sexta-feira, 30 de março de 2007

Falta de água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas!

A falta de água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas. É isso mesmo: um bilhão de pessoas. É o que diz o alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante o Dia Mundial da Água.
A organização alerta que esse número pode dobrar até 2025, quando dois terços da população mundial pode estar sofrendo com problemas ligados à escassez de água limpa. Atualmente, 2,6 bilhões de pessoas - metade da população dos países em desenvolvimento - vivem em locais sem condições básicas de saneamento. Os problemas relacionados à falta de acesso à água adequada matam mais de 1,6 milhões de pessoas todos os anos.
Segundo a OMS, 90% das mortes ocorrem entre crianças menores de cinco anos, principalmente em países mais pobres. E mais, segundo a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, “para cada criança que morre, inúmeras outras sofrem de problemas de saúde, produtividade reduzida e perda de oportunidades de educação”. Ou seja, tratar de meio ambiente, de cuidar da água da planeta, evitando sua escassez e contaminação por poluentes deixa de ser um daqueles anseios de ambientalistas fervorosos para ser algo que afeta a cada um nós, cidadãos desse país, chamado Terra. (Blog Cidadão Mundo)

Nenhum comentário: