quinta-feira, 1 de março de 2007

Síndrome de Down é tema de audiência pública no Senado Federal

Aprovado nesta quinta-feira (01/03), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, o requerimento de autoria do senador Flávio Arns solicitando a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Sociais em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que ocorre no próximo dia 21 de março.
Definida como um acidente genético, a Síndrome de Down é causada por um erro na divisão das células na formação fetal. A data foi escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21, presentes nas pessoas com a síndrome.
O senador acredita que o debate sobre o tema é de extrema relevância para o cumprimento das leis que dizem respeito à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
"Pessoas com Síndrome de Down apresentam características biopsicossociais peculiares e que requerem alguns cuidados especiais da família e de profissionais. Com os estímulos específicos e apoios necessários, as pessoas com Síndrome de Down superam barreiras e apresentam avanços impressionantes", destacou Flávio Arns.
Assim como as demais deficiências, o diagnóstico precoce da Síndrome de Down e o encaminhamento imediato da criança para profissionais habilitados são fundamentais para o seu desenvolvimento.
A realização desse debate é de fundamental importância para ressaltar o potencial e as habilidades que as pessoas com Síndrome de Down possuem, além de valorizar o papel fundamental que elas exercem na sociedade inclusiva.

Nenhum comentário: