quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sorteados endereços de imóveis para famílias beneficiadas com PAC

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva



Finalmente, depois de uma espera de mais de dois anos, com muita checagem de documentos e análise da situação socioeconômica dos mutuários, a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) e a Caixa Econômica Federal (CEF) fizeram, na última terça-feira (17), o sorteio da localização de endereço das mil famílias habilitadas a receber unidade habitacional no Bairro dos Minérios, por meio do programa “Minha casa minha vida”, do governo federal, vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Naquela oportunidade, foram distribuídas aproximadamente 30 mil senhas para a população se inscrever ao programa de habitação do governo federal. Dessa quantidade de senhas, foram cadastradas cerca de 20 mil pessoas interessadas em adquirir casa própria. Dos 20 mil cadastros, foram selecionadas 9.522, que concorreram aos primeiros mil imóveis construídos em Parauapebas e que vão ser entregues no próximo mês de março.

O sorteio da localização das casas aos candidatos que tiveram seus cadastros aprovados ocorreu no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, com a presença de representantes da prefeitura, da Caixa e das cerca de mil pessoas beneficiadas com o programa do governo federal.

Depois dos discursos políticos, foram sorteados, um a um, o nome do beneficiado e o endereço de localização do imóvel (quadra e lote) a ser ocupado pelo mutuário da Caixa Econômica Federal.

À medida que o locutor ia sorteando o nome das pessoas e informando quadra e lote da casa, o público presente, sentado em cadeiras distribuídas na quadra coberta do ginásio, batia palmas em agradecimento ao benefício.

As donas de casa Maria de Nazaré Fernandes de Oliveira e Eva Ferreira de Sousa foram as duas primeiras pessoas a serem sorteadas com a localização das casas onde a partir do mês de março vão passar a morar.

As pessoas beneficiadas com o programa habitacional do PAC vão pagar o imóvel em 120 parcelas (dez anos) no valor, cada uma, de 10% do orçamento da renda familiar.

O período de assinatura dos contratos entre a Caixa Econômica e as mil famílias selecionadas, bem como a entrega das chaves e do kit morador (torneiras, lâmpadas externas e sifão do tanque), serão de 23 de fevereiro a 23 de março, quando então os imóveis vão começar a ser ocupados pelos novos moradores.

PROCESSO
A prefeitura entrou na parceria com o programa “Minha casa, minha vida” como agente fiscalizador, enquanto a CEF se responsabilizou pela execução da construção das casas, por meio da empresa HF Engenharia, com apoio da Fundação Vale, que prometeu o repasse de R$ 2 milhões para a construção de uma escola e um posto de saúde, para atender aos moradores das mil casas construídas no Bairro dos Minérios, localizado às margens da rodovia PA-160.

Segundo Antonio Pereira Neto, secretário municipal de Habitação, o bairro é planejado com luz elétrica, água tratada e uma mini-estação de tratamento de esgoto, para a comodidade e bem-estar da população que irá residir no conjunto habitacional.

O programa investiu 40 milhões de reais para atender ao déficit habitacional da cidade, numa área de 99 hectares. As pessoas beneficiadas com o projeto contarão com ruas pavimentadas, área social, com espaço de lazer e área ambiental, uma preservação ao meio ambiente no meio do loteamento.

São residências de cunho social, em uma área de 40 m², com sala, cozinha, dois quartos, banheiro, área de serviço e um projeto de ampliação, que permite o proprietário transformar em quatro quartos.

Após o processo de triagem, as famílias foram divididas em grupos classificados de acordo com a renda, sendo distribuídos da seguinte forma: primeiro grupo (prioritário) - famílias que recebem entre 0 e 3 salários mínimos; segundo grupo - rendimentos entre 3 e 6; e o terceiro grupo com renda de 6 a 10 salários mínimos.

Nenhum comentário: