quinta-feira, 29 de março de 2007

Semana da Árvore de Parauapebas incentiva comunidade a cuidar do verde

Estudantes ajudam a plantar árvores

Em um ambiente de preocupação com as questões ambientais, a XII Semana da Árvore de Parauapebas surge com uma seqüência de eventos, de 27 a 30 de março, com o objetivo de promover ações voltadas ao meio ambiente, de forma que haja uma participação direta da comunidade.
O encerramento do evento, dia 30/03, conta com o lançamento do projeto “Adote uma praça”, com o objetivo de promover parceria entre a iniciativa privada e o poder público, na preservação e manutenção das praças, canteiros centrais e rotatórias da cidade.
Na Semana da Árvore está sendo promovido um espaço à educação ambiental aos estudantes, com ministração de palestra sobre “A importância da arborização urbana”, por Edvando Cabral Lage, coordenador do Departamento de Educação Ambiental, que incentiva os alunos a ter cuidado com o meio ambiente.
“Sugiro que vocês, estudantes, tenham cuidado com as árvores plantadas nesta escola, fazendo de conta que elas são membros da família”, ensinou o palestrante.
Na oportunidade, houve o lançamento do projeto paisagístico da escola Eunice Moreira, no bairro Vila Rica, com o plantio de mais de 50 mudas de diversas espécies nativas e da escola Marluce Massariol, no bairro União.
Neste governo, já foram plantadas mais de 20 mil árvores, mas apenas 10% delas foram conservadas, daí a necessidade que a população se empenho e em preservar o verde da cidade. Pesquisa revela que para evitar o aquecimento global é preciso que cada cidadão do mundo plante 39 árvores.
Outro projeto bastante importante realizado durante a Semana da Árvore foi o Trote ecológico, ocorrido às margens do igarapé Ilha do Coco, no bairro Beira Rio, por meio de palestras e mobilização da comunidade, a fim de colaborar com a recuperação das nascentes e margens do igarapé.
A realização das atividades da Semana da Árvore vem contando com efetiva participação dos moradores onde os eventos estão sendo desenvolvidos.

Nenhum comentário: