sexta-feira, 16 de março de 2007

Governador apóia criação do Maranhão do Sul

O governador do Maranhão, Jackson Lago, comentou ontem (15) a aprovação da realização de um plebiscito para decidir sobre a criação do Estado do Maranhão do Sul. O projeto de decreto legislativo nº 02/2007, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, ainda deve passar pelo plenário das duas casas legislativas.
Jackson lembrou que essa luta começou pelo falecido deputado federal Davi Alves Silva e continuou depois pelos deputados Roberto Rocha e Sebastião Madeira. “Creio que a população dessa região está feliz e o nosso papel é apoiar e incentivar o avanço desse processo para que sejam cumpridas as etapas necessárias para a concretização do Estado do Maranhão do Sul”, destacou.
Caso o resultado do plebiscito seja favorável à proposta de divisão do estado, a Assembléia Legislativa deverá ser consultada. Somente após a aprovação será apresentado projeto de lei complementar ao Congresso Nacional propondo o desmembramento da região.
Em 9 de fevereiro deste ano, o governador Jackson Lago, em um de seus primeiros atos, criou uma secretaria especial para promover o fortalecimento da região, que poderá vir a ser uma nova unidade da federação. A Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento do Sul do Maranhão (Seedesma) visa criar condições favoráveis para o desenvolvimento da região.
O secretário titular, Fernando Antunes, é também presidente do Comitê Central Pró-criação do Estado do Maranhão do Sul. A secretaria foi instalada no município candidato à nova capital, Imperatriz. “Acredito que Fernando Antunes vá trabalhar intensamente, como representante do governo do estado, para o sucesso do plebiscito”, ressaltou o governador.
Deputados são favoráveis
A maioria dos deputados estaduais se mostrou a favor da criação do Estado do Maranhão do Sul. Em geral, os deputados acreditam que haverá um incremento nas economias dos dois futuros estados e além dessa divisão se caracterizar como a vontade do povo.
Eles acreditam que assim como diminuirá a arrecadação da parte norte do Estado, também diminuirão as despesas. Segundo os deputados, a população da região sul do Maranhão é a favor da divisão. Resta saber a opinião da parte norte do Estado. (Fonte: O Imparcial)

Nenhum comentário: