segunda-feira, 5 de março de 2007

Municípios mineradores

A Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) deve fazer uma série de reuniões com os prefeitos de municípios mineradores para discutir os investimentos da empresa na região e os eventuais impactos sociais.
Na terça-feira (27/02) da semana passada, diretores da Vale (Tito Martins, diretor-executivo de Assuntos Corporativos; Olinta Cardoso, diretora-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce; José Carlos Gomes Soares, diretor de Operações Ferrosos Norte; Márcio Godoy, diretor de Não Ferrosos; e outros funcionários) se reuniram na Casa de Hóspedes, em Carajás, com os prefeitos Darci Lermen (de Parauapebas), Sebastião Miranda (Marabá), Joseílton Ribita (Canaã dos Carajás), João Madecastro (Eldorado do Carajás), Alair Azevedo (Tucumã) e Francival Rego (Ourilândia do Norte), para apresentar um diagnóstico sócio-econômico dos municípios mineradores elaborado por uma empresa de consultoria contratada pela CVRD. Apenas o prefeito de Curionópolis, Sebastião Curió, não compareceu à reunião em Carajás nem mandou representante.
No levantamento, os prefeitos tomaram conhecimento da projeção de crescimento da população nesses municípios até 2010, por conta da instalação de projetos de mineração pela Vale do Rio Doce.
O diagnóstico mostrou também os investimentos que a empresa promete fazer em cada município, os eventuais problemas a serem enfrentados pelos gestores municipais com educação, saúde, infra-estrutura, habitação, meio ambiente, desemprego e outros.
Pressionados pelos prefeitos, os diretores da CVRD prometeram sentar com cada prefeito para buscarem soluções para os problemas que o município venha a enfrentar.
Na avaliação da maioria dos prefeitos, a iniciativa da Vale acena para um bom caminho de negociação juntos aos gestores municipais para resolver os problemas sociais provocados em decorrência do grande fluxo migratório em busca de emprego nos projetos mineradores.

Nenhum comentário: