segunda-feira, 5 de março de 2007

Senadora propõe distribuição gratuita de vacina contra câncer do colo do útero

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher (8), a senadora Ideli Salvatti (PT/SC) anunciou em plenário, nesta segunda-feira (5), o projeto de lei nº 051/2007, de sua autoria, que prevê a distribuição gratuita, pelo SUS, da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), causador do câncer do colo do útero. A vacina está disponível só em clínicas particulares, a um preço inacessível para a maioria das mulheres.
A infecção dos órgãos genitais pelo HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum. Atinge um quarto da população feminina mundial sexualmente ativa e é responsável por 80% dos casos de câncer de colo de útero.
Estima-se que 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 60 anos estejam infectadas pelo HPV. A incidência sobe para quase 40% quando se trata da faixa de 16 a 24 anos.
O Instituto Nacional de Câncer calcula que o número de mortes causadas por câncer de colo do útero no Brasil, em 2003, ultrapassou a casa de 4.100. Deveremos ter agora, numa estatística mais recente, um número que ultrapassará os 16 mil óbitos, alertou a líder do PT.
Vacina é recente
A vacina foi disponibilizada no mercado dos Estados Unidos em agosto de 2006 e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou sua comercialização em novembro do ano passado.
Sua eficácia está comprovada, em um primeiro momento, para mulheres na faixa etária entre 9 e 26 anos. Até sua descoberta, a única forma de combater a doença era com o uso da camisinha.
Trata-se de um avanço extraordinário. O problema é que as três doses necessárias, que devem ser aplicadas em um período de seis meses, custam entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil, tornando-as inacessíveis à maioria das mulheres.

Nenhum comentário: