronto estavam na Justiça contra o estado por falta de atendimento.

Relatório de gestão das florestas públicas

As florestas brasileiras ocupam 56% do território do país. É a maior área contínua de floresta tropical do mundo. Nela, circulam 20% de toda a água potável disponível no mundo. O Brasil é o maior produtor e o maior consumidor mundial de produtos florestais.
Além de oferecer rica variedade de material genético para a indústria de fármacos, cosméticos, resinas, óleos e alimentos, as florestas brasileiras fornecem insumos fundamentais para setores estratégicos da economia nacional, como siderurgia, construção civil, indústrias moveleira e papeleira.
Há mais de um ano, esse poderoso manancial, responsável por 3,5% do Produto Interno Bruto brasileiro pela oferta de 2 milhões de empregos e por 8,5% das exportações, vem sendo administrado pelo poder público com base na Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284).
Marco legal da gestão das florestas, a nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, vem, aos poucos, introduzindo novas práticas, provando que é possível extrair riqueza da floresta sem destruí-la. É o que se chama de desenvolvimento sustentável.
O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, encaminhou nesta quarta-feira (11), ao Congresso Nacional, o 1º Relatório de Gestão das Florestas Públicas. O procedimento é uma exigência da própria lei, que, no artigo 53, estabelece a obrigatoriedade da elaboração anual do relatório e sua apreciação pelo parlamento do país, pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pelo Ministério do Meio Ambiente.
Com a Lei 11.284, aprovada em 2006, o Serviço Florestal Brasileiro se tornou órgão responsável pela gestão das florestas públicas no Brasil. "A exigência de produção do relatório é positiva, pois reforça os mecanismos de transparência e de controle social adotados na gestão florestal", diz Azevedo.
Além do processo de regulamentação da lei, o documento registra as ações desenvolvidas no último ano voltadas a gerir as florestas no país, como, por exemplo, a criação dos distritos florestais sustentáveis.
O relatório traz ainda uma relação das prioridades do Serviço Florestal Brasileiro para a gestão de florestas em 2007. (Rubens Júnior)
Confira aqui a íntegra do relatório

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Sobe avaliação positiva do Governo Lula

A avaliação positiva do Governo Lula subiu de 43,6% em agosto de 2006 para 49,5% em abril de 2007. Estes números foram divulgados terça-feira (10) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Esse é o terceiro melhor índice do governo desde o início do primeiro mandato, quando a avaliação positiva estava em 56,6% (janeiro de 2003).
Entre os entrevistados, 63,7% disseram que aprovam o desempenho do presidente Lula. É uma aumento de 4,4 pontos percentuais em relação a agosto de 2006. Se comparado a abril do ano passado, o índice subiu 10 pontos percentuais.
Pac
Cinqüenta e nove por cento dos entrevistados nunca ouviram falar do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), enquanto que 32,2% disseram conhecer o programa. Deste total, 57,9% acreditam que o Pac vai ajudar o Brasil a crescer.
Segurança
Dos entrevistados, 90,9% consideram que a violência no Brasil aumentou. A pobreza e a miséria são as principais causas para 24,1% dos entrevistados. A ineficiência da justiça foi apontada como principal causa para 19,1% dos entrevistados. O tráfico de drogas vem em seguida, na opinião de 19%.
Segundo a pesquisa da CNT, o responsável pela violência urbana é o governo federal. Apenas para 16,7% dos entrevistados, o responsável por ações de segurança pública são os governos estaduais.
A pesquisa ouviu duas mil pessoas em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 2 e 6 de abril de 2007.

Mudanças na estrutura deste blog

Este blog passa paulatinamente por mudanças em sua estrutura, visando oferecer um serviço mais moderno aos visitantes. No momento, já oferece algumas novidades, como, por exemplo, enquete, anúncio e previsão do tempo.

Audiência pública para apresentação do Pac

Marcada para a próxima sexta-feira (13) audiência pública para apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) e seus benefícios ao Estado do Pará.
A audiência vai contar com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que fará apresentação sobre o Pac.
Entre os assuntos em pauta estão as eclusas de Tucuruí, usina hidrelétrica de Belo Monte, rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá, usina hidrelétrica do Estreito, nos estados do Maranhão e Tocantins, e recursos para moradia e saneamento na região Norte.
O evento será realizado a partir das 9 horas da manhã, no Panamazônia Hotel (rua Professor Nelson Ribeiro nº 132, entre Djalma Dutra e José Pio, antigo Hotel Valerry), Belém.

Assassino Enfrenta Tribunal

As Câmaras Criminais Reunidas do TJ paroara decidiram aceitar, por unanimidade, a denúncia contra o coronel Sebastião Moura, o Curió, prefeito de Curionópolis.
Curió matou pelas costas, na década de 90, em Brasília, um jovem que teria invadido sua chácara.

O blog quer ver este assassino sentado no banco dos réus. (Blog Quinta Emenda)

terça-feira, 10 de abril de 2007

Agência de publicidade

Ao contrário do que se esperava, quando muitos acreditavam que a DC3 continuaria na parada, a empresa de comunicação que ganhou a licitação para trabalhar a conta da Prefeitura de Canaã dos Carajás foi a Vanguarda.
Em Parauapebas, a licitação para escolha da agência, marcada para terça-feira passada, foi adiada pela segunda vez, agora para a próxima sexta-feira (13).

Professores da região visitam aterro sanitário em Carajás

Professores conduzidos pelo gerente Cássio Braga

Vinte e sete professores dos municípios de Marabá e São João do Araguaia visitaram no último final de semana o aterro sanitário da Cia. Vale do Rio Doce (CVRD), em Carajás, município de Parauapebas, e ficaram surpresos com a situação em plena Floresta Nacional (Flona).
Os professores, que estavam acompanhados do professor José Pedro de Azevedo, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, com sede em Marabá, e de coordenadores do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), lamentaram que área da Flona fosse devastada para dar lugar a aterro sanitário.
Por sua vez, o gerente ambiental Cássio Braga, da empresa Jones Lang Lasalle, contratada pela Vale para fazer a reciclagem de lixo produzido no núcleo urbano de Carajás e nas indústrias da mineradora, garantiu que, comparado com a grande área da floresta nacional, o espaço destinado ao aterro sanitário é muito pequeno e não representa nenhum risco para a Flona.
A visita dos estudantes a Parauapebas, ocorrida no período de 2 a 7 do corrente, fez parte da prática de um curso de educação ambiental ministrado para professores de ensino fundamental, médio e infantil da rede pública pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Ceap, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Ibama, com apoio da CVRD.
Programação
A programação das aulas práticas da turma constou ainda de palestras ministradas por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ibama e CVRD; caminhadas nas savanas de Carajás e nas estradas das Águas Claras; observação de cavernas e lateritas; visita à mata ciliar do rio Itacaiúnas, às minas, ao Parque Zoobotânico, à barragem do Gelado, à unidade de compostagem, à área de produção e embarque de minério, além de visita às estações de tratamento de água e esgoto de Parauapebas.
O Ceap vem oferecendo cursos de educação ambiental para professores de ensino fundamental, médio e infantil da rede pública nos meses de janeiro e julho, nos períodos de férias, com oferta de 150 horas.
Após a participação nos cursos, os professores se habilitam a levar estudantes à Flona de Carajás, através de outro programa do Ceap, o “Escola vai à Flona”. Dentro ainda do Ceap há outro projeto, o “Jovem ambientalista”, no qual os estudantes de ensino médio se apresentam voluntariamente na escola onde estudam para desenvolverem trabalho de conscientização na floresta, acompanhados pelo Centro.
Segundo Ricardo Matos, um dos coordenadores do Ceap, o principal objetivo da entidade é despertar a consciência de professores, estudantes e a população em geral quanto à defesa do meio ambiente na região, de modo que contribuam decisivamente para minimizar os impactos ambientais e sociais urbanos e rurais.

Instalada primeira empresa no Distrito Industrial de Parauapebas

Início da obra de almoxarifado da Metso

Lançado oficialmente em maio do ano passado pelo prefeito Darci José Lermen, por ocasião do aniversário da cidade, o Distrito Industrial de Parauapebas (Dip) já conta com a primeira empresa instalada na área, dando assim o pontapé inicial no que diz respeito à instalação de indústrias no Dip.
Localizado no km 24 da PA-160, sentido Canaã dos Carajás, o distrito vem recebendo toda infra-estrutura na área, como abertura e encascalhamento das ruas que separam as quadras onde estão sendo instaladas as indústrias, escavação de poço artesiano para fornecimento de água às empresas e outros serviços. Quanto à instalação de energia elétrica, a prefeitura já fez solicitação junto à Rede Celpa, que brevemente deve implantar o serviço no distrito.
Pioneira
A primeira empresa a se instalar no Dip é a Metso Minerals, multinacional, com sede no Brasil em Sorocaba (SP), especialista em produção e manutenção de peneiras de britadores.
De acordo com Francisco Lourenço Brini, engenheiro civil da Metso, a empresa já se encontra há 4 anos trabalhando em Carajás, para a Cia. Vale do Rio Doce.
Indagado sobre o atual estágio de instalação da indústria no distrito, o engenheiro responsável pela obra informou que a empresa se encontra no Dip há cinco meses, desde os serviços de terraplanagem do terreno, e atualmente está construindo o primeiro galpão, que servirá como almoxarifado.
“Depois, vamos construir o galpão para manutenção de peneiras de britadores de minério e paralelamente o prédio para escritório da Metso”, revela Francisco Brini, acrescentando que a área adquirida pela Prefeitura de Parauapebas mede 9.800 metros quadrados, com o compromisso de preservar algumas árvores já existentes numa parte da área para estacionamento, inclusive reflorestamento.
Segundo ainda o engenheiro, a meta da empresa é começar a produzir no Dip dentro de 90 dias. Ele adianta que uma das intenções da presidência da Metso é manter contato com entidades como Senai e universidades para oferecer treinamentos a estudantes e aproveitar a mão-de-obra desse segmento, “pois a empresa não tem interesse em trazer profissionais de São Paulo para trabalhar em Parauapebas”, sustenta.
Motivação
Com a instalação da primeira indústria no Distrito Industrial, agora com mais infra-estrutura montada, a tendência é que dezenas de outras empresas previamente cadastradas na prefeitura se motivem e agilizem a implantação de suas indústrias e comecem a produzir.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Câmara dos Deputados divulga gasto com verbas indenizatórias de parlamentares

O uso da verba indenizatória é autorizado pela Câmara dos Deputados para ressarcimento de gastos com combustível, hospedagem, alimentação e outras despesas pessoais dos parlamentares. Os recursos são questionados porque muitos deputados acabam incorporando ao salário de R$ 12.847,20.
Os três deputados que lideram a lista dos gastadores são Lira Maia, Wlad Costa e Zequinha Marinho. Por outro lado, dois parlamentares, Jader Barbalho e Beto Faro, não efetuaram nenhum gasto.
A seguir os gastos com verba indenizatória de cada um dos 17 deputados paraenses:
1. Lira Maia = R$ 21.001,90
2. Wlad Costa = R$ 15.000,00
3. Zequinha Marinho = R$ 12.236,00
4. Bel Mesquita = R$ 12.194,71
5. Asdrúbal Bentes = R$ 12.000,00
6. Giovanni Queiroz = R$ 8.640,75
7. Zenaldo Coutinho = R$ 7.772,35
8. Zé Geraldo = R$ 7.740,00
9. Vic Pires = R$ 6.152,91
10. Gerson Peres = R$ 4.837,44
11. Paulo Rocha = R$ 4.603,02
12. Nilson Pinto = R$ 3.831,50
13. Lúcio Vale = R$ 3.041,83
14. Wandenkolk Gonçalves = R$ 2.8976,71
15. Elcione Barbalho = R$ 1.308,83
16. Jader Barbalho = sem gastos
17. Beto Faro = sem gastos

Evolução das mulheres no mercado de trabalho ainda é pequena no Brasil

Não é de hoje que se trata, se discute e se analisa a longa luta das mulheres por direitos e oportunidades iguais no mercado de trabalho. O panorama para mulheres evolui aos poucos no Brasil. A situação ainda não é cor-de-rosa. O mercado de trabalho, contudo, tem ganhado contornos mais femininos, inclusive em áreas anteriormente restritas ao universo masculino. Algumas estatísticas indicam as medidas dessa conquista.
O nível de ocupação de mulheres subiu de 45,5%, em 2004, para 46,4%, em 2005. Em cargos de diretoria nas grandes empresas, elas passaram de 6% para 10,6%, de 2001 a 2005. Mesmo assim, o ingresso de trabalhadoras em alguns setores ainda é lento. Entre motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários, por exemplo, o índice de mulheres foi de 0,64% para 0,69%, entre 2004 e 2005, de acordo com o Ministério do Trabalho.
A diferença para mais, mesmo que pouco representativa, muitas vezes é obtida graças ao esforço dos sindicatos, como o de motoristas de São Paulo.
Se virmos a humanidade como um pássaro, onde uma asa é o homem e a outra a mulher, poderíamos facilmente compreender que é impossível que o pássaro voe sem o equilíbrio das mesmas.

MP insiste em acabar com nepotismo nos poderes Executivo e Legislativo

O promotor de direitos constitucionais e do patrimônio público do Estado do Pará, Jorge Rocha, notificou na última quinta-feira (5) a governadora Ana Júlia Carepa, o prefeito de Belém, Duciomar Costa; o deputado estadual Domingos Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa do Estado; e os demais prefeitos e presidentes de câmaras municipais paraenses a demitirem, no prazo de 60 dias, todos os servidores com quem tenham vínculos familiares e ingressado no serviço público sem concurso, ou seja, mediante contrato temporário ou DAS.
Em caso de resistência à determinação, as autoridades supracitadas serão processadas por improbidade administrativa.
O endurecimento do Ministério Público (MP) se deve ao não cumprimento de primeira notificação, ocorrida no ano passado, quando outras autoridades respondiam por alguns desses cargos. Mais detalhes no Estadão.

domingo, 8 de abril de 2007

Assembléia Legislativa realiza sessão especial pelo Dia do Jornalista

Uma ampla programação marca no Pará o mês de luta em defesa da profissão de jornalista. Nesta segunda-feira (9), às 9 horas, em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado no sábado (7), ocorre sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado, solicitada pela deputada estadual Regina Barata (PT), a pedido do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA).
No próximo dia 22, às 10 horas, a entidade sindical promove manifestação na Praça da República, Belém, para sensibilizar a sociedade sobre as lutas da categoria e a importância da defesa da qualificação profissional para garantir um jornalismo ético, de qualidade e a serviço da população.
A programação do mês de luta em defesa da profissão iniciou no estado já no mês passado, quando diretores do Sinjor-PA percorreram os cursos de jornalismo, realizando palestras de esclarecimento sobre a Portaria 22/2007, do Ministério do Trabalho, de 6 de março deste ano, e a decisão do Supremo Tribunal Federal, de novembro de 2006.
Nos encontros com os estudantes e através de entrevistas para veículos não comprometidos com a manipulação da informação, os dirigentes do Sinjor-PA alertaram que a portaria somente encaminha a decisão do STF, que restabeleceu os registros precários emitidos por força da liminar da juíza Carla Rister, proferida em 2001 e derrubada em 2005 em julgamento unânime do Tribunal Regional Federal da 3ª região, de São Paulo.
A decisão do STF de novembro de 2006 se refere à medida cautelar movida pela Procuradoria Geral da República. Contudo, o STF ainda não julgou o mérito da ação, em recurso impetrado contra a decisão do tribunal paulista.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos dos jornalistas do Brasil estão confiantes na vitória no STF, já que todos os magistrados, com exceção da juíza Carla Rister, que já se pronunciaram no processo são favoráveis ao diploma de jornalismo.
“A exigência de formação em curso superior confere maior controle de qualidade na divulgação das notícias e das opiniões públicas, não ferindo direito de liberdade de expressão e de profissão”, conclui o TRF da 3ª Região, em julgamento.
Para reforçar essa batalha, a Fenaj está conclamando todos os sindicatos e demais entidades que apóiam a causa, para uma cruzada em defesa da profissão, através do mês de luta.
O Sinjor-PA, assim como as demais entidades da categoria, está engajado nesta ação, pedindo apoio de parlamentares e lideranças políticas e sociais, mobilizando a comunidade acadêmica e os profissionais da área, e esclarecendo a sociedade sobre a manipulação da informação feita por quem deseja sedimentar cada vez mais o controle dos meios de comunicação.

Remo vence Bragantino e se classifica para semifinal do Parazão

O Remo venceu neste domingo (8) o Bragantino no Baenão, por 3 a 1, e consolidou a liderança se classificando com uma rodada de antecedência para a semifinal do Parazão.
Os gols do Leão foram marcados por Alexandre, no primeiro tempo, e André Astorga no segundo. Kléber fez o gol de honra do Bragantino.
O Leão Azul agora é um dos times que possuem o menor número de empates em todo o Campeonato Paraense. Foram apenas quatro, em dezoito jogos, o que demonstra que a equipe não é tão afeita a sair de campo com a igualdade no placar. No entanto, os remistas podem se valer deste resultado para conquistar o segundo turno da competição. Pelo menos esta é uma opção que o conjunto azulino terá já na semifinal.
A vitória sobre o Bragantino oficializou aquilo que já vinha se desenhando há pelo menos duas rodadas: o Remo garantiu a primeira colocação do segundo turno. Faltando apenas uma jornada para o término da fase de classificação, os remistas não podem mais ser alcançados no topo da tabela.
Em Marabá
Águia e Abaeté também abriram os primeiros dois jogos da oitava rodada. O Águia levou a melhor ganhando por 2 a 1. Os gols foram de Diogo e Ciro, para o Águia, e Vander para o Abaeté.

Cento e vinte mil blogs são criados por dia

No relatório “The state of the live web”, o Technorati informa que está rastreando 70 milhões de blogs e vê 120 mil novos blogs sendo criados a cada dia em todo o mundo.
São cerca de 1,4 blog por segundo por dia. Segundo o relatório, embora haja tendência de piques de publicação durante momentos de crises mundiais importantes, o ritmo de postagem está crescendo mais devagar.
Atualmente, são cerca de 1,5 milhão de posts por dia - ou 17 a cada segundo. Há 6 meses, o número era de 1,3 milhão por dia ou 15 por segundo. O japonês lidera entre os idiomas com 37% dos posts. O inglês está em 2º com 36%. O português aparece com apenas 2%.
Segundo a pesquisa, um número significativo de pessoas que estão blogando faz isso em horário de trabalho.
Leia a íntegra do relatório >>aqui (em inglês). Outras sobre números da internet leia >> aqui (em português).

Licitação para contratação de agência publicitária em Parauapebas e Canaã

Está marcada para esta segunda-feira (9) a abertura dos envelopes com propostas para contratação de empresa para execução dos serviços de divulgação e publicidade das prefeituras de Canaã dos Carajás e Parauapebas, respectivamente às 9 horas e 15 horas.
Dentre as empresas concorrentes em Parauapebas, pelo menos três têm sede no município, que são Agência Brasil (do Jornal O Carajás), Agência Correio do Pará (do jornal Correio do Pará) e Castru’s Publicidade.
Informações dão conta que algumas delas não conseguiram registro ou inscrição em entidade profissional competente em Belém, para qualificação técnica, como exige a Concorrência nº 001/07-Ascom, por não se enquadrar nas atividades de empresa publicitária.
Outras empresas devidamente qualificadas para a licitação, como, por exemplo, a DC3 Comunicação, mandaram comprar o edital em Parauapebas, mas estariam dispostas a não concorrer. A DC3 é uma forte candidata em Canaã dos Carajás, onde já vem prestando serviços para a prefeitura.

sábado, 7 de abril de 2007

Vereadores podem perder mandatos por falta nas sessões e infidelidade partidária

O vereador Hamilton Ricarte de Oliveira (PFL), de Canaã dos Carajás, pode perder o mandato por faltar nas sessões legislativas. A vereadora Tatiana Oliveira Silva Gaspar (PSB) também está no limite das faltas e corre risco de perder também o mandato, caso continue no ritmo das faltas sem justificativa.
Os suplentes de vereador de Hamilton e de Tatiana já estão de olho na vacância, caso os faltosos venham mesmo a perder os mandatos.
Infidelidade partidária
A infidelidade partidária também vem sendo comentada com muita expectativa no Legislativo canaense. Adenirson Alves Borges, o popular “Chefinho”, foi eleito vereador no PT e mudou para o PMDB (tem como suplente Otaviano do Nenzão); Dermivaldo Pereira da Costa, o “Pingo”, estava no PSC e migrou para o PMDB (suplente, Paulo Gonzaga Jaime); João do “Posto” se elegeu pelo PDT e estava arrumando a bagagem para o PMDB, mas recuou da decisão; e João Evaristo foi eleito pelo PDT e também estaria alçando vôo para PMDB.
Parauapebas
Em Parauapebas, os vereadores ameaçados de perder o mandato por ter mudado de partido são Creusa Vicente (eleita pelo PTB e migrou para o PMDB), Francisângela Resende (eleita no PP e mudou para o PMDB), Percilia Martins (do PSDB para PRTB) e Wanterlor Bandeira (que deixou o PT pelo Psol).
Figuram como suplentes de vereador de Percilia, Creusa, Francisângela e Wanterlor, respectivamente, José Nunes Sobrinho (PFL), Janeclea Alves de Souza (PSDC), Afonso Araújo Andrade (PP) e Milton Schnheider (PT).
"Talvez a sociedade fique de alma lavada com essa decisão", declarou o ministro Marco Aurélio Mello, acresecentando que "Deus sabe-se lá como essas trocas se deram e quais foram as suas motivações".
Os vereadores que mudaram de partidos se dizem seguros em permanecer com os mandatos, alegando que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral não tem efeito retroativo. A emenda constitucional já existe desde 1998.

Encenação da Paixão de Cristo emociona milhares de católicos

Jesus Cristo sofre na via-crucis

Atores contracenam para os fiéis

Milhares de católicos assistiram, emocionados, a via-sacra de Jesus Cristo da condenação, crucificação à ressurreição, considerada como um dos principais fatos da história cristã, na tarde da última sexta-feira (6), nas proximidades da Igreja de São Sebastião, bairro Cidade Nova, Parauapebas.
Após a primeira parte da encenação, o público acompanhou o cortejo em direção à Praça de Eventos, em frente à Câmara de Vereadores, onde Jesus Cristo foi “crucificado”.
Munidos de velas acesas, os fiéis prosseguiram o trajeto cantando e relembrando o sofrimento de Cristo na via-sacra.
Um dos pontos mais emocionantes foi quando, ao chegar à praça, o ator Djair Oliveira, que fez o papel de Jesus Cristo, foi “crucificado” com mais dois atores, que fizeram o papel de bandidos.
Dirigida por Adão Lopes Silva, a encenação da Paixão de Cristo é uma realização do projeto Primavera do Amanhã, Paróquia de São Sebastião e conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas. Este ano, a apresentação contou com a participação de 85 atores e 125 figurantes, que juntos emocionaram o grande público presente.
Público aumenta
O que se pode ver é que a cada ano que passa o número de espectadores aumenta, estimulando os organizadores a aperfeiçoar ainda mais o espetáculo cristão.
“Relembramos na nossa apresentação essa magnífica história, cuja importância maior é nada mais do que mostrar para a sociedade como que deve ser o cristão no mundo em que vivemos, respeitando o próximo para assim melhorarmos ainda mais a vida de cada um de nós”, declara o diretor e ator da encenação.
Adão Silva acrescenta que toda essa história é muito importante para todos os cristãos. “Se cada cristão pudesse ajudar uns aos outros, com certeza o mundo seria bem melhor e, principalmente, a violência no município, que preocupa muito, não estaria nessas condições de hoje”, alerta, sugerindo que imprensa não tem que divulgar apenas a violência.
Para ele, autoridades e cristãos têm que fazer a sua parte para que a paz possa reinar no coração das pessoas.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Semana da Mulher Advogada leva presidente da OAB-PA a Marabá

A advogada Angela Sales fará sua primeira viagem a Marabá na condição de presidente da Ordem dos Advogados no Pará (OAB-PA) na próxima segunda-feira (9).
Angela participará da Semana da Mulher Advogada - Seminário Jurídico de Atualização em Direito Processual Civil, evento destinado a advogados de toda a região sudeste do Estado.
O seminário é uma realização da Escola Superior de Advocacia (Esa) da OAB-PA e da subseção marabaense da OAB, por meio da Comissão da Mulher Advogada, que acontecerá entre os dias 9 e 12/04, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O evento terá entre os palestrantes, além de Jean Carlos Dias, diretor geral da Esa e doutor em Direitos Fundamentais e mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela UFPA, e da procuradora Ubiragilda Pimentel, os professores Gisele Fernandes Góes, doutoranda em Direito Processual Civil pela Puc/SP, mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela UFPA e procuradora do Trabalho, e José Henrique Mouta, doutor em Direitos Fundamentais e mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela UFPA e procurador do Estado do Pará, que integram o corpo docente da Escola Superior de Advocacia.
Inscrições para o evento podem ser feitas na sede da Subseção da OAB em Marabá.

Prefeitura instala internet em escola municipal

A Prefeitura de Parauapebas instala serviço de internet no laboratório de informática da escola Jozias Leão, bairro Maranhão, a primeira a dispor desse tipo de serviço dentre as escolas públicas municipais. O evento ocorrerá na próxima terça-feira (10), às 15 horas.
Na mesma data será inaugurado o prédio (rua D nº 629, bairro Cidade Nova) onde estarão localizados o Espaço Pedagógico, o Departamento de Inspeção e Documentação Escolar (Dide) e o Conselho Municipal de Educação de Parauapebas (Comepa), departamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Deputado solicita prorrogação de georreferenciamentos

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) solicitou ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, que a autarquia prorrogue o prazo fixado por força do Decreto nº 5.570/2005, a entrega dos georreferenciamentos de todas as propriedades rurais com áreas superiores a mil hectares.
Em contato com o presidente do Incra, Queiroz traduziu verbalmente as dificuldades que os proprietários rurais do sul e sudeste do Pará enfrentam. Acompanhe.
1 - O Incra em Marabá (SR-27) não dispõe de nenhuma estrutura física ou técnico habilitado para a análise dos processos de georreferenciamento para ali encaminhados;
2 - A certificação do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) exige o georreferenciamento para a expedição de Certidão de Regularidade de Titulação;
3 - A Corregedoria do Interior do Estado do Pará, de igual forma, exige o mesmo documento para o desbloqueio de matrículas de áreas superiores a 2,5 mil hectares;
4 - Os bancos oficiais em operações de crédito fazem a mesma exigência.
"Entendo ser vital para os produtores da região, num apelo de que providências urgentes sejam tomadas para o efetivo saneamento da referida pendência", declarou o parlamentar.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Documentos dos lotes do bairro da Paz devem ser entregues no aniversário da cidade

A Prefeitura de Parauapebas está convocando os moradores do bairro da Paz para regularizar a situação dos lotes onde estão edificados os imóveis residenciais.
Os detentores de lotes devem se apresentar na Coordenadoria de Terras, localizada na rua E nº 75, bairro Cidade Nova, no horário das 8 às 12 horas, munidos de cópias do RG e CPF (do titular e do cônjuge, se casado), certidão de casamento (se casado), carnês pagos do IPTU dos 5 últimos anos e forma de aquisição do imóvel.
O prefeito Darci Lermen tem na programação de aniversário da cidade, dia 10 de maio, a entrega dos tão esperados documentos dos 3.128 lotes para os moradores do bairro da Paz.

Pro aeroporto...


Associação Comercial de Canaã empossa novo presidente

Integrantes da mesa de cerimônia de posse

Tomou posse como presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (Aciacca), no último sábado (31/03), o empresário Agnaldo Pereira da Costa, para o biênio 2007/2008.
A cerimônia de posse, que ocorreu no ginásio da Escola Itakyra, contou com as presenças do prefeito de Canaã, Joseilton “Ribita” do Nascimento Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Zito Augusto Corrêa; do gerente geral de Suporte à Operação do Cobre, da Vale do Rio Doce, Jareston Nunes; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), José Rinaldo de Carvalho, dentre outros convidados.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Inaugurada Farmácia Popular do Brasil em Parauapebas

Inauguração contou com participação popular

Em parceria com o governo federal, o prefeito Darci José Lermen inaugurou, no último sábado (31/03), a primeira unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil em Parauapebas. Com a inauguração, o programa contabiliza 286 unidades em 230 municípios de 25 estados e do Distrito Federal.
A farmácia está localizada na rua Rio de Janeiro nº 13, esquina com rua Amazonas, bairro Rio Verde, e atende no horário das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 12 horas, aos sábados.
Remédio mais barato
De acordo com Darci Lermen, a Farmácia Popular é mais um serviço disponível para a população carente do município. “Demorou em ser inaugurada, mas está bem feita, moderna, com equipe bem treinada, como manda a legislação. Além do mais, é um serviço social de grande alcance para a população, porque disponibiliza remédio mais barato para as famílias mais carentes”, frisou.
Para o vice-prefeito Moisés Gomes, a Farmácia Popular veio em um momento especial para a população, “pois oferece preços mais acessíveis nos medicamentos disponibilizados na unidade”.
A farmácia terá à disposição dos usuários medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa. Além de Parauapebas, a nova unidade está preparada para atender os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, beneficiando aproximadamente 200 mil habitantes da região.
18 unidades no Pará
Com a nova unidade da Farmácia Popular em Parauapebas, o Pará passa a contabilizar 16 municípios com 18 unidades em funcionamento nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua (3 unidades), Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Curuçá, Marituba, Paragominas, Santarém, Tomé Açú, Tucuruí e Xinguara.
A unidade tem estrutura adaptada à realidade regional, conta com as farmacêuticas bioquímicas Emiliete Silva Santos e Luzimara dos Santos Silva, e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia com receita médica ou odontológica. As farmácias populares contam com 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos.
Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% no preço dos produtos.
Medicamentos
Os dez medicamentos mais procurados nas farmácias são sinvastatina (redutor de colesterol), omeprazol (contra gastrite), captopril (para hipertensão), atenolol (para hipertensão), enalapril (para hipertensão), ácido acetil-salicílico (analgésico e coadjuvante no tratamento da hipertensão), metformina (contra diabetes), ranitidina (contra gastrite) e nifedipina e mononitrato de isossorbida (para o tratamento de doenças cardiovasculares).
Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800 61 1997) ou da internet (http://www.saude.gov.br/).

Salário mínimo tem reajuste real de 5,41% e vale R$ 380

O salário mínimo passou a valer R$ 380 desde domingo, dia 1º de abril, o que representa um aumento real (acima da inflação) de 5,41% sobre o valor anterior, de R$ 350. Os cinco reajustes concedidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2003 apontam para um ganho nominal de 90%. Descontada a inflação, o reajuste real foi de 32,1%.
O Dieese estima que 43,7 milhões de pessoas têm seu rendimento referenciado no salário mínimo. O novo valor dará um incremento de renda na economia de R$ 16,8 bilhões. Ainda conforme a estimativa, a arrecadação tributária sobre o consumo terá um acréscimo de R$ 4,1 bilhões, e o impacto nas contas da Previdência será de R$ 5,9 bilhões ao ano.
O reajuste do salário foi acordado no ano passado entre o governo Lula e todas as centrais sindicais e passou a valer após edição de Medida Provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (30).

Caratecas fazem seletiva visando campeonato Norte e Nordeste

Fontana recebe troféu de Schelby pelo apoio da prefeitura


Prof. Ramos, com atletas no pódio

Cerca de 200 atletas nas faixas etárias de 4 aos 35 anos disputaram entre si, durante todo o domingo (01/04), no ginásio da antiga escola Janela para o Mundo, visando selecionar os melhores caratecas para participar do Campeonato Norte e Nordeste de Caratê, a ser realizado em Recife (PE), no período de 3 a 6 de maio próximo.
Com total apoio da Prefeitura de Parauapebas e a presença do chefe de Gabinete João Fontana, a seletiva, denominada I Copa The Best Karatê, contou com a participação atletas das associações de caratê Oyama, Samuray Zen, Ramos, Garra de Águia, Girão, Corpo e Mente e Kimê, esta última organizadora do evento.
Segundo João Fontana, a prefeitura vem mantendo importante parceria com as associações de caratê do município, resgatando e incentivando os jovens a participarem deste esporte de artes marciais. “Hoje, Parauapebas figura entre os municípios que mais têm título garantido nesta modalidade nas competições regionais, estaduais, nacional e internacional”, destaca o chefe de Gabinete.
Schelby Cardoso, um dos coordenadores da I Copa The Best Karatê, ressalta que a seletiva reuniu os melhores caratecas do município, que mais uma vez se preparam para arrebatar mais títulos para a cidade.
No final da competição, os atletas que se destacaram na seletiva e as respectivas associações foram premiadas com medalhas e troféus pelos organizadores do evento.

Deputada agradece título de 'Cidadã Parauapebense' em plenário

Recebi da assessoria da deputada federal Bel Mesquita (PMDB-PA), o seguinte discurso:
Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados:
No dia 23 de março, recebi uma honrosa homenagem concedida pela Câmara Municipal de Parauapebas em nome do seu povo. Hoje sou cidadã honorária do meu município.
Fico emocionada e enaltecida com a condecoração porque, para ser cidadã de Parauapebas, foi preciso construir a cidade, foi preciso muito suor e trabalho de um povo que acredita que é possível fazer a diferença.
Quando cheguei naquela região, 23 anos atrás, Parauapebas era um lugarejo no meio da mata. Era apenas um povoado, uma idéia de cidade.
Três mil pessoas moravam naquele povoado que surgia às margens do projeto Carajás, próximo à Serra Pelada. Hoje mais de 130 mil pessoas habitam o município, que se tornou um dos mais importantes do Sul e Sudeste do Pará.
Posso dizer, com muito orgulho, que ajudei a construir Parauapebas ao lado de mulheres e homens vigorosos, que empenharam suas vidas à edificação de um sonho de felicidade e prosperidade.
Essa condecoração me engrandece e me orgulha não só por receber um título, não só por ter participado da construção de uma cidade. Mas porque essa cidade deu um novo sentido à minha vida, me fez nascer para a vida pública.
Nascida em Jundiaí, no estado de São Paulo, escolhi Parauapebas para viver e, desde então, tenho vivido, todos os dias, para fazer daquele lugar uma cidade gostosa de viver.
Tenho orgulho de ter sido prefeita de Parauapebas por dois mandatos e poder contribuir para a sua transformação econômica, social e cultural.
Na homenagem realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, 17 outras mulheres receberam medalhas de honra ao mérito em reconhecimento às suas lutas para assegurar um presente e um futuro melhor para as gerações vindouras.
Aqui faço questão de deixar registrado nos anais dessa Casa os seus nomes, pois toda a história de nosso município é formada pelos elos da história de cada um de nós, homens e mulheres.
São elas: Heloísa Salgado; Nilcélia Farias; Yuri Namura; Antônia Arruda Lopes; Dona Camila; Irenildes Barata; Ivonete Pereira Silva; Carmelita Félix de Souza; Dona Maria do Peixinho; Rosimeire Vaz; Irismar Vieira Rocha; Maria José Marciel Sousa Leite; Lúcia Margarida Campos; e as saudosas companheiras que já nos deixaram mas cujas histórias estão gravadas para sempre em nossos corações: Maria Luíza de Souza, Maria Olindina dos Santos, Eunice Moreira dos Santos e Leide Maria Torres Ferreira.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Agradeço a oportunidade e solicito a divulgação nos órgãos de comunicação da Casa e na Voz do Brasil.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Asfep será transformada em centro de compras da Vale

Por muito tempo servindo como casa de shows e de baile para a população, as instalações da Associação dos Servidores Ferroviários de Parauapebas (Asfep), localizadas à esquerda do portão de entrada para Carajás, a partir do próximo dia 14 vão ter outra destinação.
De propriedade da Cia. Vale do Rio Doce, o local vai ser adaptado para servir como centro de compra da empresa mineradora, cujas obras de adaptação devem ter início na segunda quinzena deste mês.
A princípio, as instalações do clube seriam demolidas para dar lugar a um amplo estacionamento de caminhões e carretas que transportam cargas para a CVRD, que nos finais de semanas ficam estacionados nas proximidades da portaria de acesso a Carajás.
A medida para transformar o local em centro de compra da Vale traz duas vantagens, uma econômica e outra ecológica: 1 - a descida de Carajás para o centro comercial de Parauapebas; 2 - e evitar que, transformando o local num estacionamento de caminhões, estes veículos poluam o rio Parauapebas com vazamento de óleo dos motores e tanques.

Duas homenagens na Câmara em abril

O plenário da Câmara dos Deputados realizará duas sessões solenes no mês de abril. No dia 13, às 15 h, está marcada sessão em homenagem ao Sport Club Internacional pela conquista do título de Campeão Mundial de Futebol em 2006. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) é o autor do requerimento.
No dia 27 de abril, às 15 h, haverá sessão de homenagem ao sesquicentenário da obra "O livro dos espíritos", de Alan Kardec. O autor do requerimento é o deputado Luiz Bassuma (PT-BA).

Educação Ambiental lança sistema de informações pela internet

Fundamental para o desenvolvimento de uma cultura mais comprometida com a defesa do planeta, a educação ambiental vai ganhar um forte aliado. Na próxima quarta-feira (4), será lançado em Brasília o Sistema Brasileiro de Informações sobre Educação Ambiental (Sibea), portal eletrônico que abrigará dados sobre especialistas, instituições e rede sociais relacionados ao tema.
O Sibea foi concebido pela diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Stela (IS), organização sem fins lucrativos especializada em gestão do conhecimento e constituída por pesquisadores em inovação tecnológica. O sistema atende a uma determinação da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), regulamentada em 2002.
O desenvolvimento do projeto deu-se a partir do suporte da plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). “Isso nos permitiu começar o Sibea com um volume maior de informações”, diz José Vicente de Freitas, diretor-substituto de Educação Ambiental do MMA.
Em 2002, o Sibea detinha 5,4 mil registros de informações. “Hoje já estamos com 200 mil registros”, diz José Vicente. “O objetivo é fazer com que qualquer pessoa tenha acesso às informações do sistema”, completa. Dois dos princípios que orientam o Sibea são democratização e a descentralização de dados.
O Sibea iniciará suas operações com três blocos diferentes de informações. Chamados de diretórios de competência, eles abrigarão, respectivamente, as categorias “pessoas” (dados sobre especialistas em educação ambiental); “instituições” (sobre entidades, institutos, etc.); e redes sociais (informações sobre grupos que atuam no setor).